6 Min Leitura

Entenda que tipo de óleo usar para lubrificar ventilador

Hélice do ventilador fora do eletrodoméstico.

Você sabe que tipo de óleo usar para lubrificar ventilador? Muitas pessoas têm essa dúvida, já que normalmente terceirizam a manutenção ou nem sabem que ela precisa ser realizada.

Mas a lubrificação não é difícil de ser feita por conta própria. Utilizando o produto certo, o aparelho se mantém em bom estado por bastante tempo. Por isso, a Clima Rio vai dizer o que é bom para lubrificar ventilador e dar dicas do que evitar durante esse pequeno ajuste.

Por que lubrificar o ventilador?

Antes de pensar em que tipo de óleo usar para lubrificar ventilador, você sabe por que essa etapa é importante para o aparelho? Ao ser feita regularmente, a lubrificação evita o ressecamento das peças e torna a movimentação mais suave, sem que haja ruídos de atrito. Ela ainda retorna a rotação para a velocidade usual.

Em caso de ventilador fazendo barulho e ausência de manutenção, o tempo de vida útil é reduzido e o uso se torna incômodo. Quanto mais as peças ficam ressecadas, maior é o esforço para o funcionamento. Consequentemente, o metal acaba se desgastando mais rápido.

Ainda que seja um processo simples, se feito com um produto contraindicado, pode piorar o funcionamento e travar o eixo. Isso acontece com misturas caseiras, óleos de cozinha e outros líquidos de textura viscosa. Embora sejam muito utilizados como substitutos, não são capazes de aguentar a temperatura do motor.

Ao lubrificar o ventilador com óleos de soja, girassol e demais variações para preparação de alimentos, o efeito positivo dura pouco tempo. Em vez de deixar as peças em boas condições de funcionamento, esses produtos criam uma camada propícia para o acúmulo de poeira e sujeiras, gerando uma espécie de graxa.

Nesse caso, a consistência da sujeira é densa e impede a rotação das pás, mantendo as buchas travadas. Por isso, evite o uso de quaisquer materiais que não tenham compatibilidade com o calor do motor e o material das peças. Aproveite e descubra na sequência qual tipo de óleo usar para lubrificar ventilador.

Mulher mexendo no celular e segurando a grade do ventilador.

Qual óleo pode ser usado na lubrificação do ventilador?

O óleo para lubrificar ventilador precisa de uma viscosidade adequada para ter fluidez e passar entre as buchas do motor. O ideal é que seja um óleo não detergente, que não é inflamável e evita riscos de incêndios a partir do aquecimento necessário para o funcionamento da hélice.

Alguns eletrodomésticos acompanham um manual que já descreve o produto específico a ser usado. Nesse caso, o mais recomendado é seguir a indicação do fabricante para evitar danos que a garantia não cobre. No entanto, se não houver recomendação, procure por óleo que atenda aos seguintes critérios:

  • viscosidade 10, 15 ou 20 (quanto mais fino o óleo, menor o número);
  • preferencialmente destinado a ventiladores;
  • não seja utilizado para limpeza de rolamentos, como o wd-40 (comumente usado em tutoriais da internet);
  • resistência a altas temperaturas.

O óleo multiuso Singer, por exemplo, é bastante utilizado em tutoriais, mas tem uma viscosidade abaixo da recomendada pela maioria dos técnicos. Ela se inicia entre o intervalo de nível 9 e 11; conforme é aquecido, a fluidez e a aderência na superfície das engrenagens diminui.

Já os óleos usados em motores de carro, que também são aplicados nesse processo, têm maior resistência ao calor e textura estável. Nesse tipo de produto, o grau de viscosidade se inicia em 5 ou 10 e aumenta com o motor ligado até o grau 40, que é capaz de se manter úmido sobre as peças por mais tempo.

Qual dos dois é melhor para o ventilador?

Ainda que a viscosidade seja maior em um dos produtos, não há um consenso de qual é o melhor óleo lubrificante para ventilador. Algumas pessoas que usaram os dois e tiveram a mesma experiência; outras usaram somente o de baixa fluidez e ainda notaram um resultado positivo.

Portanto, o ideal é que sejam feitos testes. Compare o custo-benefício, a duração até uma nova lubrificação e a conservação das buchas depois da primeira aplicação.

Como aplicar o óleo para ventilador?

Agora que você já sabe que tipo de óleo usar para lubrificar ventilador, talvez esteja se perguntando: como aplicar o produto? De forma simplificada, a aplicação no modelo de mesa é feita na bucha localizada na base do eixo da hélice – que fica exposta quando as pás são retiradas – e na ponta traseira da mesma peça.

Para isso, além de retirar a parte plástica da frente, a tampa do motor também deve ficar solta. Com o interior à mostra, basta desparafusar a estrutura de plástico da camada externa do ventilador e aplicar o produto na base da bucha, girando a parte metálica para o óleo descer e encontrar a parte frontal. Isso mantém a umidade uniforme.

No ventilador de teto, a lubrificação também é feita com o aparelho desligado. Siga esta ordem:

  1. remova o módulo de iluminação;
  2. tire as pás da hélice;
  3. tire o motor;
  4. desconecte os fios expostos entre o motor e o teto;
  5. aplique três ou quatro gotas do óleo no rolamento superior;
  6. gire-o para espalhar o produto;
  7. aplique o produto no rolamento de contato com a luminária por uma abertura próxima.

Mantenha a ventilação em pleno funcionamento com a Clima Rio!

Já sabe que tipo de óleo usar para lubrificar ventilador, mas ainda tem outras dúvidas? Acompanhe os artigos do blog da Clima Rio com dicas para uma manutenção adequada. Lembre-se: se precisar de um modelo novo, corra para o site ou uma das lojas físicas, onde estão as melhores marcas do mercado!