5 Min Leitura

Saiba como funciona o cooktop por indução e quais são os benefícios

Mulher ajustando cooktop por indução.

Muitas pessoas desejam um equipamento eficiente e seguro na hora de cozinhar, mas não sabem como funciona cooktop por indução. O aparelho conquista diversos consumidores e ganha cada vez mais espaço nas cozinhas modernas.

Além do design particular, a instalação do cooktop por indução chama atenção, pois requer apenas ligá-lo na tomada. Apesar desses benefícios, é comum surgirem algumas dúvidas sobre o funcionamento do eletrodoméstico.

Com o artigo preparado pela Clima Rio, você aprende como funciona o cooktop por indução e quais outras vantagens ele apresenta e qual é a melhor forma de usá-lo. Continue a leitura para saber mais!

O que é indução?

Entender o que é indução é fundamental para saber como funciona esse tipo de cooktop. O termo refere-se à produção de corrente elétrica por meio de campos eletromagnéticos.

Esse procedimento ocorre quando há alteração no magnetismo, induzindo os elétrons a se deslocarem no condutor e gerando a corrente de energia. Esse princípio está presente em sistemas de diversos aparelhos, incluindo o transformador, o carregador sem fio e o fogão por indução.

Essa dinâmica interna proporciona aquecimento rápido e eficaz dos alimentos, tornando o processo de cozimento mais simples e prático, pois não produz chama.

Como funciona o cooktop por indução?

O primeiro passo para entender como funciona o cooktop por indução é conhecer um dos principais componentes: a bobina de cobre. Ela fica abaixo da superfície de vidro do fogão, responsável por receber e transmitir o campo eletromagnético.

Essa também é a principal diferença entre o cooktop elétrico e o por indução. Enquanto o primeiro usa as resistências de energia para aquecer a superfície, o segundo usa o campo eletromagnético.

No entanto, para o equipamento gerar a corrente elétrica, são necessárias peças específicas, fabricadas com ferro fundido, aço inoxidável ou outro material projetado para o cooktop por indução.

Mulher cozinhando em cooktop por indução.

Quais são os benefícios do cooktop por indução?

Agora que você sabe como funciona o cooktop por indução, vale compreender as vantagens do uso para garantir maior aproveitamento desse inovador aparelho culinário.

Também é importante considerar o consumo de energia. Apesar de alto, ele é compensado pela eficiência energética, pois a panela obtém 100% do calor produzido, minimizando as perdas encontradas em outros modelos.

Essa é a principal vantagem desse eletrodoméstico. Porém, existem outros pontos positivos que merecem destaque. Confira alguns deles abaixo!

Segurança maior no preparo dos alimentos

O fato do cooktop não emitir chamas o torna um dos tipos de fogões mais seguros durante os preparos culinários. Não há perigo de ferimentos, já que a superfície permanece fria quando não há nenhuma panela sobre ela.

Essa vantagem é especialmente útil para evitar acidentes. Os modelos do catálogo da Clima Rio apresentam sensores e trava de segurança, que impedem o uso não intencional e bloqueiam o painel na presença de crianças.

Controle preciso sobre o cozimento

A conexão via campo eletromagnético proporciona controle preciso sobre o cozimento dos alimentos. O aquecimento é rápido, enquanto a tensão é capaz de esquentar.

Para ferver água, por exemplo, o aparelho é até quatro vezes mais rápido, em comparação ao fogão convencional. Isso se deve à capacidade de ajustar a temperatura de maneira rápida e responsiva, agradando cozinheiros iniciantes e experientes.

Rapidez e praticidade na limpeza

Uma das principais diferenças do cooktop por indução e do fogão convencional é a fácil manutenção: a superfície é feita de vidro cerâmico, o que facilita a limpeza, poupa tempo e esforço. Quando ocorrem derramamentos e respingos, por exemplo, um simples pano úmido é suficiente para deixar o local impecável.

Outra característica relevante para a limpeza é a ausência de áreas quentes, fazendo com que não seja necessário esperar o aparelho esfriar para iniciar a higienização.

O cooktop por indução é indicado para quais cozinhas?

O cooktop por indução é indicado, principalmente, para cozinhas pequenas. Basta encaixar o aparelho no balcão para perceber a diferença da praticidade do equipamento. Cozinhas com um toque minimalista e moderno também se beneficiam com um aparelho que se adapta a um estilo mais sofisticado.

Se o local possui crianças, esse tipo de cooktop também é uma boa escolha, devido à eliminação do fogo e à presença das travas de segurança. Para um conjunto completo, é interessante adquirir o forno de embutir, disponível na Clima Rio.

Compre cooktop de indução na Clima Rio!

Agora que você sabe como funciona o cooktop por indução, é só escolher o modelo que melhor agrada no catálogo da Clima Rio! São diversas opções econômicas, separadas em voltagens, número de bocas e cores.

Dê uma nova cara para a sua residência com os eletrodomésticos do catálogo da Clima Rio! São diversos tipos com as principais tecnologias do mercado e por um preço que cabe no seu bolso. Aproveite!