5 Min Leitura

Entenda o que é energia solar

imagem mostrando o que é energia solar

Já imaginou carregar os seus aparelhos com a energia vinda da luz do sol? Essa possibilidade soa como ficção científica e faz muitas pessoas se perguntarem: o que é energia solar? 

O astro que ilumina o planeta Terra há milhões de anos também é capaz de fornecer energia para casas e comércios. Mesmo que o uso seja popular no Brasil, ainda é difícil de entender. De qualquer forma, essa é uma opção interessante para muitos consumidores ou interessados em novas formas de obter eletricidade.

A Clima Rio preparou um artigo explicando o que é energia solar e como funciona, indicado tanto para estudantes quanto para alguém em busca de tecnologia renovável para alimentar a residência ou o comércio. Continue a leitura para saber mais!

Como o sol produz energia?

Para entender o que é energia solar, é preciso saber como ela é produzida. Primeiro, lembre que o sol é fonte primária de energia de todo o planeta Terra. A produção acontece especificamente no núcleo do astro, com temperaturas e pressões extremamente altas.

Nesse núcleo, os átomos de hidrogênio fundem-se para formar átomos de hélio. Esse processo, chamado de fusão nuclear, libera uma quantidade imensa de energia na forma de luz e calor.

A energia liberada é irradiada para o espaço como radiação eletromagnética. Uma parte dela é capturada pelos painéis solares e outros tipos de equipamentos responsáveis por converter a energia luminosa em elétrica.

Compreender como o sol produz energia passa por entender quais são os métodos de captação. Abaixo, você confere detalhes sobre esse assunto, entendendo o que é energia solar e como as placas funcionam para fazer a conversão.

O que é energia solar?  

o que é energia solar

A energia solar é uma fonte limpa e sustentável, disponível para todo o mundo por meio de painéis, aquecedores solares e usinas heliotérmicas, gerando redes elétricas para diversas regiões.

O método mais comum é a captação por meio de painéis solares compostos por materiais semicondutores, que absorvem os fótons presentes na luz solar e produzem a energia solar fotovoltaica.

Nesse contexto, a eletricidade gerada pelo sol pode ser usada para alimentar diversos dispositivos e sistemas, desde residências e empresas até veículos e equipamentos industriais. É possível fazer com que um ar-condicionado seja ligado pela energia solar contida nas placas fotovoltaicas.

Como uma placa solar funciona?

Sabendo o que é energia solar, é preciso compreender o funcionamento da placa solar, responsável por gerar a eletricidade. O processo começa quando os fótons atingem as células solares, transferindo a energia para os elétrons presentes nos semicondutores. 

A presença dos fótons nas células ocasiona a movimentação dos elétrons presentes nos átomos para a região da célula sem a presença dos elétrons, criando a energia solar fotovoltaica.

Entender como o painel solar funciona passa pela dinâmica dos elétrons para a criação da corrente elétrica. A eficiência dos painéis solares pode variar dependendo de vários fatores, como a qualidade dos materiais utilizados, a intensidade da luz solar, a inclinação e a orientação dos painéis.

Qual é a função da energia solar?

Compreendendo o que é energia solar, vale saber qual é a função dessa nova possibilidade de obtenção de energia elétrica. De maneira geral, é possível dizer que a principal tarefa é fornecer eletricidade para residências, prédios e diversos outros locais.

A energia solar também é usada para aquecer água. Os sistemas captam o calor do sol e utilizam-no para aquecer a água de clubes, edifícios comerciais, industriais e piscinas, por exemplo. 

A resposta para a pergunta “para que a energia solar serve?” pode ir além, com a possibilidade de instalação de sistemas autônomos em áreas remotas. Comunidades rurais, estações meteorológicas, postos de saúde, escolas e outras estruturas distantes da rede elétrica convencional podem usar a energia solar para o trabalho e outras atividades do dia a dia.

Conheça mais sobre energia solar na Clima Rio Solar!

Agora que você já sabe tudo sobre o conceito, o funcionamento e os métodos de captação da energia solar, está mais seguro para conhecer os diversos serviços que obtêm energia do sol a partir dos módulos fotovoltaicos, como a Clima Rio Solar.

Após 26 anos de atuação no mercado de refrigeração, ventilação e eletrodomésticos, a empresa abre um novo braço, investindo no segmento de energia solar, com foco em parcerias de revenda de placas fotovoltaicas e térmicas.

A plataforma da companhia apresenta um sistema ágil, prático e eficiente, com técnicos para dar todo o suporte necessário no cadastro e na obtenção de orçamento. Conheça mais sobre a Clima Rio Solar e vire um integrador parceiro!