5 Min Leitura

Saiba qual ventilador é mais potente para diferentes ambientes

Durante a compra de um novo eletrodoméstico para climatização, é comum priorizar aquele com o melhor funcionamento de acordo com as opções do modelo desejado. Porém, não é tão fácil saber qual ventilador é mais potente.

As dicas da Clima Rio ajudam você a escolher o melhor ventilador para as suas necessidades em um ambiente doméstico ou comercial. Confira a seguir!

O que torna um ventilador potente?

Para saber qual ventilador é mais potente, analise o consumo de energia e a capacidade de rotação dos modelos. Geralmente, os mais simples costumam ter 60W de potência, uma quantidade suficiente para ambientes pequenos e menos abafados.

A capacidade do motor em acelerar a rotação das pás é proporcional à potência. Então, é comum que o som seja mais perceptível no ambiente, a menos que você invista em um ventilador potente e silencioso, projetado para minimizar ruídos.

O número de pás também influencia a climatização, afetando diretamente o volume de ar produzido. Enquanto há modelos com somente duas, outros possuem seis. Isso pode melhorar a eficiência desde que a inclinação esteja em um ângulo adequado e a quantidade de rotação por minuto (RPM) do motor seja alta.

Em um ventilador potente, o total de RPM varia entre 250 e 700. Esse valor também depende do modelo do eletrodoméstico, que pode ser de coluna, mesa, teto, parede e portátil.

Por fim, o tamanho das pás faz a diferença na distribuição de ar e contribui para a potência. Se elas forem pequenas, o ar fica concentrado na região próxima ao aparelho. Já com hastes longas, o ar chega a mais áreas do cômodo.

Modelos potentes para o lar ou o ambiente comercial

Caso ainda esteja se perguntando qual ventilador é mais potente, saiba que há uma grande variedade de aparelhos para atender às diferentes preferências. Veja algumas opções abaixo.

Ventilador de parede Power – Ventisol

Com motor de 230W e selo Classe A Procel, o aparelho tem alta potência e economia de energia. Para se manter em pleno funcionamento, ele possui um dispositivo de proteção e um fusível térmico para o motor, evitando sobrecargas e curtos circuitos.

Ventilador de mesa/coluna Maxx Force – Philco

A potência de 174W e a hélice com 10 pás aceleram o desempenho e aumentam o poder de ventilação. Para o fluxo de ar ser direcionado conforme a preferência, a inclinação pode ser ajustada na coluna vertical. Outra vantagem é a minimização dos ruídos.

Ventilador de mesa preto.

Ventilador de mesa/parede Super Ventus 10 Turbo – Britânia

Como o nome indica, a proposta é que ele seja nota 10 em força, potência, versatilidade e silêncio. A dezena também indica o número de pás intercaladas com tamanhos diferentes, para intensificar e melhorar o direcionamento do fluxo de ar. Ele possui baixo ruído e é oscilante de acordo com as 3 velocidades disponíveis.

Ventilador de mesa Xtreme Force Breezer – Arno

As 7 pás e o motor com 150W de potência proporcionam uma ventilação intensa, beneficiada pela área Power Zone, que concentra e direciona o vento. A eficiência ganha dois bônus pelo silêncio e pela função Eco Fresh, que economiza até 20% do gasto de energia.

Como escolher um ventilador potente

Na hora de decidir qual ventilador é mais potente, atente-se aos itens anteriores e pense no ambiente de uso. Um cômodo pequeno e com ventilação natural, por exemplo, não requer alta potência, nem grande número de pás para climatizar.

Já para cômodos amplos, um ventilador forte pode ter pás maiores. A depender do tamanho do local, pode ser necessário ligar mais de um aparelho para o funcionamento ser uniforme e potente até em velocidades menores.

Outro ponto considerado durante a compra é a tecnologia turbo, que possui fluxos maiores de ar devido às altas potências. Diferentemente dos modelos convencionais, aqueles que possuem esse diferencial não costumam emitir ruídos altos, uma vantagem para ambientes que precisam ser silenciosos.

A potência maior influencia o aumento do gasto de energia. Justamente por isso, diversas marcas desenvolveram alternativas sustentáveis, com eficiência energética e menor consumo elétrico, representadas pelo selo Classe A Procel.

Além de se preocupar com o que torna um ventilador mais potente, é necessário manter os cuidados básicos após a compra para conservá-lo. Caso note que a capacidade reduziu, é um sinal de que o capacitor precisa de uma verificação de carregamento e curto-circuito para possível troca ou reparo.

Encontre os eletrodomésticos mais potentes do mercado na Clima Rio

Já sabe qual ventilador é mais potente e atende às suas necessidades? Aproveite a visita ao site da Clima Rio para encontrar o modelo desejado e ter as melhores condições em sua compra, como entrega e pagamento seguros. Confira os conteúdos do blog para saber como conservar o aparelho!