5 Min Leitura

Descubra para que serve o capacitor do ventilador

Casal com expressão de alívio em frente ao ventilador.

Cada peça desempenha um papel essencial para o pleno funcionamento de um aparelho. Ao conhecê-las, é possível identificar falhas e realizar reparos adequadamente. Quando você sabe para que serve o capacitor do ventilador, por exemplo, fica mais fácil entender o processo de ventilação.

A seguir, descubra qual é a função do capacitor no ventilador e como identificá-lo no aparelho que está em seu lar ou ambiente comercial. Apenas tome cuidado caso realize a manutenção por conta própria!

Qual é a função do capacitor?

A função capacitor do ventilador é dar partida no motor, mantendo a constância da velocidade de rotação selecionada. Sozinho, o motor não é capaz de realizar essa tarefa, por não ter força e torque suficientes, mas é essencial para transformar a energia elétrica em mecânica.

De forma simplificada, o processo acontece assim: ao estar conectado na tomada, o estator (parte física do motor) recebe e direciona a eletricidade como energia mecânica para o rotor. Essa parte gira e leva o movimento para o eixo, em que as pás estão posicionadas e iniciam a rotação.

Por isso, quando o capacitor de ventilador não funciona corretamente, o aparelho liga, mas emite um ruído e fica estático em poucos instantes. Nesse caso, há três possibilidades: defeito de fábrica, desgaste por tempo de uso ou queima por uso indevido.

Quando o componente queima, é sinal de que a capacitância não é proporcional à potência do aparelho. Essa propriedade diz respeito ao armazenamento de energia e pode ser medida por um multímetro. Ela é indicada pelo fabricante, que apresenta a peça em diferentes formatos. Os mais comuns são: tubulares, quadrados e retangulares.

A tensão elétrica também precisa ser adequada para o funcionamento da peça, evitando que ela sofra curto-circuito. Em redes de 127V, a tensão mínima deve ser de 250V. Em redes de 220V, o valor sobe para 330V. Caso você tenha dúvidas para conferir essa informação, consulte um eletricista ou técnico de reparos.

Mulher segurando o ventilador em sua direção.

Quais são os tipos de capacitores?

Além de saber para que serve o capacitor do ventilador, é importante conhecer os diferentes tipos da peça. Ela é encontrada em materiais que variam em resistência e durabilidade.

O poliéster possui alta capacitância e funciona em circuitos de bem potência. O tântalo é mais resistente à corrosão. Por isso, possui um preço mais alto. A cerâmica tem alto poder isolante e é considerada um dos materiais mais comuns, com valor que costuma ser acessível.

A quantidade de fios da peça também muda a cada modelo. A de dois fios possui apenas dois terminais de polarização, enquanto a de três fios funciona de forma dupla.

Isso significa que cada combinação entre os fios laterais e o central representa um capacitor, que funcionam de forma conjunta. Isso é mais comum no ventilador de teto, que requer uma quantidade maior de energia para executar a rotação.

Como saber qual é o melhor para o ventilador?

Ao saber para que serve o capacitor do ventilador, talvez você esteja se perguntando se há um melhor que outro. A resposta é negativa. Na verdade, a escolha deve ser feita de acordo com a capacitância. Se ela não for correspondente à potência do aparelho, pode haver sobrecarga e queima.

Como descobrir o tipo de capacitor do ventilador?

Para descobrir o tipo de capacitor, é necessário localizá-lo dentro do aparelho. A abertura deve ser feita com cuidado e fora da tomada, focando na peça entre a hélice e o motor. Só mexa nele caso esteja realizando uma troca ou teste de funcionamento, evitando danos permanentes.

Quando cada capacitor deve ser trocado?

Levando em consideração para que serve o capacitor do ventilador e que ele dá partida no motor, é possível identificar o momento certo de trocá-lo. Quando ele falha, um ruído é emitido ao ligá-lo na corrente elétrica. O movimento não é constante ou a velocidade não é alcançada, tendo um ritmo lento.

Descubra mais curiosidades sobre ventiladores na Clima Rio!

Já sabe para que serve o capacitor do ventilador e identificou alguma falha no aparelho da sua casa por meio deste conteúdo? Então, é hora de realizar a manutenção. Caso o problema não esteja na peça, mas no funcionamento geral, escolha um novo modelo na Clima Rio!

A Clima Rio tem as melhores marcas do mercado, com tecnologias de funcionamento silencioso e economia de energia, que complementam a ventilação iniciada pelo capacitor. Aproveite os preços que cabem nos mais variados orçamentos e faça uma compra segura, no site ou em uma das lojas físicas!