6 Min Leitura

Conheça os tipos de geladeira e saiba como escolher

tipos de geladeira

Ao montar a cozinha do lar ou inaugurar um comércio de alimentos, é essencial conhecer os tipos de geladeira para escolher o melhor para as necessidades do dia a dia. As diferentes estruturas e tecnologias avançadas podem beneficiar a rotina de conservação dos alimentos e das bebidas com eficiência.

Neste artigo, a Clima Rio destaca os principais tipos de geladeira disponíveis no catálogo da loja. Conheça as características de cada um e prepare-se para adquirir o eletrodoméstico de sua preferência!

Escolha pela estrutura

tipos de geladeira

Em relação à parte estrutural, os tipos de geladeira dividem-se em duas linhas: a branca (conhecida por disfarçar bem riscos e manchas) e a inox (conhecida pelo visual mais moderno e de alta durabilidade). Além das cores, você pode escolher pela quantidade de portas e capacidade de armazenamento do equipamento.

Side by side

A geladeira side by side é uma das mais sofisticadas do mercado, devido à estrutura diferenciada, com duas portas lado a lado. Isso faz dela um grande atrativo para grandes cozinhas e comércios.

Diferentemente do convencional, o freezer é acoplado em uma das portas, enquanto o refrigerador abre na outra. O espaço interno é dividido por prateleiras, que possibilitam a ampla disposição dos itens.

Outro diferencial é a alta capacidade da geladeira side by side de armazenar os alimentos. Ela comporta, no mínimo, 450 L, oferecendo a possibilidade de encher o espaço interno com tranquilidade.

Multidoor

A geladeira multidoor apresenta três ou mais portas, ideal para quem recebe muitas visitas ou mora com várias pessoas. O freezer pode estar posicionado na parte inferior de alguns eletrodomésticos desse tipo.

As diversas funções da geladeira multidoor chamam atenção: dispenser de gelo, com a possibilidade de retirada direto para a jarra ou o copo, filtro de água, gavetas voltadas para gelar as bebidas e compartimentos próprios para legumes e verduras. 

Escolha pela tecnologia

O mercado também disponibiliza geladeiras com tecnologias que facilitam a limpeza, o uso diário e a economia de energia, indo além de apenas conservar adequadamente os alimentos e as bebidas. Confira alguns exemplos abaixo.

Frost free

A tradução do termo frost free já indica a principal função dessa tecnologia: a liberdade de descongelamento. Em outras palavras, a parede interna do freezer não produz gelo.

A geladeira frost free é indicada para agilizar o processo de limpeza, visto que não há necessidade de esperar o freezer descongelar para iniciar a manutenção. 

É possível encontrar modelos tradicionais com essa tecnologia, como a side by side, a duplex inverse e a inverter. Esse recurso está presente em uma gama ampla de estruturas, como a side by side.

Cycle defrost

A tecnologia cycle defrost requer o descongelamento apenas duas vezes ao ano, nos mesmos períodos da limpeza. O processo é simples e prático: basta apertar um botão como iniciar. 

Os modelos de geladeira com cycle defrost contam com um sistema de ventilação que faz o ar interno circular constantemente. Eles consomem energia com moderação, sendo mais econômicos que os refrigeradores frost free.

Por outro lado, caso a manutenção dos aparelhos com cycle defrost não for realizada adequadamente, o espaço interno tende a ficar com odores dos alimentos e das bebidas.

Com degelo seco

É necessário descongelar a geladeira com degelo seco frequentemente, sempre que notar acúmulo de líquido no interior. Existe um botão feito apenas para esse processo, assim como no cycle defrost.

A água descongelada deve cair em uma bandeja coletora, enquanto o compressor liga e desliga para completar a etapa da limpeza. Por fim, o líquido evapora ao ir a um recipiente próprio para isso.

Com degelo manual

O degelo manual está presente nos tipos de geladeira mais tradicionais do mercado. O processo é mais trabalhoso, pois requer desligar o eletrodoméstico e ligá-lo novamente somente quando o gelo derreter por completo.

Ao fim, é necessário limpar a água derretida, outro trabalho entre o descongelamento e a limpeza. O tempo de realização da tarefa pode variar, dependendo da quantidade de gelo acumulado e das condições do ambiente.

Inverter

A tecnologia inverter está presente em diversos eletrodomésticos. A rotação do motor funciona buscando o equilíbrio entre a temperatura interna e externa. O motor fica em constante funcionamento. Sem ligar e desligar, não há picos de energia, o que pode reduzir o impacto nas contas do comércio ou da residência.

Os aparelhos com a tecnologia inverter também são bem mais silenciosos, justamente por conta da ausência dos barulhos gerados pelos picos de energia. Assim, dá para aproveitar todo o potencial da modernidade sem nenhum incômodo.

Como escolher a melhor geladeira?

Para escolher o melhor equipamento, não basta apenas conhecer os exemplos mencionados acima. É importante ter em mente o tamanho da geladeira e a capacidade para o tipo de uso. Isso envolve pensar no número de pessoas presentes da casa ou na quantidade de alimentos conservados durante a semana.

O tipo de degelo também deve ser considerado. Nem todo mundo tem tempo para descongelar completamente ou eliminar o gelo no modelo tradicional, apesar do preço baixo.

Escolha a sua geladeira na Clima Rio!

Os tipos de geladeira mais econômicos e modernos do mercado estão na Clima Rio! Após conhecer as vantagens de cada um, explore as opções e compre sem sair de casa!

Dê uma olhada na seção de micro-ondas da Clima Rio! Deixe a sua cozinha mais atraente e completa gastando pouco com produtos de qualidade. A empresa é referência em climatização e refrigeração há mais de 20 anos, com uma gama de produtos para casa e comércio. Aproveite!