5 Min Leitura

Descubra quando o gás de geladeira tem cheiro e como lidar com o vazamento

gás de geladeira tem cheiro

Se você já se perguntou se o gás de geladeira tem cheiro, é porque, em algum momento, deve ter sentido um odor diferente saindo do aparelho. Nesse caso, isso serve como um alerta para averiguar o funcionamento dele.

O gás de geladeira não emite nenhum cheiro. Se acontecer, isso pode ser sinal de um vazamento, que ocasiona problemas como perda de alimentos, freezer descongelado, água escorrendo, entre outros.

O cenário é alarmante, por isso exige preparo para alcançar a melhor solução. Pensando nisso, a Clima Rio preparou um artigo para você entender como saber se a geladeira está vazando gás. Confira!

Como funciona o resfriamento da geladeira?

Antes de compreender se o gás de geladeira tem cheiro e qual é a relação entre isso e o vazamento, é importante reconhecer o papel dele no funcionamento do eletrodoméstico. 

A refrigeração começa quando o gás sai do compressor, passa pelos condensadores e pelo sistema da geladeira. Esse movimento gera a evaporação e a absorção do calor. O ciclo se repete quando ele volta ao compressor. 

Assim, tudo funciona com base na dinâmica natural do gás refrigerante dentro do aparelho. Se há qualquer tipo de impedimento para a conclusão desse caminho, como acontece na geladeira com cheiro de gás, não há congelamento nem resfriamento.

Motivos para o mau funcionamento da geladeira

É muito provável que o mau funcionamento esteja relacionado com o gás, mas nem sempre é o caso. O movimento de abrir a porta do equipamento por diversas vezes consome energia desnecessária e prejudica a refrigeração.

Também se atente às borrachas que cobrem as portas. Caso elas estejam danificadas ou soltas, isso pode atrapalhar a vedação, dificultar a refrigeração e aumentar os gastos com energia.

Outros problemas incluem porta mal fechada, motor queimado e seleção inadequada da temperatura. O ajuste deve considerar a temperatura ambiente. Nos dias mais quentes, por exemplo, selecione a maior potência. Qualquer desequilíbrio pode prejudicar o funcionamento da geladeira.

O que fazer quando o gás soltar algum cheiro?

gás de geladeira tem cheiro

Todos os eletrodomésticos refrigeradores possuem um tipo de gás para isso. Na geladeira, pode ser o gás freon e o HFC-134, que não emitem cheiro. O odor aparece justamente quando há algum tipo de problema maior com o aparelho. Ele tem origem na parte traseira da geladeira e é geralmente adocicado.

Se não for solucionado, esse problema pode prejudicar a saúde das pessoas e a vida útil do aparelho. Por conta disso, abra portas e janelas quando identificar o vazamento e fique longe do equipamento, para não inalar o gás.

Em seguida, não hesite em ligar para uma assistência especializada e pedir o orçamento do conserto do produto. É possível que, por conta do escape do gás por meio de um furo, não haja conserto, então será necessária a compra de uma nova geladeira.

Como saber se a geladeira está vazando?

Além de verificar se o gás de geladeira tem cheiro, existem outras formas de detectar o vazamento do líquido refrigerante interno do sistema. O primeiro passo é observar a capacidade de congelamento: se você notar qualquer dificuldade no congelamento ou até a falta dele, isso é um forte sinal de vazamento de gás.

Alguns fatores são ainda mais evidentes, como gotas pingando do aparelho, o que não é comum no dia a dia. Portanto, ao perceber qualquer poça de água embaixo da geladeira, comece a se preocupar e se perguntar: “minha geladeira está com cheiro de gás”?

Se o motor reiniciar diversas vezes para fazer a operação completa, isso também pode ser um forte indício de gás da geladeira vazando. Nesse caso, o reinício vem acompanhado de pequenos sons ou estalos.

O tubo da unidade externa congelado também pode indicar vazamento. De maneira geral, o motor, o cheiro do gás e o congelamento são pontos para verificar no refrigerador.

Como solucionar o vazamento de gás da geladeira?

Qualquer solução para o vazamento de gás da geladeira deve ser feita por um técnico profissional especializado. O usuário não deve optar pelo reparo por conta própria, pois isso pode representar riscos à segurança e ao produto.

Pode ser necessário comprar uma geladeira nova, em casos de vazamento mais crítico ou custo de reparo elevado. Caso ela seja antiga, as substituições das peças costumam ser caras.

Refrigeração de qualidade é na Clima Rio!

Agora, você sabe que o gás de geladeira tem cheiro quando acontece o vazamento e o que fazer quando esse problema surgir. Se precisar comprar um novo refrigerador, procure na loja da Clima Rio!

Há diversas geladeiras e refrigeradores modernos e econômicos, nas mais diversas marcas e voltagens. A empresa está há mais de 20 anos sendo referência em climatização e refrigeração. Explore o catálogo virtual ou, se preferir, visite uma das unidades físicas!