5 Min Leitura

Saiba como e por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco

por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco

Você já se perguntou por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco? Nos dias mais quentes do verão, o produto é um aliado quase imprescindível dos brasileiros, mas nem todos sabem como ele deixa o ambiente mais arejado e confortável. 

Esse aparelho tão requisitado em casas e comércios transforma energia elétrica em energia mecânica com o movimento da estrutura. A circulação de ar produzida torna qualquer local mais fresco, seja para estudos, lazer ou descanso.

As transformações que o aparelho faz envolvem transferência de calor, evaporação e mudança da sensação térmica. No artigo abaixo, produzido pela Clima Rio, você entende o que está por trás da dinâmica do ventilador. Continue a leitura e confira!

Como funciona o ventilador?

por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco

Antes de explicar a transformação do ambiente, é interessante compreender como funciona o ventilador. O mecanismo geral envolve o funcionamento conjunto entre motor e pás para promover a circulação do ar.

O motor do ventilador é responsável por girar as pás, criando uma corrente de ar direcionada. A grade de proteção que as envolve impede que objetos ou mãos entrem em contato com elas quando estão em movimento.

Para entender por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco, é interessante entender o funcionamento. O motor converte a energia elétrica em energia mecânica, fazendo as pás girarem. Esse movimento empurra o ar e cria uma região de pressão mais baixa.

Assim, o ar do cômodo é atraído para essa região e é criada uma corrente, proporcionando a sensação característica de brisa em movimento. Depois de entender como funciona um ventilador por dentro, continue a leitura para entender a ciência por trás do impacto do produto no ambiente.

Transferência de calor

Quando alguém liga o ventilador, o objetivo é sempre deixar o ar mais fresco, em contraste com o calor provocado pela alta temperatura. Assim, para aplicar esse efeito, o produto transfere a sensação térmica.

Essa dinâmica de transferência de calor é um dos principais mecanismos dos sistemas de climatização e refrigeração. O ar-condicionado, por exemplo, também faz isso: quando o produto é ligado, a sensação de que o ar estava abafado passa.

A transferência de calor é um dos efeitos da circulação do ar. A produção de vento refresca o ambiente e, consequentemente, elimina a sensação de abafamento. Isso explica por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco: ele dispersa o vapor e a umidade, tornando o cômodo ou o estabelecimento comercial ainda mais agradável. 

Temperatura real e sensação térmica

O funcionamento do ventilador está atrelado à relação entre temperatura real e sensação térmica. É comum confundir esses termos, por isso, é importante distingui-los para entender completamente os efeitos do aparelho.

A temperatura real é a medida da energia térmica do ambiente ou do corpo das pessoas. Para medi-la, é preciso usar um termômetro, mas também é comum que a internet forneça informações e previsões.

Quando você consulta a medida da temperatura do ambiente, vê que as pesquisas também indicam a sensação térmica do dia. Basicamente, ela é a percepção do calor ou do frio pelo corpo humano, podendo variar caso a caso.

A sensação térmica não depende apenas de fatores externos; ela tende a mudar de acordo com os hábitos da pessoa, como alimentação e exercícios físicos e, claro, o tipo de roupa que ela está usando no momento.

O papel do ventilador na sensação térmica

Ao diferenciar a sensação térmica da temperatura real, é possível perceber por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco. Afinal, ele influencia na velocidade do vento, na umidade e, consequentemente, na maneira como as pessoas sentem a temperatura do ambiente.

Por exemplo, em um dia quente, o ambiente pode ficar abafado. No entanto, quando um ventilador está em operação, ele proporciona uma sensação de alívio, mesmo que a temperatura real permaneça a mesma.

Logo, seja para deixar o trabalho mais produtivo ou aproveitar os momentos de descanso, o ventilador é uma solução eficaz para o desconforto térmico. Além disso, também é uma maneira prática de espantar os mosquitos, já que eles são mais presentes durante os dias quentes do verão.

A Clima Rio também indica sempre deixar o produto limpo e com a manutenção em dia. Qualquer poeira presente nas pás pode contaminar a circulação de ar e prejudicar a saúde de quem está no ambiente.

Se refresque com a Clima Rio!

Agora que você sabe por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco, é possível aproveitar ainda mais o potencial do aparelho com os modelos do catálogo da Clima Rio! Escolha entre as opções de mesa, coluna, parede e teto, com diversos níveis de velocidade e baixo nível de ruído!

A Clima Rio apresenta diversas opções de pagamento, seja nas unidades físicas ou na loja on-line. Explore as ofertas da marca e escolha o modelo de ventilador de sua preferência para se refrescar no verão!