5 Min Leitura

Quando a geladeira é bivolt? Saiba identificar o modelo e conheça as vantagens

geladeira é bivolt

A geladeira é bivolt quando possibilita a conexão aos dois tipos de voltagens, 110V e 220V. Essa característica é um diferencial na fabricação, já que permite maior adaptabilidade.

No entanto, muitos consumidores não sabem que existe geladeira bivolt. A Clima Rio preparou um artigo para explicar as características e as vantagens desse modelo, assim como quando usá-lo. Continue a leitura!

O que é geladeira bivolt?

geladeira é bivolt

Como mencionado, a geladeira bivolt é projetada para operar em duas voltagens diferentes, geralmente 110V e 220V. A partir disso, ela responde de acordo com a rede elétrica do local de instalação.

Algumas opções têm chave seletora, na qual o usuário aciona o número correspondente da voltagem antes de ligar a geladeira para ela funcionar adequadamente. Isso elimina a necessidade de transformadores ou adaptações elétricas, facilitando a variação de tomadas na hora de usar o aparelho.

Agora, quando a geladeira é 110 ou 220V, a voltagem do local de instalação determina a escolha. Em casos de mudança, o consumidor deve avaliar o sistema elétrico da casa antes de comprar um novo produto.

Como saber se a geladeira é bivolt?

Então, como saber se um aparelho é bivolt? Para isso, é necessário conferir a etiqueta de especificações. Na geladeira, geralmente, ela se encontra na parte traseira ou inferior. O manual também é outro importante material de consulta. Ele reúne informações mais específicas, que permitem um uso seguro e tranquilo, sem causar acidentes ou curto circuitos.

No manual, o consumidor também pode ler algumas instruções específicas sobre como adaptar corretamente a voltagem do eletrodoméstico, se for necessário. Em caso de dúvida, é aconselhável entrar em contato com o fabricante ou consultar um eletricista para obter orientações precisas e evitar acidentes. 

Vantagens da geladeira bivolt

Após saber o que é geladeira bivolt e como identificá-la, vale conhecer as vantagens que esse produto oferece ao consumidor. Elas indicam se o modelo de duas fases faz realmente sentido para o lar. 

Esse modelo é um pouco mais caro que geladeiras monofásicas tradicionais. Por outro lado, ele apresenta um custo-benefício significativo, devido a algumas características que o acompanham.

A Clima Rio destacou os principais pontos positivos relacionados à utilização da geladeira bivolt para fins comerciais ou residenciais. Veja, a seguir!

Flexibilidade de funcionamento

Ao pesquisar o que é geladeira bivolt, você entende sobre a capacidade do eletrodoméstico operar em voltagens diferentes. Essa é a principal vantagem ao significar que, independentemente da rede elétrica da residência, o aparelho adapta-se sem problemas.

Assim, você não precisa se preocupar gastando com ferramentas de adaptações elétricas, tornando a instalação da geladeira simples e direta. Basta apenas conectá-la à tomada e desfrutar das possibilidades de armazenamento.

Economia a longo prazo

Quando a geladeira é bivolt, você previne imprevistos futuros. Ao mudar de residência ou viajar para áreas com diferentes voltagens, não é necessário adquirir um novo aparelho. 

Independentemente do local ou da possibilidade de venda, esse aparelho se ajusta automaticamente às condições do ambiente, o que também resulta em economia de recursos financeiros.

Durabilidade e sustentabilidade

A geladeira bivolt é projetada para suportar flutuações de voltagem, o que contribui com a durabilidade. Consequentemente, a longevidade da vida útil significa menos descarte de peças, diminuindo o impacto no meio ambiente.

Muitas opções também apresentam tecnologias resistentes aos picos de energia e gases ecológicos na composição. Elas são mais silenciosas, reduzem a necessidade de manutenção frequente e ajudam a economizar energia.

Quando usar a geladeira bivolt?

A Clima Rio recomenda optar por uma geladeira bivolt quando a rede elétrica da região for instável, pois um aparelho desse tipo oferece uma camada adicional de segurança.  

Se você se muda com frequência, a geladeira bivolt também é uma boa solução. Não importa para onde você vá, ela o acompanha e funciona sem problemas. Isso elimina a necessidade de comprar um novo aparelho todas as vezes. 

Por fim, ainda que esse modelo tenha vantagens, não deixe de avaliar outras características, como economia de energia, capacidade, disponibilidade de gavetas, compartimentos e tipo de degelo.

Escolha a geladeira de sua preferência na Clima Rio!

Independentemente se a geladeira é bivolt, 110v ou 220v, na Clima Rio, você encontra o modelo de sua preferência por preço baixo e tecnologias modernas! Explore o catálogo da loja e escolha entre as categorias mais compatíveis com as suas necessidades. 

A Clima Rio está presente no mercado de climatização e refrigeração há mais de 20 anos, fornecendo outros itens que completam a residência, como fogão, micro-ondas, máquina de lavar e muito mais. Confira e transforme a sua casa com qualidade!