5 Min Leitura

O que fazer quando a geladeira não gela embaixo? Confira as soluções para esse problema

quando a geladeira nao gela embaixo

Um dos principais defeitos que desesperam as famílias é quando a geladeira não gela embaixo. Essa situação interfere justamente na conservação dos alimentos, o que atrapalha a rotina de uso do equipamento com frequência.

No entanto, não há motivo para pânico. A Clima Rio preparou um artigo especial sobre as possíveis causas e maneiras de resolver essa situação. Continue a leitura e entenda o que fazer quando a geladeira não está gelando!

Modelo da geladeira

Antes de entender as principais causas para quando a geladeira não gela embaixo, é importante identificar o modelo do produto. A primeira diferenciação tem relação com a própria estrutura: presença ou ausência do freezer.

Quando o eletrodoméstico desempenha somente a função de refrigerador, não há um nódulo eletrônico responsável por controlar o motor. Ao identificar essa diferença, você facilita o trabalho do técnico e a solução para os problemas da geladeira.

Possíveis causas

quando a geladeira nao gela embaixo

Quando a geladeira não gela embaixo, você pode suspeitar de diversas causas. Elas variam conforme o mau uso do aparelho ou as adversidades decorrentes de modelos específicos, como frost free.

Muitos transtornos podem ser facilmente identificados sem a necessidade de um técnico especializado em refrigeração, apenas observando alguma peça com mais delicadeza e corrigindo uma ação. Em outros casos, pode ser mais interessante comprar uma geladeira nova. Confira as principais causas e indicações para solução!

Formação de gelo mesmo com tecnologia frost free

A tecnologia frost free elimina o degelo manual ao evaporar a água derretida e evitar o acúmulo de gelo. No entanto, se essas ações não forem realizadas, o usuário pode notar que a geladeira parou de gelar embaixo.

Quando isso acontece, um bloco de gelo impede o duto de realizar a refrigeração. Com a persistência do problema, mais blocos de gelos são criados, dificultando a normalização da situação.

Para o gelo derreter naturalmente, basta esvaziar o aparelho, desligá-lo por 48h e deixar a porta aberta durante esse tempo. Depois, volte a aproveitar a geladeira completamente sem maiores preocupações com a refrigeração. 

Defeito no compressor

Também conhecido como motor fraco, o defeito no compressor explica quando a geladeira não está gelando embaixo. A válvula localizada no instrumento pode quebrar, dificultando a função de comprimir o gás, comprometendo alguma parte da estrutura.

A peça é fundamental em sistemas de climatização e refrigeração, como o ar-condicionado. Qualquer situação fora do normal deve ser avaliada com cuidado por um técnico especialista.

Borracha mal-vedada 

A porta da geladeira é revestida por uma borracha que protege a entrada do ar externo no espaço interno do equipamento. Se ela estiver danificada, mal-vedada ou com outro tipo de empecilho, prejudica a refrigeração.

Fique sempre atento para qualquer desgaste nessa parte da porta. Caso aconteça algum problema, a borracha deve ser trocada para a vedação ser bem realizada.

Abertura e fechamento sem necessidade

Muitos usuários têm o costume de abrir e fechar a porta da geladeira sem necessidade, apenas para dar uma olhadinha. Esse comportamento pode ser prejudicial conforme o passar do tempo. Caso nenhuma das causas listadas aqui seja encontrada no seu equipamento, é recomendável deixar a geladeira fechada e só abrir quando for preciso.

Problemas na parte condensadora

Existem dois problemas relacionados à condensadora que podem explicar quando a geladeira não gela embaixo. O primeiro é o vazamento de gás, devido a algum defeito com a peça. Se esse for o seu caso, entre em contato com um técnico para a troca.

Se a peça apenas estiver suja ou com algum defeito leve, um pano limpo com água pode resolver a questão. Novamente, se a situação persistir, vale a pena contratar um profissional para checar a solução.

Temperatura desequilibrada

Outro motivo que explica o que pode ser quando a geladeira não gela na parte de baixo é o nível da temperatura: ela deve levar em conta a quantidade de elementos e a divisão deles.

É um erro escolher a opção mínima de resfriamento e manter a geladeira completamente cheia. Isso origina um desequilíbrio na distribuição do ar, prejudicando algumas partes do equipamento.

Substitua sua geladeira na Clima Rio!

Você já aplicou as soluções acima em casos de quando a geladeira não gela embaixo, mas ela continua apresentando defeitos? Então, talvez seja a hora de comprar uma nova. Na Clima Rio, você encontra diversas opções econômicas e com tecnologias modernas!

A Clima Rio é especialista em climatização e refrigeração, além de trabalhar com a venda de eletrodomésticos. Navegue entre opções, desde micro-ondas até fogões, e aproveite!