6 Min Leitura

Geladeira parou de gelar: o que pode ser? Descubra!

Homem ao lado da geladeira aberta.

Uma das pesquisas mais comuns na internet é “geladeira parou de gelar: o que pode ser?” Ainda que o eletrodoméstico esteja em boas condições e não tenha muito tempo de uso, é normal que falhas aconteçam. Às vezes isso ocorre devido à ausência de manutenção, uma etapa essencial para o funcionamento.

Neste conteúdo produzido pela Clima Rio, você descobrirá oito possíveis causas do defeito na refrigeração e aprenderá a identificar a mais provável delas. Confira a seguir!

Possíveis causas para falhas na refrigeração

Para responder à dúvida “minha geladeira parou de funcionar: o que pode ser?”, é importante entender quais componentes interferem no funcionamento do sistema de refrigeração. Entre os motivos mais comuns, quando não é o caso de queima completa, estão:

Má distribuição dos alimentos

Ao pesquisar “a geladeira parou de gelar: o que pode ser?”, a maioria das pessoas imagina se tratar de problemas nas peças do eletrodoméstico. No entanto, a distribuição e quantidade dos alimentos também pode influenciar na refrigeração através da circulação do ar.

O ideal é que as comidas sejam organizadas de maneira uniforme e longe da saída de ar, principalmente quando há pouco espaço entre os níveis da prateleira. Em geral, quando a geladeira está completamente abastecida, a passagem de ar fica reduzida e o tempo de congelamento é mais longo.

Fechamento da porta

Às vezes, a geladeira parou de gelar por simplesmente estar com a porta aberta, seja por ter algo impedindo o fechamento ou por esquecimento. Na maioria dos casos, o gavetão de legumes e frutas é a causa desse problema, ou então o atrito entre itens das prateleiras e da porta.

Para evitar esse problema, mantenha itens menos volumosos nos módulos da porta, de modo que haja espaço livre ao fechá-la. Nessa parte, armazene os alimentos menos perecíveis, como molhos, vinagre, garrafas de refrigerante, caixas de suco industrializado e conservas.

Abertura das portas

A abertura com frequência e pouco intervalo de tempo é mais uma resposta para a dúvida “minha geladeira parou de gelar: o que pode ser?”. É recomendado que a porta fique fechada a maior parte do dia. Assim, a circulação do ar é constante e suficiente para manter os alimentos gelados.

Como a abertura é inevitável, a principal dica é fazê-la somente quando necessário: antes de abrir, pense no que deseja e em qual prateleira está; pegue todos os itens de uma só vez; guarde os alimentos somente quando tiver a certeza de que não serão necessários naquele momento.

Mulher observando a geladeira.

Borracha gasta

Se notar que o ar está saindo pelas laterais mesmo com a porta fechada, isso é um sinal de que chegou a hora de trocar a borracha da geladeira. Essa estrutura é responsável pela vedação e pode se desgastar naturalmente com o uso, devendo ser substituída por uma nova (do mesmo modelo).

A troca só deve ser feita quando a borracha estiver sem dobras. Para facilitar o processo, coloque-a de molho em água quente. Quando estiver maleável, é o momento de ser instalada no lugar da anterior e parafusada novamente.

Controle de temperatura inadequado

A temperatura da geladeira deve ser ajustada conforme a quantidade de alimento. Se ela estiver baixa e todas as prateleiras estiverem abastecidas, a circulação de ar não será suficiente para manter as embalagens frescas e as comidas conservadas, principalmente as que ficam nos módulos da porta.

A estação também pode influenciar na temperatura selecionada. O nível de resfriamento mínimo pode ser usado em dias frios; os níveis intermediários devem ser utilizados no outono e na primavera; o nível mais alto é indicado para a temporada de verão, que costuma ter uma abertura frequente para o alcance das garrafas de água gelada.

Falta de limpeza

Além de manter o interior limpo, é essencial higienizar a condensadora da geladeira. Essa peça fica exposta e pode encher de poeira e outros resíduos que impedem a distribuição do gás. A limpeza deve ser feita com pano limpo e água, evitando a corrosão por produtos abrasivos.

O filtro secador, que também faz parte da estrutura de condensação, precisa ser limpo frequentemente, pois é onde acontece a passagem do ar resfriado. Nesse caso, o ideal é que um técnico faça o processo para conservar a soldagem da peça e não danificá-la.

Resistência queimada

Ainda está se perguntando “minha geladeira parou de gelar: o que fazer” porque as causas anteriores não se aplicam à sua situação? Então, talvez seja hora de trocar a resistência do eletrodoméstico. Quando ela queima, a placa fria que participa do resfriamento não consegue derreter o gelo, que se acumula e impede a troca de calor com o exterior.

Falta de gás

Assim como as duas causas anteriores, essa também exige suporte técnico e costuma ser a mais frequente nos diferentes modelos de geladeira. Se o gás estiver vazando, a parte de baixo é a primeira a deixar de gelar, mas as demais também podem ser afetadas se ele acabar por completo.

Agora, como saber se está faltando gás na geladeira? Além de não resfriar, outros indicativos são o congelamento da parte interna em blocos e o vazamento de água, que se inicia em gotas e depois se intensifica.

Tire suas dúvidas sobre os eletrodomésticos na Clima Rio!

A dúvida “geladeira parou de gelar: o que pode ser?” já foi respondida, mas você pode aprender muito mais no blog da Clima Rio. No site, você faz suas compras quando identifica que os eletrodomésticos já não possuem conserto ou novos modelos são necessários. Confira!