5 Min Leitura

Saiba como tirar cheiro da geladeira e manter um odor agradável

Mulher abrindo a geladeira.

Quando menos se espera, os eletrodomésticos de refrigeração exalam odores característicos. Como eles são desagradáveis e tendem a se intensificar com o passar dos dias, é essencial saber como tirar cheiro da geladeira de forma eficaz e duradoura.

Com as dicas para tirar mau cheiro da geladeira preparadas pela Clima Rio, vai ser fácil manter a limpeza em dia e um aroma agradável no ar. Veja a seguir quais produtos ajudam nessa tarefa e como realizá-la adequadamente!

O que deixa a geladeira com odores característicos?

Antes de entender como tirar cheiro da geladeira, é importante saber o que pode levar a esse problema. Uma das causas mais comuns é a decomposição que acontece naturalmente quando o prazo de validade expira ou a refrigeração não é feita na temperatura certa.

Queijos e lacticínios, por exemplo, têm um período de validade menor e devem ser consumidos em pouco tempo. Quando o consumo é iniciado, as embalagens precisam ser fechadas para evitar a rápida formação de bolor na superfície, o que prejudica a segurança da ingestão.

Carnes e frutos-do-mar também costumam estragar com facilidade. Por isso, recomenda-se mantê-los em vasilhas e recipientes tampados, onde o líquido liberado por eles fique acumulado. Essa é uma forma de evitar que outros alimentos sejam contaminados e o gelo também fique com cheiro.

Ainda que os alimentos estejam dentro da validade, a geladeira com mau cheiro pode ser um sinal de falta de limpeza. Além dos módulos em acrílico, a borracha de vedação é uma das partes que mais acumula resíduos e bactérias devido ao material estar em contato com os alimentos e absorver os líquidos.

Como tirar os cheiros desagradáveis da geladeira?

Agora é hora de saber como tirar cheiro da geladeira com dicas simples a serem seguidas no dia a dia. O segredo para elas funcionarem é a periodicidade, já que apenas uma limpeza não é o suficiente em longos períodos.

Homem olhando o interior da geladeira.

Limpeza frequente

A limpeza da geladeira não precisa ser feita somente quando o mau odor é identificado; ela deve ser regular. A dica é realizá-la no dia da compra do mês, retirando tudo do interior para uma higienização completa antes do abastecimento dos novos produtos.

Se os módulos de acrílico estiverem com sujeiras resistentes, retire-os para uma lavagem com bucha. Não se esqueça de retirar o gelo acumulado, que pode reter líquidos dos alimentos, e esfregar delicadamente a borracha de vedação. Isso garante que não haja resíduos e formação de mofo.

Descarte de alimentos

Outra dica para tirar cheiro da geladeira é o descarte das comidas assim que houver sinais de deterioração. Para isso, não há segredo: mantenha as etiquetas com as datas de vencimento e observe as embalagens durante a semana.

Nesse caso, o desperdício é evitado com o controle das quantidades, que devem ser adequadas para o número de pessoas da casa e o consumo padrão da família. Assim, a maioria dos alimentos é consumida antes do vencimento e não se acumula na geladeira.

Armazenamento adequado

Para ter menos trabalho ao tirar odor da geladeira, a dica é manter os alimentos nas próprias embalagens fechadas e em potes herméticos. Esse tipo de recipiente não permite entrada e saída de ar, preservando o alimento e evitando a contaminação cruzada pelo odor de outras comidas.

Outro substituto para o armazenamento é o saco zip lock, próprio para uso na cozinha. Ele ocupa menos espaço, facilita a organização dos módulos e tem um custo-benefício melhor em comparação aos potes. O melhor de tudo é que eles são sustentáveis e podem ser lavados para reutilização.

Misturas caseiras

Se você não sabe o que é bom para tirar cheiro da geladeira, anote em seu bloquinho a seguinte mistura caseira: vinagre de maçã ou álcool com água, na proporção de um para três. O líquido tem odor forte, capaz de reduzir os outros cheiros da geladeira.

Passe essa solução em todas as partes internas com o auxílio de uma flanela. Para um efeito melhor, não enxugue quando terminar. Se houver acúmulo de resíduos, o ideal é que sejam retirados antes com uma bucha macia.

Absorvedores de odores naturais

Depois de seguir as dicas anteriores de como tirar cheiro da geladeira, finalize com absorventes de odores naturais em um canto das prateleiras ou grades. Cascas de frutas cítricas (como limão e laranja), bicarbonato de sódio, carvão vegetal e café (em pó ou grão) são exemplos que absorvem e neutralizam os aromas fortes.

Eles devem ser mantidos em um recipiente aberto e trocados a cada semana, se estiverem em baixa concentração, ou mensalmente, quando em grande porções. As cascas não possuem um período específico para substituição e devem ser descartadas quando estiverem murchas, fase em que já não liberam aromas cítricos no ar.

Saiba mais sobre a limpeza dos eletrodomésticos na Clima Rio!

Gostou de saber como tirar cheiro da geladeira? Continue acompanhando as dicas do blog da Clima Rio para manter não apenas a limpeza em dia, mas todo o funcionamento dos eletrodomésticos. Caso precise de um novo modelo, não tenha dúvidas de que aqui é o melhor local para suas compras!