5 Min Leitura

Saiba como testar capacitor de ventilador

Mulher com expressão de calor em frente ao ventilador enquanto segura um copo d'água.

Muitas vezes, a baixa velocidade de rotação de um eletrodoméstico ocorre devido a problemas técnicos em uma peça essencial para o funcionamento. Ao saber como testar capacitor de ventilador, você efetua a troca corretamente, sem causar sobrecarga e danos permanentes.

A seguir, descubra qual é o momento ideal para realizar o teste de capacitor de ventilador, como identificar a peça e de que modo seguir com o procedimento adequado em diferentes modelos.

O que é capacitor de ventilador?

Antes de saber como testar capacitor de ventilador, vale conhecer a peça. Ela é responsável por armazenar e transformar a carga elétrica (originada por uma fonte de energia) em mecânica, ligando o motor enquanto o eletrodoméstico está conectado à tomada.

O capacitor fica com a mesma tensão que a fonte de energia em que é conectado. Por isso, é importante ter a capacidade elétrica adequada. Se esse atributo for menor que a tensão recebida, pode haver a queima ou a explosão da peça.

Muitas pessoas passam por esses riscos para aumentar a velocidade do ventilador. O ritmo acelera nos primeiros usos, mas conforme o tempo passa, o motor costuma não suportar a energia e diminui o funcionamento aos poucos ou tem uma sobrecarga, seguida por interrompimento repentino.

Ao notar irregularidades no movimento e no barulho do eletrodoméstico, vale testar o capacitor. Se necessário, realize a troca da peça levando em consideração a capacidade elétrica.

Para fazer o procedimento adequadamente, atente-se ao tipo do capacitor utilizado: ele pode ter dois ou três fios (geralmente usados em ventiladores de teto).

Como realizar o teste corretamente

Agora, é hora de saber como testar capacitor de ventilador de acordo com o tipo de peça para evitar que ela seja danificada. Se essa for a sua primeira vez realizando o processo, procure por imagens de diferentes categorias do material (eletrolítico, poliéster, cerâmico e tântalo) e localize-o próximo ao motor com o eletrodoméstico desligado.

Ele será conectado a um multímetro ou um capacímetro, aparelho que mede grandezas elétricas, identificando a capacitância, a corrente, a tensão e a resistência. Cada ponta de medição deve ser conectada aos respectivos polos do capacitor, como no passo a passo abaixo.

Ventilador em frente ao frigobar aberto e ambos virados para o sofá.

Capacitor de 3 fios

Para não ter dúvidas sobre como testar capacitor de ventilador com 3 fios, é importante saber que ele funciona com 3 fileiras (verde, vermelha e preta). Entre cada par, há um capacitor, totalizando 2 em uma única peça. Antes de iniciar, é preciso passar uma chave de fenda na ponta dos fios para descarregá-los.

O teste de curto-circuito é feito com o multímetro configurado na escala de continuidade (único símbolo do aparelho em meio aos números) e as pontas de prova conectadas aos fios. Una uma ponta ao fio vermelho e outra ao preto. Verifique se o número do visor é mantido.

Repita o processo com o fio vermelho e o verde, que representam o segundo capacitor. Caso o número oscile, é sinal de que não há continuidade e a energia está fluindo normalmente. Se alguma irregularidade for indicada, houve curto.

Para testar a capacidade de carregamento do capacitor, o multímetro deve manter a configuração. Além de conectadas, as pontas devem ser aproximadas por 20 segundos. Na sequência, as extremidades são separadas, o aparelho deve ser girado para a escala de medir tensão contínua em 20V, e as pontas são conectadas novamente.

Se o visor revelar tensão de 2V a 3V enquanto você estiver testando um capacitor, é sinal de que ele está em boa condição de uso. Como há dois capacitores, o procedimento deve ser repetido em pares (verde e vermelho/vermelho e preto). O multímetro deve ser configurado em cada etapa conforme indicado.

Capacitor de 2 fios

É possível testar capacitor de ventilador com 2 fios, repetindo o processo anterior apenas uma vez. Nesse caso, também é necessário descarregar a peça com uma chave de fenda. Se o valor de tensão for alto, é recomendado usar um resistor para dissipar a energia em forma de calor.

O teste de curto-circuito é feito da mesma maneira. Se indicar continuidade, é sinal de que a peça está danificada e pode aquecer a ponto de queimar durante o uso. A avaliação de capacidade de carregamento também segue o procedimento anterior. Caso a voltagem apresentada seja menor ou maior que o intervalo, há necessidade de trocar a peça.

Assim como testar capacitor de ventilador é simples, a troca também é! Basta escolher o modelo adequado quanto à capacidade elétrica e ligar as pontas no mesmo fio em que estava o anterior, isolando toda a parte exposta com fita. Com os fios cobertos, não há risco de curto-circuito antes de conectar à corrente de energia.

O ventilador ideal está na Clima Rio!

Gostou de saber como testar capacitor de ventilador e quer manter seu eletrodoméstico em boas condições? Siga as dicas do blog! Se for necessário, troque-o por um modelo mais recente, com tecnologias mais avançadas e duradouras, encontradas no site e nas lojas físicas da Clima Rio.