4 Min Leitura

Aprenda como limpar freezer com dicas práticas

Pessoa limpando a geladeira.

Aprender como limpar freezer corretamente é essencial para aumentar a vida útil e colaborar com o funcionamento pleno do equipamento. Ao remover impurezas, sujeiras e odores desagradáveis que surgem ao longo do tempo, você melhora a conservação dos alimentos congelados.

A Clima Rio preparou um artigo sobre a limpeza do freezer a partir de dicas práticas para você obter essas e outras vantagens. Veja o passo a passo de todo o processo, a seguir!

Pré-limpeza

Com o freezer totalmente vazio, desligado e aberto, inicie o descongelamento. Esse processo deve ser feito pelo menos 1 ou 2 vezes por ano. Ele dura de 2h a 3h, em média, a depender do nível do gelo. Para evitar que o chão fique molhado, você pode espalhar panos.

A geladeira do freezer industrial tem uma caixa coletora. Fique atento para a água não transbordar e prejudicar o processo de como limpar freezer.

Limpeza interna

Para limpar o freezer por dentro, misture um litro de água e duas colheres de bicarbonato de sódio. Essas substâncias eliminam cheiros desagradáveis e deixam o equipamento com aparência nova. Elas não devem ser jogadas diretamente para não prejudicar o funcionamento.

Umedeça uma esponja ou um pano macio nessa solução e passe por toda a parte interna, incluindo grades e divisórias. A porta do freezer deve ficar aberta após o término dessa etapa para secar por completo.

Limpeza externa

Limpar o freezer por fora é ainda mais fácil que por dentro. Esfregue as alças e as portas com sabão e pano, eliminando manchas com cuidado para não riscar a pintura.

A parte de trás do freezer acumula poeira devido ao aquecimento do motor e ao movimento das ventoinhas. Então, use aspirador de pó para limpar. Caso a região não apresente tantas sujeiras, opte pelo espanador.

Freezer limpo.

Limpeza da borracha de vedação

Para limpar freezer vertical ou horizontal, não esqueça da borracha de vedação. Ela é essencial para manter o congelamento adequado dos alimentos, evitando a entrada de ar no equipamento.

A mistura mais indicada é água morna e sabão neutro. Umedeça um pano nessa solução e passe delicadamente pela estrutura. Para secar, use outro pano. Com isso, você finalizar o processo de como limpar freezer.

Limpeza da geladeira frost free

O funcionamento da geladeira frost free é diferente do tradicional: ele não produz gelo. Consequentemente, a limpeza também é diferenciada, visto que o descongelamento não é necessário.

Para aprender a limpar o congelador frost free, basta aguardar o degelo automático. Então, utilize água e sabão neutro. Depois, seque com um pano seco. Desligue a geladeira para realizar a limpeza total.

Dicas extras para a limpar freezer

Ao concluir as etapas de como limpar freezer, você já pode usar o eletrodoméstico. Adicione novamente os alimentos e as bebidas na parte interna. Anote o dia da limpeza para saber quando repeti-la. É recomendado realizá-la a cada seis meses ou junto do descongelamento. Fique atento às condições do aparelho para fazer uma nova manutenção antes do tempo programado, se for necessário.

Jamais utilizar itens tóxicos ou abrasivos na limpeza do freezer, como amoníaco, removedor, álcool, sapólio ou pasta. Eles podem danificar a estrutura e deixá-la com mau cheiro. Escolha sempre materiais básicos e soluções próprias para a higienização, como descritas nos tópicos acima.

Freezer de qualidade é na Clima Rio!

Após aprender como limpar freezer adequadamente, você pode escolher o seu modelo preferido na Clima Rio. Aplique as técnicas descritas para aproveitar ainda mais o produto!

Para as necessidades da sua casa ou do seu comércio, a Clima Rio tem o eletrodoméstico essencial. Explore o catálogo da loja e compre de onde estiver!