5 Min Leitura

O cooktop é a gás? Conheça os tipos desse aparelho

Pessoa quebrando ovo em panela sobre o cooktop.

Como o modelo é diferente do convencional, é comum que as pessoas questionem se o cooktop é a gás. O aparelho funciona nesse sistema instalado na residência, mas também tem particularidades com outros modos.

Para quem busca uma experiência culinária diferenciada e um visual moderno para cozinha, escolher um dos tipos disponíveis de cooktop no mercado pode ser a solução ideal.

Compreender as diferenças e as vantagens de cada um facilita a jornada de compra. A Clima Rio preparou um artigo especial sobre o assunto, explicando qual cooktop é a gás. Confira!

Funcionamento do cooktop a gás

O cooktop é semelhante ao fogão convencional, mas sem o forno embutido. Independentemente do modelo, a estrutura é fixada em cima da bancada. Por essa razão, ele é voltado principalmente para cozinhas planejadas ou com espaço adequado para a instalação.

O funcionamento também não é muito diferente do fogão tradicional. Quando conectada à tubulação da residência, a fonte do cooktop a gás alimenta os queimadores, responsáveis por gerar o calor necessário para cozinhar.

No entanto, o usuário precisa ficar atento quanto ao uso do gás, que pode ser natural ou GLP. Se for necessário, é possível realizar a conversão e ter um cooktop a gás encanado na residência.

Vantagens do cooktop a gás

Além de saber se o cooktop é a gás, é interessante conhecer algumas vantagens para compreender melhor o uso. A primeira é a aparência elegante que o produto proporciona ao ambiente.

O cooktop tem conquistado cada vez mais pessoas pela facilidade e pela praticidade que ele oferece no preparo das refeições.

A seguir, a Clima Rio separou três principais benefícios do cooktop a gás para você escolher o modelo de sua preferência com mais clareza e confiança.

Acendimento rápido e automático

O cooktop a gás é fabricado com queimadores rápidos, que eliminam as esperas pela estabilização da chama. Basta apertar o botão e selecionar o nível para acender instantaneamente. Isso torna o aparelho eficaz para quem valoriza a otimização de tempo na cozinha e o preparo eficiente.

Economia de energia

Ao atingir a temperatura com mais rapidez, o cooktop a gás contribui para a economia de energia, pois elimina o pré-aquecimento prolongado do fogão comum. Esse benefício é importante para quem utiliza o aparelho com frequência ao longo do dia.

Facilidade na limpeza

A superfície do cooktop a gás é feita de vidro temperado, o que facilita a remoção de resíduos e garante a limpeza descomplicada. Além disso, sem as tradicionais grades de ferro, o usuário agiliza ainda mais esse processo.

Se ocorrer qualquer tipo de mancha na superfície, basta usar um pano úmido no local para limpá-lo. Essa praticidade permite a manutenção regular sem esforço excessivo, contribuindo para a higiene contínua da cozinha.

Pessoa cozinhando no cooktop.

Cooktop elétrico, a gás ou de indução

Além do modelo a gás, existem mais dois tipos de cooktop: de indução e elétrico. Eles funcionam com base na fonte de energia da casa.

O cooktop elétrico tem superfície feita de vitrocerâmica. Abaixo das bocas, ele usa a resistência elétrica para gerar a chama. Ao ligá-las, a corrente de energia transmite calor para o cozimento.

O cooktop por indução também opera com a corrente elétrica, mas por meio do campo eletromagnético criado pelas bobinas de cobre. É necessário utilizar panelas específicas para esse eletrodoméstico.

Como escolher o melhor cooktop?

Agora que você sabe reconhecer quando o cooktop é a gás, pode escolher o melhor tipo para a sua casa. Tudo depende das suas necessidades na hora de cozinhar.

Se a segurança é um recurso essencial para você, o cooktop por indução destaca-se, visto que ele possui travas que impedem o alcance das crianças e bloqueiam a chama sem a presença do material indutor. No entanto, para usá-lo, é necessário obter panelas específicas.

Por outro lado, o modelo a gás é mais econômico. Ele é indicado para quem está acostumado com o fogão convencional e já tem um botijão instalado na residência. Também suporta qualquer tipo de panela, eliminando a necessidade de trocar os utensílios já presentes na cozinha.

Cooktop a gás de qualidade é na Clima Rio!

Se o cooktop é a gás ou elétrico, você o encontra na Clima Rio! Explore o catálogo com opções voltadas para diversas voltagens e número de bocas de sua preferência. 

Monte a sua cozinha planejada gastando pouco e adquirindo produtos de qualidade. Experimente instalar o forno de embutir abaixo do cooktop para ter um fogão completo, moderno e tecnológico, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia. Aproveite!