6 Min Leitura

Qual ventilador mais silencioso? Conheça os principais modelos

qual ventilador mais silencioso

Buscar por qual ventilador mais silencioso é essencial para fazer toda a diferença no bem-estar do usuário, seja no caso de otimizar o trabalho ou aproveitar uma boa noite de sono.

No entanto, com tantas opções disponíveis, essa busca pode se tornar uma tarefa complicada. Pensando nisso, a Clima Rio preparou um artigo que explica o que torna o ventilador silencioso e quais os melhores modelos do mercado com essa vantagem. Confira!

O que faz um ventilador ser silencioso?

Existem diversos fatores responsáveis por deixar um ventilador funcionando com baixa ou nenhuma emissão de ruído. O comum é que, quanto mais forte for o movimento das pás, mais barulho o aparelho tende a gerar. 

Contudo, existem condições que promovem um funcionamento silencioso. Elas envolvem a estrutura do aparelho, o motor, o design das pás e muito mais. Abaixo, você confere um pouco mais sobre essas características e aprende a escolher o modelo mais adequado para as suas preferências!

Motor do ventilador

Ao procurar qual ventilador mais silencioso, fique atento ao tipo de motor do aparelho. Para diferenciar dos modelos tradicionais, a peça é construída com o objetivo de entregar menor ruído na produção de energia elétrica.

Um deles é o motor brushless, que significa “sem escovas”. No lugar delas, são utilizados circuitos eletrônicos de atração e repulsão, resultando em uma operação mais suave e sem barulhos. Outras vantagens desse mecanismo são maior vida útil, múltipla configuração de velocidade e menor gasto de energia.

Design das pás

O design das pás do ventilador desempenha um papel fundamental no volume do ruído. Peças mais largas, assimétricas, absorventes e com curvas suaves tendem a produzir menos turbulência e, consequentemente, menos barulho.

Decibéis

Todo eletrodoméstico que produz algum nível de barulho tem um nível específico de decibéis. Portanto, procure pelo ventilador com menor número deles para ter certeza de que está comprando um produto silencioso.

Área do ambiente

O tamanho do ambiente também tem impacto na escolha do ventilador. Quem usa o produto em cômodos menores, como quartos, deve optar por um modelo mais compacto, que produz menos ruído. 

Vantagens de um ventilador silencioso

Para quem busca saber qual ventilador mais silencioso do mercado, vale entender quais são os benefícios desse produto. A própria produção de vento sem ruído já é um enorme ganho para o bem-estar.

Uma situação de destaque, por exemplo, é a atividade que requer maior concentração. Nesse contexto, a redução do ruído proporcionada por um ventilador silencioso pode melhorar a concentração e o foco, tornando as tarefas diárias mais produtivas.

Você não está conseguindo relaxar porque o ventilador faz barulho? Ainda que o ar fresco possa ajudar, os ruídos provocam incômodo. Com um produto silencioso, é possível desfrutar de um ambiente mais tranquilo, seja no quarto ou na sala de estar.

Ainda, tem quem escolha o ventilador silencioso para dormir, principalmente nas noites de verão, quando o calor é forte e dificulta o relaxamento. O vento suave e sem barulhos consegue criar um ambiente propício para um sono mais profundo.

Fatores que aumentam o barulho do ventilador

qual ventilador mais silencioso

Quem já tem um ventilador, mesmo que seja um modelo com baixa emissão de ruído, deve sempre manter o produto limpo e com a manutenção em dia. Quanto mais poeira ele acumula, mais barulho tende a fazer por conta dos impactos na estrutura.

As peças do aparelho podem sofrer desgaste, levando ao aumento do ruído. É preciso verificar regularmente as condições das pás, do motor e dos suportes, a fim de substituir, se necessário, o que estiver danificado ou desgastado.

Independentemente do modelo de ventilador escolhido, o usuário deve realizar os processos de limpeza para manter o funcionamento silencioso do produto, mantendo o ambiente com ar fresco e sem ruídos incômodos.

Modelos de ventiladores silenciosos

Para ajudar ainda mais na sua pesquisa, a Clima Rio separou algumas opções disponíveis no catálogo de ventiladores da loja. Os títulos se destacam pela tecnologia moderna e diversidade de estrutura. Confira abaixo!

Ventilador de mesa Arno 50 cm Xtreme Force Breezer Preto com Azul 220V

Se você se pergunta qual ventilador mais silencioso, a resposta está nessa opção da Arno. Com design sofisticado, nas cores preta e azul, o primeiro lugar da lista é conhecido por ser quatro vezes mais silencioso que os tipos tradicionais do mercado. 

Como se trata de um modelo de mesa, é ideal para ser utilizado em diversos cômodos da casa. Ele também tem função eco fresh, capaz de economizar até 20% do consumo de energia.

Ventilador de Teto Ventisol Sunny Inverter com Controle Branco Bivolt

Com tecnologia inverter de alta eficiência energética, o ventilador de teto silencioso da Ventisol tem seis velocidades e três pás desenvolvidas com design blade, responsável pelo baixo ruído do motor. A estrutura também tem espaço reservado para a instalação de lustre de alto brilho com até duas lâmpadas.

Ventilador de Mesa 40 cm Britânia PVT492PA Turbo Maxx Force 127V

A Britânia apresenta o modelo de ventilador de mesa com motor turbo Maxx Force. Muito silencioso e com ajuste de três velocidades, o produto tem cores modernas que dão um destaque maior para o ambiente.

Ventilador silencioso é na Clima Rio!

Agora que você descobriu qual ventilador mais silencioso, escolha o modelo de sua preferência no catálogo da Clima Rio! Tenha o melhor em climatização para a sua casa ou o seu comércio por um preço que cabe no seu bolso!

Confira os modelos de pagamento e peça o seu aparelho sem sair de casa. Se preferir, visite uma das lojas físicas e tire suas dúvidas pessoalmente com a equipe de atendentes da Clima Rio!