5 Min Leitura

Veja como resolver ar-condicionado com cheiro ruim

pessoa observando ar-condicionado.

Após um período de bom uso e clima confortável, é comum perceber o ar-condicionado com cheiro ruim. Os proprietários podem se preocupar com a sensação ou as reclamações de familiares, funcionários e clientes do comércio.

Boa parte da investigação e da limpeza podem ser feitas individualmente, abrindo o aparelho. Porém, causas mais avançadas exigem um técnico de ar-condicionado especialista na solução.

A Clima Rio preparou um artigo para explicar as possíveis causas e soluções para ar-condicionado com cheiro ruim. Confira abaixo para saber mais!

Quais são as causas para o ar-condicionado com cheiro ruim?

Existem diversas causas para o cheiro ruim saindo do ar-condicionado. Cada uma delas se diferencia pelo local do acúmulo de sujeira, pela peça específica com defeito, pela falta de limpeza, entre outros tópicos. Confira os principais motivos, abaixo.

Falta de limpeza

Muitas vezes, a falta de limpeza de ar-condicionado pode explicar o mau cheiro vindo do equipamento. Geralmente, ele é instalado na parede ou no teto, áreas em que o mofo pode se proliferar internamente, ocasionando o odor desagradável.

É essencial verificar o manual do aparelho para saber qual é a frequência da limpeza e realizá-la com precisão. Essa indicação vale para qualquer eletrodoméstico da casa.

Uso incorreto de produtos químicos

Em alguns casos, o mau cheiro pode ser proveniente de produtos químicos inadequados para a limpeza do ar-condicionado. A pessoa pode tentar disfarçar o problema usando algum produto geral, piorando o odor.

Os produtos podem entrar no sistema do ar-condicionado e circular pelo ambiente, causando odores indesejáveis. É necessário estudar os agentes químicos bem antes de colocá-los em prática, chamando um especialista responsável, se for o caso.

Odor de queimado

Às vezes, o cheiro estranho no ar-condicionado pode ser bem característico, como o odor de algo queimado. Essa causa requer bastante atenção, pois pode vir de uma pane elétrica no sistema do climatizador, proveniente de falhas na instalação ou sobrecarga do funcionamento.

Para a proteção de todos que frequentam o ambiente, o aparelho deve ser desligado. Em seguida, o dono do produto precisa acionar a assistência responsável pela manutenção do ar-condicionado. Apenas os profissionais com os equipamentos corretos podem manusear o equipamento nessa condição.

Concentração de sujeira nos filtros

Os filtros do ar-condicionado são responsáveis por limpar o ar de pólen, poeira, sujeira, ácaros e outros alérgenos, impedindo que eles se espalhem pelo ambiente e sejam inalados pelas pessoas. Porém, conforme o uso, a sujeira pode ficar nos filtros e deixar o ar-condicionado com cheiro ruim.

pessoa limpando ar-condicionado.

Fora o odor, o filtro de ar sujo pode reduzir significativamente o fluxo de ar, tornando o sistema de ar-condicionado menos eficiente e exigindo maior consumo de energia para manter a temperatura desejada.

Mofo no local

O ar-condicionado sempre realiza a troca de ar de um ambiente específico. Se esse ar está em um local com mofo, o aparelho coleta essa substância e a espalha pela região. Essa é a causa para o mau cheiro: o próprio local de instalação.

Quanto mais úmido for o espaço, mais mofo ele pode ter, sendo um problema para a saúde de quem passa pelo cômodo.

O que fazer com um ar-condicionado com cheiro ruim?

Depois de entender as possíveis causas para o ar-condicionado com cheiro ruim, é preciso saber as possíveis soluções para o incômodo. Abaixo, você confere alguns procedimentos indicados sobre o que fazer com ar-condicionado com mau cheiro.

Vale lembrar que cada aparelho pode implicar um tipo de ação diferente. Um ar-condicionado de janela funciona diferente de um split, por exemplo.

Limpeza periódica

A limpeza frequente evita inúmeros incômodos, entre eles, o ar-condicionado com cheiro ruim. O manual de instruções costuma indicar a periodicidade de cada modelo. Se ela não for realizada por um bom tempo, contratar um serviço profissional é o mais recomendado.

Verificação do dreno

Com o dreno obstruído ou não funcionando corretamente, a água pode acumular-se no sistema do ar-condicionado. Essa umidade excessiva pode causar o mau cheiro no aparelho. Nesse caso, vale lavar a mangueira do dreno com uma escova, solução de água sanitária e quatro litros de água quente.

Troca ou limpeza de filtro

Se o mau cheiro vem da falta da troca de filtro, troque-o imediatamente. Para filtros reutilizáveis, uma limpeza com água e sabão quente, junto do enxágue feito com a solução de água sanitária, uma vez ao mês, é a mais adequada.

Chame um profissional para resolver o problema

Para resolver o ar-condicionado com cheiro ruim de uma vez, chame uma pessoa competente no assunto. Os especialistas possuem as peças específicas para cada modelo de climatizador e todo o conhecimento de anos de carreira.

Na Clima Rio, você encontra diversos serviços de manutenção feitos pelos melhores profissionais do ramo. Limpeza de filtro de ar, bandeja coletora de água e verificação do sistema elétrico são alguns dos trabalhos oferecidos pela empresa. Confira as informações e agende uma visita!