6 Min Leitura

Saiba o que é refrigeração e como esse sistema funciona

Pessoa com controle de ar condicionado

Especialistas na manutenção de climatizadores ou usuários interessados em conhecer mais sobre o aparelho podem questionar o que é refrigeração. A resposta ajuda a compreender uma das funções mais importantes do ar-condicionado e de diversos outros equipamentos presentes no dia a dia.

A Clima Rio preparou um artigo especial sobre o tema. Para compreender o que significa refrigeração, quais são os diferentes sistemas e principais aparelhos com essa função, continue a leitura!

O que é refrigeração?

A refrigeração é o processo de retirada do calor de um ambiente ou uma substância com o intuito de reduzir a temperatura. Essa ação é feita tanto para conservar algum produto ou apenas proporcionar conforto térmico.

Mesmo sem saber o que é refrigeração, é possível notar o processo em diversas situações do cotidiano. Se a ideia é preservar um alimento em um ambiente controlado, a refrigeração atua por meio de um refrigerador em um açougue, por exemplo.

Como o processo de refrigeração funciona?

O princípio básico por trás da refrigeração é a transferência de calor entre locais de diferentes temperaturas. Para a realização do processo, um sistema de refrigeração comum conta com cinco componentes: um fluido refrigerante, um condensador, um compressor, um dispositivo de expansão e uma evaporadora.

Primeiro, o líquido refrigerante passa pelo compressor, transformando-se em gás. Em seguida, ele é convertido em líquido novamente pelo condensador, devido à alta pressão e à liberação de calor para o ambiente externo.

Então, o dispositivo de expansão reduz a pressão do líquido refrigerante, provoca a diminuição da temperatura e inicia a vaporização. Por fim, o fluido escoa pelo condensador, quando o calor interno é liberado para o ambiente externo.

Após a evaporação, o ciclo de refrigeração recomeça, reiniciando a compressão do gás refrigerante. Dessa forma, ele continua circulando no sistema, absorvendo calor no evaporador, liberando no condensador e repetindo o ciclo.

Quais são os tipos de refrigeração?

Ao compreender o que é refrigeração e conhecer o funcionamento comum do sistema, o próximo passo é descobrir os tipos de refrigeração, cada um com características e aplicações específicas.

Existem dois principais, que se destacam pelo material usado, pelo ambiente de uso e pelo caminho da troca de calor. Continue a leitura para saber mais sobre cada um.

Refrigeração termoelétrica

A refrigeração termoelétrica utiliza a corrente elétrica para a troca de calor. Ela usa dois tipos de materiais, tanto no local interno, quanto no ambiente refrigerado. A corrente elétrica surge nos dois componentes distintos. Em um processo semelhante a uma bomba de calor, resfria ou aquece o local.

Refrigeração por absorção

Nos ciclos de refrigeração operados por absorção, não há necessidade de energia elétrica, nem compressor. O processo acontece por meio de dois fluidos: o refrigerante e o absorvente.

A troca é feita pela dinâmica de funções dos dois fluidos. Enquanto o refrigerante remove o calor do ambiente, o absorvente suga o vapor produzido em baixa temperatura, finalizando o processo. Esse ciclo se repete para manter a refrigeração.

Quais aparelhos fazem refrigeração?

Agora que você sabe o que é refrigeração, como o processo funciona e quais são os principais tipos, é o momento de conhecer quais produtos fazem esse passo a passo. Existem diversas opções disponíveis, cada uma com características e aplicabilidades específicas.

Ar-condicionado

Um dos produtos mais usados para refrigeração é o ar-condicionado. Esse eletrodoméstico possui a função de controlar a temperatura e a umidade do ar em ambientes fechados, transformando o clima e melhorando o conforto térmico. Na Clima Rio, é possível encontrar modelos voltados para a instalação no piso, no teto, na janela ou na parede.

ar condicionado

Geladeira

A geladeira é um dos produtos mais populares, cujo funcionamento ocorre por um sistema de refrigeração. Encontrada em praticamente todas as residências, ela é essencial para o preparo de refeições, pois mantém os alimentos em temperaturas adequadas e evita a deterioração, ajudando a preservar a qualidade e a segurança alimentar.

Freezer

O freezer é outro item bastante comum em casas e comércios. Ele conserva itens como carne, cerveja e verdura, em temperaturas abaixo de zero, permitindo que eles sejam congelados e preservados por longos períodos.

Refrigerador comercial

O refrigerador comercial, também chamado de expositor, é encontrado em supermercados, lojas de conveniências e padarias. Nesse equipamento, os produtos perecíveis, como laticínios, carnes e bebidas, são mantidos resfriados e expostos de forma acessível para os consumidores.

Chiller

O chiller é um equipamento de refrigeração que se divide em dois tipos, dependendo do local de uso. Em grandes ambientes, como hospitais e estações de metrô, o sistema de refrigeração é feito à base de água gelada.

Já na refrigeração industrial, em stories ligados às petroquímicas e às farmacêuticas, o procedimento é feito pela troca de ar comum, garantindo a estabilidade e o controle térmico necessários para o funcionamento adequado.

Tenha um sistema de refrigeração com a Clima Rio!

Sabendo o que é refrigeração e conhecendo os aparelhos que fazem esse processo, você está pronto para comprar um desses produtos. Na Clima Rio, você encontra refrigeradores pelas melhores condições de pagamento.

Visite o site da Clima Rio e encontre a solução para resfriar o ambiente ou conservar os alimentos com excelência, na sua empresa ou na sua residência. Confira o catálogo e adquira já o sistema de refrigeração de sua preferência!