5 Min Leitura

Como saber qual geladeira consome menos energia? Conheça critérios e modelos econômicos

qual geladeira consome menos energia

Para equilibrar as contas do mês e congelar os alimentos de maneira adequada, é necessário saber qual geladeira consome menos energia. Conhecer o modelo e o modo que ele alcança essa economia facilita a pesquisa alinhada às suas preferências.

A pesquisa pela geladeira mais econômica envolve a potência do equipamento, a certificação do selo de economia, a marca, as tecnologias, o tamanho e a capacidade. A partir da análise desses fatores, o investimento com economia é devidamente garantido a longo prazo.

A Clima Rio preparou um artigo que explica os principais tópicos de atenção durante a pesquisa para qual geladeira consome menos energia. Confira alguns modelos de referência disponíveis no catálogo da loja!

qual geladeira consome menos energia

Selo Procel e consumo

Entre os principais critérios na busca da geladeira que consome menos energia, está o Selo Procel, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, responsável por informar o nível de eficiência energética dos eletrodomésticos. 

É fácil visualizá-lo. Geralmente, está sinalizado sob uma etiqueta amarela na porta da geladeira. Vale procurar pela nota A+++, mais alta em termos de menor consumo de energia, resultando em contas menores no final do mês.

Ao pesquisar pelo modelo mais econômico, também é válido verificar qual é a potência de uma geladeira. O valor varia entre 45 e 150 W. É comum que equipamentos de nota A do Selo Procel tenham um rendimento energético por mês ou hora menor que outros, por exemplo.

Tecnologia inverter

Presente em muitos modelos de ar-condicionado, a tecnologia inverter controla o motor de acordo com a temperatura do ambiente e do interior do aparelho. Ela identifica o clima externo e opera de forma constante, sem o tradicional liga e desliga, que ocasiona os picos de energia.

Um motor inverter também deixa a geladeira mais silenciosa que os modelos tradicionais. A diferença na economia pode chegar até 40% ao comparar um aparelho com motor inverter e outro sem. 

Prestar atenção na presença dessa tecnologia é essencial durante a busca por qual geladeira consome menos energia. Por um lado, esse atributo encarece o valor do produto. Por outro, gera redução dos gastos energéticos durante o tempo de uso.

Tipo de degelo

Existem dois tipos de descongelamento: Frost Free e Cycle Defrost. A escolha depende da preferência do consumidor. Como a geladeira trabalha com o congelamento, o processo inverso interfere na energia gasta. 

O tipo Frost Free impede a produção de camadas de gelo no freezer automaticamente. Porém, os modelos com esse recurso costumam ser mais caros e não apresentam nota A do Selo Procel por realizarem uma tarefa extra, que exige ainda mais eletricidade.

Na busca por qual geladeira consome menos energia, tenha em mente que o Cycle Defrost exige a realização do degelo manualmente, mas promove uma circulação de ar frio mais eficaz e gera menos gastos com energia.

Funções extras

Algumas funções extras ajudam a economizar energia. Uma delas é a ação de Portas Abertas. Ela sinaliza quando o fechamento não for feito corretamente, evitando gastos desnecessários por descuido. Esse tipo de operação ajuda a diminuir o consumo de energia da geladeira

Também existe o Modo Compras e o Modo Festa, responsáveis por agilizar o congelamento em dias especiais. Quando a frequência de uso diminuir, o Modo Férias reduz a potência do produto. Alguns modelos também controlam a temperatura de um só compartimento, como o freezer, enquanto o refrigerador continua funcionando na potência mais alta.

Qual geladeira consome menos energia?

O mercado está repleto de modelos que preenchem os critérios de economia de energia, variando entre preços maiores e menores. Duas das marcas de geladeira mais econômicas disponíveis na Clima Rio são a Electrolux e a Philco.

O modelo DC35A da Electrolux, com Cycle Defrost e Selo Procel de nota A, consome 38 KWH/mês e está disponível nas voltagens 127 V e 220 V. A capacidade total é de 260 L.

Outra opção é a geladeira PRF504ID da Philco, com capacidade de 486 L, voltada para grandes famílias. Ela tem tecnologia inverter, dispenser de água na porta, alerta de fechamento incorreto e painel touch.

Geladeira com economia é na Clima Rio!

Após entender os critérios para decidir qual geladeira consome menos energia, você está pronto para finalizar a compra na Clima Rio! São diversos modelos disponíveis em uma opção variada de pagamentos!

Navegue pela página da loja para adquirir o equipamento de sua preferência com a função de congelar e conservar os alimentos com qualidade e economia! Se desejar, visite uma das unidades físicas da loja e confira todas as vantagens pessoalmente!