5 Min Leitura

7 ideias práticas de onde colocar micro-ondas na cozinha

onde colocar micro-ondas na cozinha

Muitas pessoas não sabem onde colocar micro-ondas na cozinha e escolhem lugares de difícil alcance. Para evitar o arrependimento após a instalação, é importante considerar diversos fatores, como praticidade e conforto.

Ao se basear nas 7 ideias de onde colocar o micro-ondas da Clima Rio, você torna o processo muito mais fácil. A equipe do site separou algumas sugestões facilmente aplicáveis. Confira!

Como escolher o lugar ideal para o micro-ondas na cozinha?

 onde colocar micro-ondas na cozinha

Antes de chegar às dicas, é interessante compreender como decidir qual é o melhor lugar para colocar o micro-ondas na cozinha, ou seja, quais princípios servem como base para essa escolha.

Primeiro, pense em questões relativas à comodidade. O micro-ondas deve estar posicionado a uma altura conveniente, de modo que seja fácil de usar, especialmente para retirar alimentos quentes com segurança.

Também é possível alinhar o fator da praticidade com o da estética. O micro-ondas pode ser integrado ao design da cozinha, combinando com os armários e os eletrodomésticos existentes, por exemplo, ou pode ser uma peça de destaque, adicionando um toque moderno ou retrô ao espaço. 

Se o cômodo for muito limitado, o aparelho pode ser integrado a um armário ou uma prateleira específica, poupando espaço no balcão. Com base nesses tópicos, a Clima Rio elaborou 7 ideias de onde colocar micro-ondas na cozinha. Confira!

Acima da pia

Se você procura saber onde colocar o micro-ondas na cozinha pequena, acima da pia é uma ideia para aproveitar o espaço limitado. Essa instalação libera a bancada para outras atividades, como o corte de ingredientes ou a montagem de pratos.

Com o micro-ondas acima da pia, você deixa o produto no nível dos olhos, facilita o preparo das refeições e contribui com a elaboração de outras tarefas culinárias enquanto o alimento é aquecido.

Em cima da pia

Uma das mais simples ideias para colocar forno e micro-ondas é em cima da pia. Basta certificar-se de que há espaço para ventilação entre os objetos e posicioná-los em uma região de fácil acesso.

Porém, leve em conta que a estrutura do eletrodoméstico pode ocupar boa parte do móvel e dificultar a realização de outras tarefas. Então, reserve outros espaços do cômodo para o preparo das receitas.

Abaixo da pia

A bancada abaixo da pia é outra boa opção de onde colocar micro-ondas na cozinha, especialmente para cômodos pequenos e médios. Esse cenário é ideal quando não há muitos espaços disponíveis, nem é possível realizar novas reformas. Essa opção permite deixá-lo escondido para ser visualizado apenas quando for utilizado.

Em um armário embutido

Essa ideia é ótima se você deseja instalar o micro-ondas na cozinha planejada. Nesse caso, o projeto é pensado de forma personalizada, previamente ou durante a compra do produto.

Em um armário embutido, o item adapta-se ao design da cozinha, proporcionando um visual atraente para o cômodo. Essa opção também é prática, pois economiza espaços e facilita o acesso.

Acima do fogão

Muitas pessoas optam por deixar o produto acima do fogão, posicionado sobre uma estrutura de madeira. Antes de instalar, avalie a altura dos membros da família para não dificultar as tarefas do dia a dia. Escolha um nível intermediário, nem tão alto, nem tão baixo.

Tome cuidado para não confundir e colocar o produto literalmente em cima do fogão. Esse cenário pode causar problemas futuros no funcionamento dos eletrodomésticos.

Em um nicho

A instalação de um nicho com tamanho ideal para o micro-ondas libera o espaço da bancada. Com essa modalidade, ainda é possível inovar, optando por cores que se adequem ao design da cozinha, por exemplo.

Você ainda pode projetar um nicho que vai além do espaço onde colocar micro-ondas na cozinha, servindo para armazenar itens relacionados à culinária, o que otimiza a organização da área de preparo dos alimentos.

Em uma prateleira ou um suporte

De forma semelhante ao nicho, a instalação de uma prateleira ou um suporte de madeira também resolve muitos problemas. Essa abordagem se destaca por ser versátil, uma vez que pode ser incorporada em diferentes áreas da cozinha.

É comum encontrar suportes para micro-ondas previamente instalados em pequenos apartamentos, por exemplo. Porém, se a sua família é grande e vive em uma residência, também pode usufruir da mesma maneira, inserindo-o em um espaço abaixo do armário ou em um canto vazio da parede.

Compre o seu micro-ondas na Clima Rio!

Ao saber onde colocar micro-ondas na cozinha, você escolhe o produto ideal para tornar a sua realidade muito mais fácil. Basta navegar entre as opções modernas e tecnológicas disponíveis no catálogo da Clima Rio para levar o eletrodoméstico de sua preferência!

A Clima Rio apresenta diversas opções de produtos, pois trabalha para fornecer o melhor em climatização e refrigeração há mais de 25 anos. Se preferir, visite uma das unidades físicas e conheça tudo de perto!