6 Min Leitura

Veja como configurar controle universal de ar-condicionado e usá-lo em seu aparelho

como configurar controle universal de ar-condicionado

O momento de configurar o controle universal do ar-condicionado é a continuação da experiência que se tinha com o antigo acessório. É o primeiro passo para se esquecer completamente do controle quebrado ou perdido.

O controle universal tende a funcionar igual ao antigo, e não demora muito para o usuário sentir a mesma praticidade de antes. Porém, é necessário configurá-lo corretamente, de acordo com o código do seu aparelho.

A Clima Rio fez um artigo especial sobre o assunto. Abaixo, você descobre, passo a passo, como configurar o controle do ar-condicionado, aprende mais sobre o produto e se prepara para adquirir um caso seja necessário. Confira!

O que é um controle universal de ar-condicionado?

Antes de compreender como usar o controle universal do ar-condicionado, é interessante conhecê-lo. No geral, ele é projetado para substituir ou complementar os controles originais que vêm com os aparelhos de ar-condicionado.

Como o próprio nome já indica, ele é universal, ou seja, funciona em qualquer modelo de ar-condicionado. Assim, você pode usar o mesmo acessório para controlar o clima de sua residência e do seu escritório, guiando diferentes aparelhos.

O controle universal é ainda mais urgente e conveniente para casos em que o controle de um dos climatizadores está quebrado ou difícil de encontrar. Ele evita estresse, pois permite rapidamente configurar o clima e aproveitar o bem-estar que o equipamento proporciona.

Em casos como esses, é comum querer comprar um controle diretamente do fabricante. Esses modelos são caros e ainda podem demorar para chegar até sua residência. Portanto, é bastante vantajoso adquirir e saber como configurar controle universal de ar-condicionado.

Verificando a compatibilidade do controle com o ar-condicionado

Embora o controle universal seja compatível com mais de 9 mil marcas de ar-condicionado, o modelo comprado pode não corresponder a seu dispositivo. Isso pode ser facilmente resolvido observando o acessório e o ar-condicionado instalado.

Primeiro, verifique a embalagem do produto comprado e procure um código numérico. A sequência de números vai ditar a correspondência entre os dois aparelhos. Cada ar-condicionado é compatível com alguns códigos e outros não.

Para exemplificar, um aparelho de uma marca específica responde aos códigos de 000 a 100, enquanto o de outra, entre 101 a 200. Ao programar o controle universal do ar-condicionado, avalia-se o pareamento entre código e marca, que possibilita o uso completo do acessório.

Como configurar o controle universal do ar-condicionado?

como configurar controle universal de ar-condicionado

Agora é o momento de realmente entender como configurar controle universal de ar-condicionado. Os passos indicados abaixo pela Clima Rio servem para diferentes modelos de controles. Continue a leitura para saber mais sobre o processo!

Coloque as pilhas no controle

Normalmente, os controles universais não vêm com pilhas instaladas. Esse é um passo fundamental para fazê-lo funcionar. Logo depois de comprá-lo, procure pilhas que caibam no compartimento feito para o encaixe. Com as pilhas em mãos, encaixe bem cada uma dentro do controle. Pronto, é hora de configurar o controle universal de ar-condicionado.

Configurando o código do ar-condicionado

Ligue e busque pelo código do aparelho. Para isso, basta segurar a tecla SET por 5 segundos e apontar o controle para o ar-condicionado. Ao fazer isso, a palavra MODEL vai aparecer no visor do acessório, indicando que ele está buscando pelo modelo correspondente.

Os códigos numéricos também devem aparecer no controle, junto do termo MODEL, piscando ou parados. Para trocar de número e achar a sequência do seu climatizador, aperte os botões de mais ou menos e troque os números. 

Quando aparecer o código correto, o climatizador deve transmitir um sinal sonoro, avisando o usuário sobre a compatibilidade. Aperte ENTER no mesmo instante para confirmar a resposta. Pronto, você acaba de completar o processo de como codificar o controle de ar-condicionado e pode usá-lo da maneira que quiser.

Quais funções existem no controle universal do ar-condicionado?

Você aprendeu como configurar controle universal de ar-condicionado, mas ainda tem dúvidas sobre como ele substitui o antigo controle? É simples: ele realiza todas as funções do produto anterior. Abaixo, a Clima Rio apresenta as principais funções encontradas nos controles universais de ar-condicionado.

Controle de temperatura

É a função básica de qualquer ar-condicionado, desde o tradicional modelo de janela ao mais avançado hi-wall inverter. Os controles universais possuem teclas de “mais” e “menos” justamente para o ajuste de temperatura.

Timer

Com a função timer, o usuário consegue programar o ar-condicionado para ligar ou desligar automaticamente após um período específico. É ideal para quem o esquece ligado e quer evitar gastos excessivos de energia.

Controle de modos

Os aparelhos climatizadores mais avançados do mercado possuem funções que vão além da refrigeração. Os modos incluem aquecimento, ventilação, desumidificação e automático, dependendo das capacidades do seu aparelho. Se o seu modelo for desse tipo, o controle universal não deve travar para obedecer às seleções desses modos.

Adquira seu controle universal na Clima Rio!

Seu controle está perdido ou parou de funcionar? Não se preocupe, adquira seu controle universal de ar-condicionado na Clima Rio! Com mais de 6.000 códigos registrados na memória, ele ainda vem com um manual que informa as marcas e os códigos possíveis de parear.

Sabendo como configurar controle universal de ar-condicionado, o processo fica ainda mais fácil. Mesmo sem a marca na lista, ele procura automaticamente os códigos compatíveis. Aproveite e nunca mais tenha problemas com o controle do climatizador!