5 Min Leitura

Passo a passo de como limpar ventilador com saco plástico

como limpar ventilador com saco plástico

Muitas pessoas estão começando a ensinar como limpar ventilador com saco plástico em vez de usar métodos tradicionais. Apesar de o item usado na higienização ser inusitado, essa é uma opção acessível e confiável.

Os modelos de ventiladores que podem ser higienizados dessa forma são os de coluna ou de mesa. A estrutura desses equipamentos, protegida por grade, tem um tamanho que permite que eles sejam envoltos pela sacola plástica para a limpeza ser realizada.

No artigo abaixo, a Clima Rio ensina o passo a passo de como limpar o ventilador com saco plástico de forma correta e segura. Aplique o truque para manter o produto sempre limpo e longe de sujeiras poluentes.

A importância da boa limpeza do ventilador

Antes de conhecer os detalhes do processo de limpeza com saco plástico, é preciso entender que, independentemente do método escolhido de como limpar o ventilador, a higienização periódica é essencial.

O equipamento sempre acumula poeira, seja parado por muito tempo ou em uso constante.  Essa sujeira prejudica a eficiência da ventilação e gera impacto direto na saúde de quem respira o ar impulsionado pelo aparelho.

O ventilador funciona com o movimento circular das pás, direcionando o fluxo de ar pelo ambiente. Quando essas peças estão sujas, o oxigênio fica contaminado ao entrar em contato com elas.

Portanto, não importa qual método para limpar ventilador você prefere, com pano úmido ou saco plástico; o essencial é se certificar de que toda a sujeira foi removida após o processo. Uma higienização adequada ajuda a prolongar a vida útil do aparelho, economizando dinheiro a longo prazo.

Ingredientes necessários para a solução da limpeza de ventilador com saco plástico

como limpar ventilador com saco plástico

Afinal, como limpar ventilador com saco plástico? O processo é bem fácil e simples de seguir. Você encontra facilmente os itens necessários para ele em sua casa ou consegue comprar por um preço acessível. 

Basta ter em mãos uma fita adesiva, pasta de dente, detergente, vinagre de álcool, um borrifador e, é claro, um saco plástico grande o suficiente para cobrir seu ventilador. Ele pode ser daqueles de supermercado ou que se usa em lixeiras.

Primeiro passo: desconecte o aparelho da tomada

Esse passo serve para a limpeza de qualquer tipo de eletrodoméstico. Nunca realize a higienização desses aparelhos enquanto eles estão conectados à fonte de energia: o contato da água com a eletricidade pode causar curtos-circuitos no produto ou acidentes graves, machucando a pessoa que está manuseando.

Segundo passo: faça a mistura

A solução para limpar ventilador com saco plástico é feita com os ingredientes mencionados acima. Misture uma colher de pasta de dente em 200 mL de água morna. Quando a solução estiver homogênea, adicione três colheres de detergente e três de vinagre de álcool, mexa e separe.

Terceiro passo: use o borrifador

Coloque a misturinha para limpar o ventilador com saco plástico no borrifador. Em seguida, espirre o líquido na grade inteira, especialmente sobre os focos de sujeira mais acumulada.

Quarto passo: use a sacola plástica

Esse é o momento mais importante do processo de como limpar ventilador com saco plástico. Envolva o aparelho com ele, cobrindo todas as hélices. Para amarrar ou prender firmemente a embalagem ao redor da estrutura, use um elástico ou uma fita adesiva.

Quinto passo: ligue o aparelho

Com o ventilador totalmente coberto pelo saco plástico, sem furos ou espaços pelos quais o ar possa passar, reconecte-o à fonte de energia e ligue-o na velocidade máxima durante pelo menos cinco minutos. Isso fará com que a sujeira seja eliminada com o movimento das pás embebidas na solução de limpeza. 

Sexto passo: use bicarbonato de sódio

Você também tem como limpar ventilador com saco plástico e bicarbonato: esse composto químico substitui o detergente na solução de limpeza. Essa é a única mudança no processo, então, siga os outros passos normalmente.

Outras formas de limpar o ventilador

Você já sabe como limpar ventilador com saco plástico, mas lembre-se de que há outras formas de higienização com o mesmo nível de qualidade. Contudo, elas demandam um tempo maior.

Uma delas é o tradicional pano úmido e sabão. Esfregue-o suavemente pelas grades do ventilador, retirando a sujeira manualmente. Lembre-se de fazer isso com o aparelho desconectado da fonte de energia!

Porém, muitas pessoas evitam usar água para não danificar o motor. Nesse caso, elas preferem usar um aspirador de pó no lugar do pano. Outra alternativa é passar uma escova seca pelos cantos mais sujos do equipamento.

Por fim, também é possível deixar as grades de molho para facilitar a remoção das gorduras. Mergulhe-as na mesma mistura usada na limpeza com saco plástico e aguarde um tempo para o produto agir.

Ventilador de qualidade é na Clima Rio!

Depois de aprender como limpar ventilador com saco plástico, teste o truque em seu equipamento para ver se esse é o método mais adequado para você. Não deixe de consultar o catálogo da loja, que conta com os melhores produtos para refrescar o seu ambiente!

Na Clima Rio, você encontra diversas opções modernas para climatizar o seu ambiente, como aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, que podem ser de mesa, de coluna ou de teto. Explore e adquira o produto de sua preferência!