5 Min Leitura

O que é micro-ondas? Descubra as funcionalidades

pessoa colocando comida para esquentar no micro-ondas.

Se você está comprando eletrodomésticos para a sua cozinha pela primeira vez, precisa entender o que é micro-ondas e quais são as vantagens de uso. Hoje em dia, esse equipamento é instalado em grande parte dos lares.

Ao entender para que serve o micro-ondas, você escolhe o produto mais adequado para as suas preferências, otimizando sua experiência na cozinha e aproveitando os benefícios ao máximo.

A Clima Rio preparou um artigo para explicar o que é micro-ondas, como ele funciona e quais são os benefícios de uso. Continue a leitura para escolher o aparelho mais compatível com o que você precisa!

O que é e como usar o micro-ondas?

O micro-ondas é um dos aparelhos mais populares nas casas brasileiras, presente em vários momentos do dia a dia. A estrutura é feita de metal e composta por uma porta horizontal, aberta para a inserção daquilo que será aquecido em poucos minutos. 

Ao lado da porta, há um painel com botões e um temporizador. O usuário deve configurar o tempo de aquecimento ou selecionar determinada função extra, como descongelamento ou remoção de odor.

Compreender como usar micro-ondas é simples, rápido e prático. O equipamento é recomendado tanto para iniciantes quanto para especialistas em culinária. A seguir, a Clima Rio explica o funcionamento de forma prática.

Como o micro-ondas funciona?

O funcionamento do micro-ondas ocorre pela emissão de radiações eletromagnéticas de alta frequência que interagem com as moléculas de águas dos alimentos. O prato giratório faz com que todos os lados recebam calor.

Na estrutura interna, existem dois componentes fundamentais: o magnétron, que emite as ondas eletromagnéticas, e a ventoinha, que as recebe e transmite para o alimento.

Muitas pessoas acreditam que a irradiação disparada pode causar mal para a saúde. Porém, isso é um mito, pois o nível não altera as substâncias nutritivas presentes, sendo igual à encontrada em rádios e lâmpadas, por exemplo.

Interna CMA o que e micro ondas ok

Quais são os benefícios de usar o micro-ondas?

Esse eletrodoméstico representa uma revolução moderna na culinária. Em questão de segundos ou minutos, é possível degustar uma comida ou uma bebida como se tivesse sido preparada no fogão.

Após saber o que é micro-ondas e como ele funciona, vale conhecer as vantagens que tornam o aparelho tão popular em casas e apartamentos, além da principal função: aquecimento rápido dos alimentos.

Continue a leitura para descobrir o que mais os modelos de micro-ondas oferecem para a sua rotina.

Preparos pré-programados

Alguns modelos de micro-ondas têm botões específicos para preparos pré-programados, que agilizam ainda mais o tempo de espera. É possível encontrar indicações para fazer pipoca e arroz, por exemplo

Outra vantagem é a função reaquecer, voltada especificamente para pratos já prontos previamente, mas que se encontram frios no momento da refeição, como almoço ou jantar. 

Economia de energia

Assim como qualquer eletrodoméstico, o consumo de energia do micro-ondas varia conforme o uso. Em média, ele gira em torno de 14 kWh por mês. É possível encontrar modelos com classificação A do Selo Procel, que atestam a economia.

Diferentemente dos fornos elétricos, que ficam ligados por mais tempo, o micro-ondas destaca-se pela rapidez. Como o produto é usado apenas quando necessário, colabora para a diminuição dos gastos com a energia. 

Eliminação de odores e limpeza facilitada

A função que elimina os odores indesejáveis da comida aquecida é encontrada em alguns modelos de micro-ondas. Ela evita preocupações com a proliferação do cheiro pelo ar, por exemplo.

Outra função auxilia na limpeza do aparelho. Antes de acioná-la, você deve colocar um copo cheio de água no centro do prato giratório. Espere o tempo determinado e retire o recipiente com cuidado. Em seguida, use um pano macio para limpar os cantos das paredes internas. Caso seja necessário, aplique detergente.

O que você não pode colocar no micro-ondas?

Além de saber o que é micro-ondas, vale tomar alguns cuidados durante o uso. É necessário evitar alguns objetos que podem danificar o equipamento, o ambiente e a pessoa que o está utilizando.

Você sabe o que não pode colocar no micro-ondas? Evite objetos de metal, como talheres, folhas de alumínio ou recipientes com detalhes metálicos. Eles refletem as ondas eletromagnéticas, podendo causar faíscas, incêndios e outros danos.

Também evite sacos de papéis e recipientes plásticos inapropriados, como isopor e plástico-filme. Você pode colocar no micro-ondas frutas e vegetais com casca espessa apenas se perfurá-los antes.

Onde comprar micro-ondas?

Agora que você sabe o que é micro-ondas e conhece as principais vantagens, ficou interessado em adquiri-lo? Explore o catálogo da Clima Rio e compre o seu! Analise as cores, as tecnologias e os tamanhos para levar o modelo de sua preferência!

Presente há mais de 20 anos no mercado de refrigeração e climatização, a Clima Rio é referência de qualidade na venda de eletrodomésticos, como geladeiras e fogões. Acesse os demais artigos disponíveis no blog e complete a sua cozinha de forma econômica com os produtos no site!