5 Min Leitura

Ventilador fazendo barulho quando gira: o que pode ser e como consertar

Mulher em frente ao ventilador ligado.

Com o passar do tempo, é comum que os eletrodomésticos apresentem falhas no funcionamento e precisem de uma revisão. Por isso, não se preocupe se notar o ventilador fazendo barulho quando gira. Essa condição é frequente e pode indicar diversos problemas fáceis de resolver.

Você sabe o que um ventilador fazendo barulho indica? Será que é um sinal de que alguma peça está quebrada ou é hora de trocar o aparelho? Descubra tudo para solucionar essa questão no conteúdo da Clima Rio!

Quais são as possíveis causas de barulho no ventilador?

Quando a maioria das pessoas se depara com o ventilador fazendo barulho quando gira, o primeiro pensamento é que alguma peça da hélice está fora do lugar. Se essa teoria for confirmada, o conserto é rápido e não requer preocupações. Porém, há outras possibilidades a considerar. Veja.

Motor

O ventilador barulhento pode indicar alguma falha no motor. Ele é responsável por conceder energia elétrica para as pás girarem. Caso esteja obstruído, gera ruídos. Além da obstrução, a falta de lubrificação costuma gerar sons em decorrência da dificuldade de rotação.

Se um lubrificante for aplicado, mas o problema persistir, há a possibilidade do motor estar com os rolamentos ressecados. Nessa situação, é necessário que um técnico verifique a substituição das peças. Em estado novo de conservação, elas funcionam silenciosamente.

Grade

Outro problema que deixa o ventilador muito barulhento é a movimentação das grades. Isso é comum após a limpeza, quando as peças não são colocadas corretamente. Em aparelhos com maior tempo de uso, o desgaste também pode dificultar a aderência das peças entre si.

Conforme as peças ficam soltas, elas chacoalham com a vibração do motor e emitem barulho. Com a trava aberta, a estabilidade da grade também é comprometida e os sons são intensificados. Por isso, é importante atentar-se à montagem e aos ajustes após a abertura.

Criança em frente ao ventilador.

Tempo de uso

O ventilador fazendo barulho quando gira leva às pessoas a questionarem a qualidade e o estado de conservação do aparelho. Conforme o tempo passa, as peças podem desgastar com facilidade e precisar de manutenções mais frequentes.

Nesse caso, o ruído pode ser causado pelos problemas anteriores e pelo mau funcionamento do capacitor, responsável por ligar o motor e mantê-lo em velocidade constante. Se isso for confirmado, os sons costumam ser intensificados conforme a velocidade aumenta, até que a hélice pare de girar repentinamente por sobrecarregar o capacitor.

Sujeira

Por mais simples que pareça, a sujeira também deixa o ventilador fazendo barulho quando gira. Poeira, pelos de animais de estimação e demais resíduos levantados pelo vento podem acumular nas pás e no motor, dificultando a movimentação leve e ágil.

O acúmulo de resíduos também dificulta o equilíbrio e a rotação da hélice, cobrindo as peças do motor, que devem estar limpas e lubrificadas para evitar o ressecamento. Dependendo do tempo sem higienização, alguns materiais ficam aderentes e resistentes na superfície, comprometendo o estado de conservação.

Potência

É provável que você já tenha visto um ventilador fazendo barulho conforme a velocidade aumenta, principalmente se for antigo. Isso não significa que há alguma falha, mas que não há nenhuma tecnologia antirruídos quando a potência é alta. Consequentemente, o som da formação do vento conforme as pás giram rapidamente fica mais evidente.

Defeito de fábrica

Por fim, se o barulho começou há pouco tempo após a compra do aparelho, é hora de acionar um dos canais de atendimento da loja para relatar um defeito de fábrica. Nessa situação, o mais indicado é contar com ajuda especializada e usar a garantia se for necessário trocar o ventilador quebrado.

O que deve ser feito ao notar o barulho?

Ao ler sobre as possíveis causas dos ruídos, você provavelmente já sabe como se livrar desse problema. A primeira dica é identificar o motivo e analisar se é possível consertar por conta própria ou levar para manutenção em uma assistência técnica.

Como teste, vale limpar o ventilador para eliminar uma das principais causas do barulho. Nesse caso, siga tutoriais feitos por especialistas e atente-se à montagem das peças após a higienização para a grade não soltar e as travas continuarem presas.

A lubrificação também pode ser uma medida periódica para evitar o ressecamento das peças. Se notar o ventilador de teto fazendo barulho após esse passo, lembre-se de verificar se as peças estão bem encaixadas e parafusadas. Isso é indispensável para a segurança.

Caso essa situação seja constante, outra sugestão é adquirir um novo aparelho, que pode ter potência alta e tecnologia antirruídos. Os modelos silenciosos são ideais para ambientes de estudo e trabalho. Os preços cabem em diferentes orçamentos!

Saiba tudo sobre ventiladores com ajuda da Clima Rio!

Já sabe como lidar com o ventilador fazendo barulho quando gira, mas quer se manter atualizado? Então, continue acompanhando os conteúdos do blog da Clima Rio e as novidades do site. Você pode comprar um novo modelo silencioso para ter mais conforto no seu lar!