5 Min Leitura

Saiba por que a geladeira estala e emite outros barulhos

porque a geladeira estala

Muitos eletrodomésticos costumam emitir ruídos que surpreendem os usuários desavisados, fazendo eles se perguntarem, por exemplo: por que a geladeira estala? Ainda há barulhos mais incomuns que exigem atenção do usuário durante a ocorrência.

Se for seu caso, não se preocupe. Saiba que é normal geladeira dar estalos e isso tem algumas explicações. Pensando nisso, a Clima Rio preparou um artigo apresentando os motivos dos estalos e outros barulhos. Continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto!

Por que a geladeira estala?

Existem dois motivos principais para o estalo na geladeira: o deslocamento dos gelos e a variação de temperatura que causa dilatação no interior do aparelho. Nenhum deles é prejudicial, muito pelo contrário: eles indicam que o produto está em pleno funcionamento.

O primeiro caso é semelhante ao ato de retirar o gelo da forminha do freezer. Após transportá-lo até outro local e tirá-lo do recipiente, é possível ouvir um estalo. O mesmo acontece com o deslocamento dos gelos das paredes.

O segundo motivo para a geladeira estalando tem relação com a dilatação e a variação de temperatura. No momento de abrir a geladeira, o ar frio entra em contato com o ar resfriado, provocando um choque entre diferentes temperaturas e uma consequente mudança de temperatura. Assim, nessa dinâmica, é possível ouvir os estalos.

Muitas pessoas relatam ouvir a geladeira estalando à noite. É o momento em que o cômodo se encontra mais frio e silencioso, diferentemente do restante do dia, quando permanece quente e agitado. Novamente, as moléculas que compõem o aparelho sofrem alterações, retraem-se e dilatam, provocando o ruído característico. 

Geladeira frost free estalando

A geladeira frost free é composta por um sistema de refrigeração que elimina ou reduz a formação de gelo no interior do compartimento. É comum ouvir a geladeira frost free estalando, mas, assim como nos modelos tradicionais, não é preciso se preocupar.

A explicação em modelos frost free tem a ver com os dois ciclos de refrigeração: o frio e o quente. Nesse primeiro, há o congelamento e a conservação dos alimentos em baixa temperatura. Já o segundo, chamado de ciclo quente, evita que se formem cristais de gelo na parede da geladeira.

Essa troca de ciclos gera os ruídos do eletrodoméstico, como a variação de temperatura imposta a outros aparelhos, mas, dessa vez, é causada pelos próprios processos internos do produto.

Outros barulhos da geladeira e seus motivos

porque a geladeira estala

Além de entender por que a geladeira estala, é importante conhecer outros tipos de ruídos e os respectivos motivos por trás deles. Dessa forma, você não se surpreenderá quando ouvi-los pela primeira vez.

Expansão de gás

O sistema de refrigeração da geladeira pode emitir um ruído semelhante ao enchimento de balão, o que significa que o gás presente no sistema está se expandindo. Não há nenhum problema nesse caso, porque se trata de uma simples notificação de que tudo está funcionando adequadamente.

Barulho do compressor

O compressor de qualquer produto que lida com refrigeração tende a fazer barulhos. Ele funciona a partir de constante rotação para entregar energia suficiente para o aparelho. Isso acontece nos modelos mais tradicionais de ar-condicionado e o mesmo vale para a geladeira.

Nesse caso, o barulho soa como um motor. Também não é um alerta para preocupações, mas exige atenção: uma vibração mais incômoda indica uma instalação mal realizada. Nessas situações, o mais recomendado é procurar um técnico especialista a fim de um diagnóstico mais preciso sobre o problema.

Movimento da borracha

Esse ruído tem origem na borracha da porta e costuma se manifestar quando ela é fechada. Trata-se de um som comum, que geralmente não causa grandes incômodos.

O que fazer quando a geladeira emite ruídos?

Embora os motivos por que a geladeira estala não causem maiores preocupações, existem algumas soluções que podem ser implementadas para evitar barulhos mais irritantes. 

Você pode trocá-la de lugar para prevenir a emissão de ruídos. Porém, antes, leia o manual e verifique qual é a melhor maneira de transportá-la e como instalá-la novamente sem prejudicar o funcionamento.

As prateleiras e gavetas da geladeira também podem ser reorganizadas para evitar trepidação. Você pode mudá-las de lugar, colocar algum alimento por cima ou redistribuir as verduras dentro das gavetas, por exemplo. 

Já se perceber a geladeira estalando toda hora, não hesite em chamar um técnico especialista para estudar o que pode ser feito. Pode haver um problema mecânico que requer reparos ou até a compra de um novo produto, em situações mais extremas.

Compre uma geladeira de qualidade na Clima Rio!

Agora que sabe por que a geladeira estala e emite outros ruídos, você já pode aproveitá-la sem se preocupar. No entanto, se o refrigerador continuar incomodando com barulhos, talvez seja necessário considerar um novo modelo.

Para isso, explore a seleção de geladeiras modernas, com menor emissão de ruído, da Clima Rio! A empresa está há mais de 20 anos sendo referência em sistemas de refrigeração e apresenta um catálogo com marcas reconhecidas no mercado. Aproveite!