5 Min Leitura

O que é ventilador oscilante? Conheça os locais ideais para instalar cada modelo

Homem ajustando peça do ventilador.

Você pode não saber o que é ventilador oscilante, mas provavelmente já o viu e sentiu o efeito. Em períodos muito quentes, esse produto ajuda a refrescar e possibilita que as pessoas descansem ou realizem as tarefas do dia a dia sentindo menos calor.

Esse modelo de ventilador tem sido cada vez mais requisitado, seja para uso doméstico ou em locais de trabalho. Existe uma variedade de opções do produto, que podem ser instaladas em diversos ambientes.

Para você entender o que é ventilador oscilante e saber os principais ambientes para instalar o equipamento, leia o artigo que a Clima Rio preparou um artigo sobre o assunto!

O que é ventilador oscilante?

Para entender o que é ventilador oscilante, é necessário conhecer o funcionamento do produto. Ele tem capacidade de variar o direcionamento do fluxo de ar, emitindo vento em um ângulo aberto e refrescando amplamente o espaço.

Enquanto os modelos tradicionais são fixos, dependendo de um reposicionamento manual para mudar a direção do fluxo de ar, o ventilador oscilante consegue mover a cabeça, ou grade de ventilação, de um lado para o outro. Dessa forma, ele refresca o ambiente com mais eficiência.

Quais as vantagens do ventilador oscilante?

Agora que você já sabe o que significa ventilador oscilante, é hora de conhecer as vantagens e as razões por trás da popularidade do produto. Confira os destaques separados pela Clima Rio!

Distribuição uniforme do ar

A principal vantagem do ventilador oscilante é a capacidade de distribuir o ar por todo o ambiente. A variação de direção faz com que o fluxo chegue a áreas que não seriam alcançadas por um modelo de teto, criando uma sensação de conforto em cada cantinho.

Alívio em dias quentes

O vento criado pelo movimento das pás proporciona o frescor e o bem-estar necessários em um dia quente. Esse ventilador é perfeito para aliviar o estado de abafamento em locais fechados.

Ajuste de velocidade

Muitos modelos de ventiladores oscilantes oferecem opções de controle variadas, permitindo ajustar a velocidade e a intensidade do fluxo de acordo com suas preferências. Você pode configurar isso antes de ligar o aparelho ou mesmo enquanto ele já estiver funcionando.

Economia de energia

O ventilador oscilante é um produto duplamente econômico: ele poupa dinheiro e gasta pouca energia em comparação com outros sistemas de refrigeração mais robustos, como o ar-condicionado. Esse fator é especialmente importante em regiões muito quentes.

Homem e mulher comemorando em frente ao ventilador.

Baixa manutenção

O ventilador oscilante não exige reparos constantes e não tem uma manutenção cara — basta mantê-lo sempre limpo para não ter maiores problemas. Interferências ou defeitos podem ser facilmente resolvidos com uma assistência técnica especializada.

Onde instalar o ventilador oscilante?

Depois de entender o que é ventilador oscilante e suas principais vantagens, é importante considerar o local de instalação do produto. A Clima Rio separou alguns ambientes ideais, confira abaixo!

Escolas e estabelecimentos comerciais

O ventilador oscilante de parede permanece fixo. Ele é ideal para locais amplos porque alcança os quatro cantos, refrescando todas as pessoas presentes.

Esse modelo normalmente é instalado em escolas e estabelecimentos comerciais, pois, devido à distribuição uniforme do ar fresco, os alunos conseguem focar no estudo e os clientes se sentem mais relaxados enquanto fazem compras.

Salas

O ventilador oscilante de coluna é mais comum em residências. Ele não é fixo, portanto, pode ser transportado entre os cômodos durante os dias mais quentes do ano. É ideal para deixar na sala ou nos quartos e refrescar toda a família.

Obstáculos e outros itens que podem atrapalhar o movimento ou enfraquecer a potência do produto não são um problema, pois a estrutura da coluna libera o ar por cima dos móveis e outros eletrodomésticos e ele circula sem impeditivos.

Quartos e escritórios

Já o ventilador oscilante de mesa é pequeno e leve. Ele tem capacidade de refrescar ambientes menores, sem muita circulação de pessoas.

A praticidade é outro benefício, visto que basta posicioná-lo em cima da mesa ou cadeira, conectá-lo na tomada e ligá-lo. Certifique-se de deixar o aparelho em um local bem firme para evitar tremedeiras e acidentes.

Cozinhas

Em cozinhas e áreas de refeição, onde há acúmulo de calor devido ao fogão e a outros eletrodomésticos, o mecanismo do ventilador oscilante pode ajudar a dissipar a massa de ar quente e tornar o ambiente mais agradável.

Além disso, por distribuir o ar para várias direções, o modelo oscilante ajuda a afastar moscas e outras partículas indesejáveis que podem surgir com o calor ou o cheiro das refeições.

Onde comprar ventilador oscilante?

Agora que você sabe o que é ventilador oscilante, já pode escolher o produto de sua preferência no catálogo da categoria na Clima Rio! Conte com a qualidade e a economia de uma empresa especialista em climatização e refrigeração!

Se desejar, visite uma das unidades físicas da Clima Rio espalhadas pelo país e confira as ofertas de ventiladores, das mais variadas opções, para refrescar sua loja ou sua residência. Aproveite!