5 Min Leitura

Aprenda como instalar cooktop com o passo a passo para os principais modelos

Mulher instalando o cooktop na bancada da cozinha.

Você já tem todos os itens do planejamento da sua cozinha, mas não sabe como instalar cooktop? Essa dúvida é comum entre quem acaba de comprar esse produto ou pensa em adquiri-lo, mas também é fácil de resolver.

Além disso, você não pode colocar cooktop em qualquer lugar. Muitas pessoas não sabem disso e se arrependem da compra ou instalam o aparelho de maneira incorreta, o que provoca prejuízos e dores de cabeça.

Ao seguir os passos da Clima Rio, você consegue instalar um cooktop de forma rápida e segura. Continue a leitura abaixo para saber o que é preciso para essa tarefa!

Dicas para uma instalação de cooktop segura

Antes de aprender como instalar cooktop, é necessário tomar alguns cuidados. Primeiro, a superfície em que ele é instalado, conhecida como tampo, deve ser capaz de resistir ao calor liberado pelos bocais do fogão e medir de 2 a 6 cm, para sustentar o peso do aparelho.

Quanto à área de instalação, escolha um espaço com ventilação boa e, de preferência, natural. Caso tenha coifas, eletrodomésticos e outros armários instalados pela região, certifique-se de que eles estejam a uma distância de, no mínimo, 80 cm do cooktop. Com relação ao contato entre o cooktop e a parede do cômodo, deixe uma distância de 10 cm.

Independentemente do modelo de sua preferência, meça o espaço de instalação com uma fita métrica. Preste atenção na largura e na profundidade e compare-as com os dados do cooktop desejado, para evitar problemas de uso e adaptação.

Também atente-se ao material da bancada. Os mais indicados são porcelanato, pedras naturais ou artificiais e madeira. Nesse último caso, é necessário realizar uma limpeza rigorosa e verificar se a estrutura é resistente à gordura e à água.

Como instalar cooktop a gás?

O primeiro passo de como instalar o cooktop a gás é desligar o envio do gás, para evitar acidentes. Em seguida, fure a bancada com o auxílio de um profissional especializado.

Também separe a válvula usada para o encaixe do gás. Ela deve apresentar boa qualidade, para não provocar nenhum defeito no aparelho nem impactar sua segurança. Observe bem a distância entre a tomada e o fio, para facilitar a conexão.

Abra o kit de instalação do cooktop e separe as presilhas e as peças para fixação, incluindo principalmente a fita de vedação. Encaixe o aparelho nos furos e fixe-o bem com os parafusos e as presilhas.

Para deixá-lo em pleno funcionamento, faça a ligação pela tubulação com uma chave de fenda e uma braçadeira. Não deixe de verificar se há algum vazamento antes de acender todos os queimadores para checar o funcionamento do cooktop.

Cooktop com panela de inox e frigideira vermelha.

Como instalar cooktop por indução?

Se você se pergunta como instalar fogão de indução, saiba que o processo é semelhante ao anterior. A diferença está na conexão, que agora é a tensão elétrica. Por isso, é fundamental verificar a voltagem do modelo escolhido, que deve corresponder à da sua residência.

Para a instalação, conte com a ajuda de um técnico eletricista, para ligar diretamente a conexão do fogão com a da sua casa. A fiação deve vir diretamente dos disjuntores já em funcionamento e em conexão com outros aparelhos. Por fim, ligue o cooktop e verifique se todas as zonas de indução funcionam corretamente.

Uma dica para o uso do cooktop por indução é não utilizar panelas feitas de barro, alumínio, cobre ou vidro. As ideais são revestidas com ferro fundido, o mesmo material usado por esse modelo como fonte de energia para a liberação de calor.

Como instalar cooktop elétrico?

O principal cuidado para a instalação de um cooktop elétrico é deixar a corrente elétrica da cozinha desligada no início do processo. Em seguida, comece a procurar uma tomada próxima da bancada de instalação, para uso exclusivo do cooktop.

A partir daí, os passos de como instalar um cooktop elétrico se tornam bem mais fáceis. Basta tirar o aparelho da caixa, posicioná-lo na região da bancada e conectá-lo na tomada. Ligue novamente a corrente elétrica e teste as bocas. Se estiver tudo funcionando, você já pode começar a usar.

Caso surja alguma dúvida, leia o manual de instalação. Normalmente, os fabricantes deixam todas as instruções explicadas para cada tipo de aparelho. Também não hesite em chamar um técnico especializado para tudo ocorrer com tranquilidade e segurança.

Compre seu cooktop na Clima Rio!

Agora que você já sabe como instalar cooktop, é hora de escolher o modelo de sua preferência no site da Clima Rio! O catálogo traz as melhores marcas do mercado, com economia certificada e diversas condições de pagamento.

Além do site, a Clima Rio possui lojas físicas espalhadas pelo país, com seleções de climatizadores, geladeiras, micro-ondas e outros produtos feitos para deixar sua vida mais prática e suas tarefas domésticas mais eficientes. Aproveite!