5 Min Leitura

Como limpar cooktop corretamente? Veja dicas para cada modelo

Homem limpando o cooktop.

Eventualmente, com o preparo das refeições, vale aprender como limpar cooktop de forma prática e rápida. A tarefa garante um visual novo e aumenta a vida útil do aparelho usado constantemente.

A estrutura diferenciada do equipamento costuma deixar os consumidores com dúvida sobre a melhor maneira de limpar cooktop, sem causar riscos ou manchas na superfície.

A equipe da Clima Rio preparou um artigo com cinco dicas de como limpar cooktop, considerando diferentes modelos e superfícies do mercado, além dos instrumentos indicados e dos cuidados extras durante a atividade. Confira!

Quais itens usar para a limpeza do cooktop?

Para saber como limpar cooktop, o primeiro passo é separar os instrumentos necessários. É importante não usar materiais abrasivos, como cloro, ácido e amoníaco, pois o equipamento é sensível a esses produtos.

Alguns modelos podem ter recomendações específicas para a limpeza, mas a maioria permite detergente neutro e álcool. Sabão em pasta, limpa-inox e multiúso são úteis para eliminar a gordura da superfície. Esfregue com o auxílio de um pano ou uma esponja. Veja mais dicas sobre como deixar o cooktop brilhando!

Cooktop de inox

Os arranhões e as marcas de líquidos aparecem com facilidade no inox. Para evitá-los, é recomendado utilizar os itens mencionados anteriormente, como a esponja e o detergente neutro. Você também pode optar por álcool e vinagre branco. Basta esfregar suavemente a superfície do aparelho.

Caso o cooktop tenha chapas de ferro fundido, é preciso retirá-las, aguardar a diminuição da temperatura e esfregar com água fria, detergente ou sabão. Novamente, utilize a esponja para melhor aderência.

Cooktop de indução

O cooktop de indução é conhecido por esquentar a partir da força do campo eletromagnético, conduzido pelas bobinas internas de cobre e pela corrente elétrica. Ele exige cuidado maior na manutenção, pois a qualquer momento, a superfície pode ser acesa sem a intenção.

Para evitar essa situação, desligue o eletrodoméstico antes de iniciar qualquer procedimento. Também evite usar esponjas metálicas para não prejudicar a indução entre os materiais condutores.

Em seguida, limpe sujeiras mais leves da superfície de vitrocerâmica usando pano umedecido em água morna. Para remover resíduos pesados, utilize água quente ou detergente neutro. Depois, passe um pano seco para completar o processo.

Homem usando o borrifador no cooktop.

Cooktop elétrico

Entre as dicas para limpar fogão cooktop elétrico, é importante garantir que a superfície esteja totalmente fria. Assim, você impede eventuais choques elétricos.

Nunca utilize água diretamente no produto. Umedeça uma esponja macia ou um pano. Em seguida, esfregue levemente a superfície. Se desejar, use detergente neutro. Caso o modelo seja feito de vidro, é necessário usar uma espátula específica para retirar as manchas persistentes.

Cooktop a gás

O cooktop a gás é semelhante ao fogão tradicional. Portanto, para limpá-lo, retire as grades protetoras e certifique-se de que os botões que acendem as bocas estejam desligados.

Em seguida, misture água e detergente neutro para limpar os queimadores, as grelhas e toda a superfície. Por fim, atente-se à permanência de qualquer resíduo nos queimadores, seque o aparelho e ligue-o novamente.

Cooktop de vidro

O cooktop de vidro é um dos mais fáceis de limpar. A atenção necessária para a higienização é igual a dos outros procedimentos: usar materiais leves para não provocar manchas ou riscos.

Uma das dicas para limpar cooktop de vidro diferencia-se dos outros modelos: o aparelho deve estar levemente aquecido para receber a mistura de água e detergente neutro. Também é possível usar bicarbonato de sódio para facilitar a remoção.

Espere alguns minutos até o desengordurante para cooktop fazer efeito e passe um pano úmido sobre o vidro com cuidado para não danificar a aparência do aparelho. Depois que ele não apresentar mais sujeiras, seque-o com um pano.

Dicas extras para a boa limpeza de cooktop

Mesmo após aprender como limpar cooktop corretamente, outras dicas podem deixar essa tarefa ainda mais prática. Uma delas é prestar atenção durante o dia a dia. Ao sinal de qualquer comida na superfície, remova-a rapidamente. Para limpar os acendedores, desligue a tomada e passe um pano úmido nos botões.

Também é interessante manter a periodicidade, planejando a tarefa com os materiais corretos. Nunca use produtos tóxicos ou inflamáveis. Leia bem os rótulos para seguir as orientações adequadas. Isso evita eventuais acidentes químicos, prejudicando a sua vida e o funcionamento do cooktop.

Adquira seu cooktop na Clima Rio!

Após aprender como limpar cooktop, encontre os modelos mais fáceis de limpar na Clima Rio! Explore as opções do catálogo e aplique as técnicas para deixar seu equipamento sempre com aparência nova.

Aproveite para completar a sua cozinha com um forno de embutir na seção de eletrodomésticos. Transforme o visual do ambiente e deixe a sua rotina culinária mais otimizada. Avalie e adquira o seu!