5 Min Leitura

Como desentupir a boca do fogão? Aprenda métodos rápidos para essa solução

Cooktop com utensílios de madeira ao lado.

Saber como desentupir a boca de fogão é essencial quando a gordura dos alimentos impregna a superfície do produto ao ponto de dificultar até o preparo de novas receitas. Embora seja um bom indício de que algo está errado em seu fogão, nem sempre a causa é essa.

Pensando nisso, a Clima Rio preparou um artigo especial para ensinar você a desentupir a boca do fogão de diversas formas. Continue a leitura e aprenda mais sobre esse processo!

Como verificar se a boca do fogão está entupida?

Há duas formas de identificar quando a boca do fogão está entupida. Ambas envolvem acender as chamas pelo botão, como é feito de costume durante o dia a dia na cozinha.

Se você acender a boca e a chama estiver amarelada, em vez do tradicional azul, isso significa que há uma interferência na entrega do gás. Isso é um forte sinal de que a boca do fogão está entupida.

Já se você sentir o cheiro do gás ao girar o botão e, ao apertar o comando para acender, não perceber nenhuma chama saindo da boca, é mais um alerta de interferência dentro do fogão.

Como desentupir a boca do fogão?

Agora que sabe identificar o problema, provavelmente, você está se perguntando: o que é bom para desentupir o fogão? Não é necessário recorrer a soluções complexas e milagrosas, mas sim algo bem simples: uma boa limpeza.

Tem como desentupir a boca de fogão com vários métodos de acordo com o tipo de eletrodoméstico presente na cozinha ou a região entupida, no caso do forno. No geral, todos envolvem a higienização. Veja abaixo quais são!

Como desentupir a boca de fogão à gás?

Uma das formas de desentupir o fogão a gás é a limpeza cuidadosa dos bocais dele. Primeiro, você deve retirar as grades e as bocas, deixando a superfície totalmente livre. Se for necessário, deixe as peças de molho no vinagre, a fim de facilitar a remoção da sujeira e dos resíduos.

Em seguida, limpe a superfície do eletrodoméstico, atentando-se às partes por onde o gás é liberado, um dos pontos mais delicados do fogão. Por fim, seque, coloque tudo de volta nos lugares correspondentes e teste a chama.

Se não funcionar, será necessário usar uma agulha para retirar manualmente os resíduos. Isso exige bastante cuidado, para que ela não caia ou quebre durante o processo.

Cooktop em bancada branca.

Como desentupir a boca do fogão cooktop?

O cooktop é um tipo de fogão embutido na pia da cozinha, geralmente feito de vidro temperado, cerâmica ou metal. Os modelos mais tradicionais não possuem forno, sendo essa a principal diferença entre eles e os modelos mais tradicionais.

O passo a passo de como desentupir o fogão cooktop é semelhante ao anterior. Após a limpeza da superfície, o usuário deve remover a peça que fica no centro do aparelho com um alicate.

Depois, é preciso utilizar uma agulha para limpar completamente a peça e um palito de dente para alcançar o local onde se encaixa. Por fim, coloque tudo de volta no lugar de origem e teste se o aparelho voltou ao normal.

Como desentupir o forno de fogão?

As mesmas dicas sobre como desentupir a boca de fogão podem ser usadas para o forno em si, incluindo a agulha para remover os resíduos que ficam no acendedor do fogão.

Se for necessária, a limpeza passa por duas fases: antes de tirar as grades, para evitar que mais sujeira caia dentro do fogão e piore o problema, e no interior, por meio de uma esponja levemente úmida, quando passar pelos acendedores. Depois, é só secar tudo com um pano e colocar as peças de volta nos mesmos lugares.

Como prevenir o entupimento da boca do fogão?

A melhor maneira de prevenir boca de fogão entupida é evitar certos tipos de alimentos que facilitam a obstrução do gás. Alguns exemplos incluem preparos ou condimentos que respingam ou transbordam para fora da panela.

Evite fazer muitos molhos ou receitas à base de muitos líquidos e se atente para não deixá-los muito tempo no fogo. Também se lembre de limpar periodicamente os queimadores, com o auxílio de uma esponja ou escova, que são ideais para retirar os restos de gordura ou comida presentes nos buraquinhos.

Porém, se o problema reaparecer e persistir, não hesite em chamar um técnico especializado. Em casos mais extremos, talvez seja necessária a compra de um novo fogão para sua cozinha.

Fogão de qualidade é na Clima Rio!

Para não precisar aplicar essas dicas sobre como desentupir a boca de fogão, compre um aparelho moderno e eficiente, que naturalmente dispense essas preocupações.

Explore o catálogo de fogões da Clima Rio e adquira o da sua preferência! Há diversas marcas e designs para você escolher, com funções que facilitam o preparo de alimentos e a limpeza periódica. Aproveite!