6 Min Leitura

Passo a passo de como instalar ventilador de parede

como instalar ventilador na parede

Todo mundo deseja se refrescar durante os dias mais quentes de verão, seja para relaxar ou trabalhar. Nesses momentos, saber como instalar ventilador de parede pode fazer toda a diferença.

O ventilador de parede é facilmente encontrado em lojas, restaurantes, igrejas, escolas e outros ambientes amplos com grande movimentação. Ele é vantajoso por ser oscilante, ou seja, é capaz de distribuir o ar fresco para todos os cantos do espaço.

Se você pensa em instalar ventilador de parede na sua casa ou em seu estabelecimento comercial, continue a leitura para aprender o passo a passo preparado pela Clima Rio! O procedimento é fácil, mas requer alguns cuidados para que o aparelho funcione de maneira adequada. 

Ferramentas necessárias para a instalação do ventilador de parede

Não tem como instalar ventilador de parede sem usar algumas ferramentas específicas. A mais importante delas é a escada, que deve ser firme para que você consiga subir com o produto e realizar os furos na parede de forma segura.

Após separar a escada, pegue uma furadeira, um martelo, brochas e uma chave de fenda, necessários para encaixar as peças e os pregos e fazer os furos de encaixe do ventilador. Em geral, com esses utensílios, você já consegue iniciar a instalação de ventilador de parede.

Cuidados necessários para a instalação do ventilador de parede

como instalar ventilador de parede

Ao definir a altura ideal para ventilador de parede, para que o ar circule de maneira uniforme e não perca força ao se chocar com outros objetos, tome cuidado para subir na escada e certifique-se de que ela está firme. Depois, instale o aparelho no ponto mais alto.

As cortinas devem ficar a uma distância considerável do ventilador para que o fluxo de ar não as levante a ponto de atrapalhar o bem-estar das pessoas ou provocar acidentes. Portanto, tome o cuidado de instalar o aparelho em um ponto estratégico para evitar esse problema.

Outra questão extremamente importante é desligar a energia para eliminar qualquer possibilidade de choques elétricos ou curtos-circuitos. Assim, você protege a si, as pessoas ao seu redor e também o equipamento.

Primeiro passo: montagem do ventilador de parede

O primeiro passo de como instalar ventilador de parede é a montagem das peças que compõem a estrutura do equipamento: hélice, motor, canopla, grades dianteira e traseira, garfo e roscas de encaixe.

A sequência de montagem começa pela primeira grade. Ela fica sobre o motor, casa com a rosca central menor e é coberta pela maior. Aperte bem até que ela esteja devidamente segura.

Quanto às hélices, procure por um corte voltado justamente para a trava do cabo do motor, que indica a posição correta da peça. Use a rosca para fixá-las bem e insira a tampa da marca do produto na grade com a roda maior.

A outra grade é feita com as presilhas. Normalmente, os ventiladores têm de 5 a 6 delas, separadas por pequenos espaçamentos. São elas que fixam o gradil com um parafuso, prendendo as peças do aparelho.

Segundo passo: instalação do suporte

O segundo passo de como instalar ventilador de parede é desenhar o suporte e fixá-lo usando uma furadeira. Utilize um lápis para marcar corretamente os pontos no espaço desejado.

Depois de fazer isso, faça a perfuração nos locais designados. Em seguida, utilize as buchas de fixação e um martelo para prender os parafusos firmemente na parede, garantindo que o ventilador não fique desequilibrado durante a oscilação.

Terceiro passo: configuração da rede elétrica

Ao aprender como instalar ventilador de parede na parte elétrica, é importante entender que o controle e o equipamento têm dois fios cada. Todos esses cabos devem ser conectados entre si e com a rede elétrica.

A primeira conexão, com isolamento, é feita entre o ventilador e o fio neutro da rede. Em seguida, o segundo cabo do aparelho e o primeiro do controle são ligados. O outro dessa base é conectado à fiação neutra. Para evitar que as fiações fiquem visíveis sob o ventilador, prenda-as atrás de uma canaleta na parede.

Ao final da instalação, o controle também é fixado na parede. Por isso, não se esqueça de manter a energia desligada durante todo o procedimento e de encapar todos os fios com fita isolante. Isso é fundamental para assegurar maior segurança durante a instalação.

Quarto passo: avaliando o funcionamento

Após esse passo a passo, o aparelho já estáestá pronto para uso. Para se certificar de que ele está funcionando corretamente. Para se certificar de que ele está funcionando corretamente, teste todas as velocidades de ventilação e preste atenção ao movimento da oscilação.

Se ele não demonstrar nenhum sinal de desequilíbrio e ventilar de forma adequada em todas as direções,  a instalação está correta e segura. Então, é só desfrutar do ar fresco e fazer manutenções periódicas para manter o produto sempre em ótimo estado.

Compre ventilador de parede na Clima Rio!

Agora que você já sabe como instalar ventilador de parede, adquira já o modelo de sua preferência! Procure pelas opções do catálogo da Clima Rio e comece a se refrescar aproveitando toda a potência desse aparelho tão popular em diversos cômodos e lojas.

A Clima Rio se destaca há mais de 20 anos no ramo de climatização e refrigeração, com aparelhos modernos e preços que cabem no seu bolso. Visite uma das unidades físicas da empresa e tire suas dúvidas com os atendentes especializados!