5 Min Leitura

Saiba como limpar fogão de vidro de forma fácil!

como limpar fogão de vidro

A limpeza é essencial para a saúde e o bem-estar. Além disso, ela contribui com a estética do ambiente. Por isso, uma dúvida comum é como limpar fogão de vidro de forma fácil, sem danificar o eletrodoméstico. A seguir, você confere o passo a passo e algumas dicas para realizar a higienização e a manutenção desse aparelho!

Como limpar fogão de vidro: passo a passo

como limpar fogão de vidro

O processo de como limpar fogão de vidro envolve alguns passos que garantem que tudo seja feito da forma mais eficiente possível. Confira o que fazer para deixar seu eletrodoméstico brilhando.

1. Remova resíduos sólidos

O primeiro passo de como limpar fogão de vidro é retirar todas as grades e os queimadores. Isso facilita o acesso à superfície. 

Depois, use uma escova macia ou um pincel para remover qualquer resíduo sólido, como migalhas ou restos de alimentos. Isso evita que partículas abrasivas risquem a superfície durante a limpeza. Também facilita a ação de esfregar o fogão de vidro sem muito esforço.

2. Use produtos específicos

Na escolha do produto para limpar fogão de vidro, evite opções abrasivas, que possam danificar a superfície. Aplique o limpador uniformemente na área, garantindo cobertura total. Depois, deixe-o agir por alguns minutos para dissolver manchas difíceis.

3. Esfregue com cuidado

Para aprender como tirar mancha do fogão de vidro, use uma esponja ou um pano não abrasivo para esfregar a superfície. Faça movimentos circulares. Caso seja necessário, deixe o produto agir por alguns minutos. Use água morna para umedecer o pano e retirar as manchas mais facilmente.

4. Enxágue e seque

Após esfregar, passe um pano úmido no fogão para retirar todo o produto, enxaguando o tecido caso seja necessário. Seque a superfície com um material macio ou papel-toalha. Isso vai remover a umidade e evitar a formação de novas manchas de água no vidro.

Dicas adicionais de como limpar fogão de vidro

Além do passo a passo de como limpar fogão de vidro e cooktop, algumas dicas adicionais ajudam a manter uma rotina que promova maior durabilidade e funcionalidade ao eletrodoméstico. Veja, a seguir.

Limpe com regularidade

Apenas saber o que é bom para limpar fogão de vidro pode não ser o suficiente para estender a durabilidade do produto. Por isso, estabeleça uma rotina para a manutenção, principalmente se o aparelho for usado com frequência.

Utilize protetores

Você também pode optar por protetores feitos especificamente para o fogão. Essa alternativa minimiza a sujeira, evitando o entupimento da boca e facilitando a manutenção no dia a dia.

Opte pelos produtos certos

É possível encontrar receitas de mistura para limpar fogão de vidro na internet. Entretanto, é importante considerar as informações de canais confiáveis. Caso contrário, você pode prejudicar seu eletrodoméstico e sua saúde.

Remova manchas imediatamente

Limpe resíduos que podem causar manchas ou endurecer com o tempo na mesma hora. Assim, você evita o esforço de esfregar a superfície para remover sujeiras persistentes.

Por que escolher um fogão com mesa de vidro?

Além de dar um toque especial à decoração, o fogão com mesa de vidro é um dos mais modernos atualmente. Veja os principais motivos para escolhê-lo para a sua cozinha!

Facilidade de limpeza

Como as dicas para limpar fogão de vidro já adiantaram, a manutenção dessa é bem fácil. No dia a dia, basta apenas passar um pano úmido para retirar os resíduos superficiais. Uma vez na semana, vale fazer uma limpeza mais minuciosa.

Estética diferenciada

Com superfície lisa e plana, a aparência do fogão de vidro é contemporânea e integra-se facilmente a diferentes estilos de decoração. A transparência do material dá um toque de sofisticação para a cozinha.

Eficiência no aquecimento

A superfície lisa do fogão de vidro permite a transferência direta de calor para as panelas, proporcionando aquecimento mais rápido e uniforme. Muitos modelos vêm equipados com sensores que controlam a temperatura automaticamente, evitando o superaquecimento e garantindo o cozimento preciso.

Segurança

Outra vantagem é que a maioria dos modelos modernos inclui tecnologia de desligamento automático, que interrompe o fornecimento de gás ou eletricidade caso a presença da panela não seja detectada na superfície.

Encontre seu fogão na Clima Rio!

Independentemente do modelo do eletrodoméstico, é crucial promover a manutenção para estender a durabilidade. Para isso, basta seguir as dicas acima de como limpar fogão de vidro e manter regularidade na higienização.

Para encontrar seu fogão ideal, confira o catálogo da Clima Rio. Há diversos modelos com características que atendem a todas as necessidades. Aproveite as condições especiais e compre já!