5 Min Leitura

Passo a passo de como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos

como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos

Pensar em como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos é uma etapa necessária no planejamento da cozinha. Ao optar por essa configuração, você tem um fogão convencional com um visual mais atraente e prático.

Apesar da vantagem, muitas pessoas que buscam inovar na cozinha não sabem que é possível colocar cooktop e forno juntos. Então, usam apenas um dos produtos ou instalam ambos em regiões distantes.

A seguir, a Clima Rio apresenta quais são as vantagens e como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos, de forma prática, para você aproveitar ainda mais os equipamentos.

Quais são as vantagens de usar cooktop e forno de embutir juntos?

como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos

Antes de começar o processo de instalação, é indispensável conhecer as vantagens que envolvem a colocação desses dois eletrodomésticos juntos. 

Uma delas é o visual moderno e harmônico da cozinha, principalmente, quando comparado ao fogão convencional. A ideia agrada os consumidores acostumados com o eletrodoméstico convencional. 

Enquanto o cooktop é a parte superior, proporcionando segurança e rapidez na hora de acionar os acendedores, o forno de embutir atua na distribuição de calor uniforme. 

Além disso, aprender como instalar cooktop e forno a gás juntos também permite um melhor fluxo de trabalho na cozinha. Uma vez que ambos estão próximos, facilitam o manuseio dos alimentos de uma etapa para outra.

Como instalar cooktop a gás?

O primeiro passo para a instalação de cooktop a gás é a avaliação da tubulação e do sistema elétrico. Certifique-se de que a estrutura escolhida para colocar o equipamento é capaz de suportá-lo. O ideal é que ela tenha entre 2 e 6 cm, sendo resistente ao calor.

Observe as distâncias entre os produtos do balcão e o cooktop para evitar combustão. Feito isso, corte a bancada de acordo com o tamanho do modelo. Em seguida, faça a instalação, conectando as tubulações.

Fixe bem o cooktop com o auxílio de grampos. Por fim, instale os queimadores e os botões de controle. Certifique-se de que tudo esteja devidamente ajustado. Se for necessário, realize um teste de funcionamento para garantir que o aparelho esteja operando corretamente.

O que fazer antes de instalar cooktop e forno de embutir a gás? 

Saber como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos é simples e fácil. Antes, confira se o espaço separado para o forno está adequado. Então, reúna as ferramentas necessárias.

O kit de instalação do gás é composto por uma mangueira metálica, um regulador de pressão ou um registro de parede. O espaço do forno de embutir deve ter uma distância de 20 mm na parte traseira e lateral, assim como 10 mm na parte superior. O material deve suportar no mínimo 30 kg.

Como a instalação é a gás, desligue o registro antes de iniciar o processo. Essa etapa é importante para evitar qualquer tipo de acidente. A partir daí, é possível iniciar a instalação de cooktop e forno a gás.

Como encaixar o forno de embutir?

O encaixe do forno é feito pela conexão da mangueira e do cabo de alimentação. Nessa etapa, não deixe de rosquear cada peça. Se precisar, use um adaptador para conectar com as mangueiras.

Também é importante seguir as instruções do fabricante e usar os acessórios fornecidos para a fixação, como grampos ou parafusos, prendendo o forno de forma segura à estrutura. 

Ao final, verifique se as conexões de gás e eletricidade estão acessíveis e corretamente alinhadas. Certos modelos podem exigir ajustes adicionais. Caso a estrutura esteja firme, você pode passar para a próxima etapa de como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos.

Como juntar o cooktop e o forno de embutir?

Para instalar o cooktop ao forno de embutir, é preciso separar materiais extras: dois tipos de T (galvanizado e de derivação). Essas peças devem ser encaixadas na saída de gás, conectadas as mangueiras dos dois aparelhos.

Uma vez que o forno de embutir e o cooktop estiverem conectados, fixe-os adequadamente na abertura da bancada ou no móvel planejado, garantindo que estejam nivelados e seguros. Por fim, realize um teste de funcionamento para verificar se tudo está correto.

Para não ter dúvidas sobre o melhor encaixe, escolha um cooktop moderno, com um design alinhado à estrutura do forno de embutir. Você o encontra na Clima Rio, especializada em eletrodomésticos de alta qualidade. 

Compre cooktop e forno de embutir na Clima Rio!

Ao aprender como instalar cooktop e forno de embutir a gás juntos, você escolhe os eletrodomésticos ideais muito mais fácil. Na Clima Rio, você encontra diversas opções por preço baixo e com as principais tecnologias do mercado!

A empresa é referência nas áreas de climatização e refrigeração há mais de 20 anos. Agora, ela amplia o leque com a venda de eletrodomésticos. Confira a seleção de forno de embutir e complete a sua cozinha com qualidade!