6 Min Leitura

Veja 5 dicas práticas sobre como evitar mofo na parede

como evitar mofo na parede

Aprender como evitar mofo na parede pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e a estética de um cômodo. É comum encontrá-lo nas paredes de um ambiente, mas nem sempre as pessoas sabem como prevenir que isso aconteça.

É importante entender como proceder nessas situações, para proteger a saúde das pessoas e a aparência do local. Acima de tudo, conhecer as causas do mofo ajuda na prevenção e facilita as soluções.

A Clima Rio preparou um artigo com dicas para evitar mofo na parede. No conteúdo abaixo, você aprende quais são as possíveis origens do mofo e como lidar com esse problema. 

Causas do mofo na parede

Existem diversas causas para a presença do mofo na parede, desde as mais particulares, envolvendo o cuidado com a casa, até cenários externos, que fogem do controle das pessoas.

Nos dias chuvosos, por exemplo, é quase impossível não imaginar a parede com mofo. Nesses períodos, acontece o aumento da umidade relativa do ar, o que contribui para a criação do crescimento de fungos, ou seja, o mofo.

De forma geral, ambientes com baixa circulação de ar e/ou alta umidade são propícios para a proliferação de manchas ao redor da parede. Outro caso são áreas afetadas por vazamentos de água e infiltrações nas tubulações de eletrodomésticos como o ar-condicionado.

Entendendo as causas, fica mais fácil buscar as soluções e aprender como evitar mofo na parede. No entanto, compreender os efeitos dele na saúde das pessoas mostra a urgência da prevenção do crescimento do mofo.

Implicações do mofo na saúde e no ambiente

Praticamente toda a estrutura da parede pode ser danificada se o mofo se espalhar pelo concreto. Dessa forma, conviver e olhar para um ambiente quase aos pedaços pode ser bem difícil.

Além do aspecto visual, o mofo presente na parede contamina e afeta a qualidade do ar e, consequentemente, os pulmões de quem frequenta o local. Isso cria um espaço desagradável e desconfortável de se estar.

O mofo aumenta a chance de bebês desenvolverem doenças respiratórias no futuro. Pessoas grávidas e idosos também estão entre quem mais sofre com a presença do mofo. Infecções, dores de cabeça e alergias são algumas das patologias causadas pela incidência dos fungos na parede.

Mesmo para quem não possui nenhum quadro clínico grave, inalar mofo pode desencadear reações alérgicas, como tosse, coceira nos olhos e na garganta. Para quem possui doenças crônicas como asma, a situação piora. Por conta desses fatores, saber como tirar mofo da parede é uma tarefa essencial para a saúde coletiva.

Como evitar mofo na parede?

como evitar mofo na parede

Antes de aprender como evitar mofo na parede, observe bem qual é a situação do seu espaço. Dependendo do caso, é preciso chamar um técnico especializado nesse tipo de limpeza.

Além disso, para sua segurança, use máscaras e outros equipamentos de proteção, como luvas e óculos. Lembre-se de que qualquer contato com o microrganismo pode causar irritações severas que atrapalham o processo. A seguir, saiba como tirar umidade do ambiente e prevenir mofo. Confira as 5 dicas abaixo!

Não deixe toalhas ou roupas molhadas pela casa

Normalmente, após o banho, é normal deixar a toalha secando dentro do banheiro. Porém, isso pode aumentar a umidade no local, assim como a criação de mofo no cômodo, porque esse tipo de material libera vapor de água no ar. 

Mantenha os cômodos sempre secos

Tenha uma atenção especial com a cozinha e o banheiro, deixando esses ambientes sempre secos. Eles são os dois lugares mais propícios para o mofo, devido à alta quantidade de água usada na pia ou durante o banho.

Se você quer saber como controlar umidade de um ambiente, experimente instalar um exaustor no local e use-o enquanto cozinha. Esse equipamento é ótimo contra o acúmulo de vapor no espaço.

Utilize ventiladores

Os ventiladores não servem apenas para refrescar durante os dias mais quentes do ano, mas também ajudam na desumidificação do cômodo, principalmente os de teto. A opção de exaustão remove o ar do espaço, em vez de circulá-lo internamente, o que permite a entrada de ar fresco no local.

Faça uma limpeza regular na casa

Também tem como evitar mofo na parede de modo eficiente com uma limpeza frequente. Durante a limpeza, ao remover a poeira, sujeira e umidade das superfícies, você também elimina as fontes de alimento para o mofo, dificultando a propagação dele.

Circule o ar pelo ambiente

Uma prática ainda mais fácil para prevenir o mofo é manter as janelas e as portas abertas para a circulação de ar. Se o ambiente não permite isso, opte por um ar-condicionado

Alguns modelos possuem opção de desumidificador e o próprio funcionamento padrão de troca de calor ajuda a manter uma constante renovação do ar, além de aumentar o conforto e o bem-estar de quem frequenta o espaço.

Climatização antimofo é na Clima Rio!

Para não precisar mais de técnicas sobre como evitar mofo na parede, adquira produtos que fazem o ar circular e proporcionam um ambiente mais confortável para você e sua família. Na Clima Rio, você encontra soluções de climatizadores de qualidade e por um preço que cabe no seu bolso!

Há condicionadores de ar e ventiladores feitos para manter seu ar sempre renovado, impedindo a proliferação de fungos pelos cantos das paredes. Explore o catálogo da loja ou vá até uma das unidades físicas e procure o produto de sua preferência. Aproveite!