5 Min Leitura

Veja 5 dicas sobre como fazer o ar-condicionado gelar mais rapidamente

modelo demonstrando como fazer o ar condicionado gelar

Seu aparelho climatizador tem problemas para refrigerar? Então, é hora de aprender como fazer o ar-condicionado gelar mais. Isso é útil principalmente nos dias mais quentes, logo após o expediente ou durante o trabalho.

Mesmo que os BTUs do seu aparelho correspondam à área de instalação, ele pode levar um tempo para chegar até a temperatura configurada. Por isso, talvez você se pergunte: o que fazer para o ar-condicionado gelar mais rapidamente?

Para ajudar no processo, a Clima Rio separou cinco dicas, além de explicações sobre o tempo que o produto leva para refrigerar um ambiente. Continue a leitura para saber mais!

Quanto tempo demora para o ar-condicionado gelar?

Em dias mais quentes, é mais comum se perguntar: quanto tempo demora para o ar-condicionado gelar? A resposta para isso depende de diversos fatores, como a potência do aparelho, o tamanho e isolamento do ambiente, e a temperatura externa.

Geralmente, o aparelho começa a resfriar assim que você o liga e configura. Se as janelas e as portas estiverem abertas, o processo pode demorar mais, mas já é possível sentir a diferença em cerca de 15 minutos.

Por exemplo, em uma casa de quatro quartos, um ar-condicionado consegue chegar à temperatura de 12°C no ambiente todo em três horas. Já em um quarto pequeno, de até 3 m², o local fica resfriado em, no máximo, 20 minutos.

No geral, vale analisar a marca e a idade do aparelho, pois isso pode influenciar. Se você percebeu uma mudança brusca no tempo de entrega da temperatura, vale procurar como fazer o ar-condicionado gelar mais rápido.

Como fazer o ar-condicionado gelar mais rápido?

modelo demonstrando como fazer o ar condicionado gelar

Algumas estratégias podem fazer o produto refrigerar seu ambiente rapidamente ou no tempo padrão e outras servem para corrigir o problema. Confira as dicas abaixo e aprenda como fazer o ar-condicionado gelar mais!

Use as funções do controle

Tem como fazer o ar-condicionado gelar no controle, pelo botão cool ou turbo. Esse primeiro pode estar presente tanto pelo termo estrangeiro quanto pelo símbolo de um floco de neve e faz o aparelho atingir a temperatura de 16°C.

Por outro lado, a opção “turbo”, também conhecida como “jet cool”, opera na ventilação máxima. Ao acioná-la, o equipamento trabalha para resfriar o ambiente de maneira bem mais rápida. 

Porém, nem todos os aparelhos apresentam essa função no controle, então verifique o manual de instruções do seu aparelho para se certificar. Se você deseja um ar-condicionado desse tipo, procure as marcas mais avançadas e modernas no site da Clima Rio. 

Mantenha o ambiente bem isolado

O isolamento é um dos fatores que aumentam a eficiência da refrigeração, então manter um ambiente bem fechado diminui consideravelmente o tempo dela. Certifique-se de que não haja frestas ou rachaduras que permitam a fuga do ar frio, senão ele pode escapar facilmente.

Deixar cortinas e persianas fechadas durante o dia é outra dica de isolamento importante, pois impede a entrada de raios solares e reduz o calor que entra no espaço do ar-condicionado.

Em estabelecimentos comerciais, onde é um pouco mais difícil deixar o ambiente totalmente fechado, instalar uma cortina de ar também pode ajudar a resolver o problema.

Não abaixe demais a temperatura

Escolher a temperatura mais baixa exige mais esforço energético do seu aparelho. Consequentemente, não tem como fazer o ar-condicionado gelar mais rapidamente nessas condições.

Então, saiba que a temperatura ideal fica entre 23 e 26°C, durante a temporada de inverno, ou 20 a 23°C, quando é verão. Use a temperatura mínima apenas para casos extremos, para não desgastar seu aparelho e causar problemas nas peças.

Observe bem o termostato

O termostato do ar-condicionado é um componente fundamental para o funcionamento ideal. Com ele, a temperatura programada se alinha com a local, sem trabalhar com extremos. Se o termostato não estiver funcionando, o equipamento leva mais tempo para responder aos comandos.

Verifique se o aparelho não está sujo

Quando os filtros de ar estão sujos, com poeira ou detritos, o fluxo de ar é obstruído e o processo de refrigeração se torna mais lento. Assim, se você quer saber como fazer o ar-condicionado gelar, verifique se o aparelho está limpo. Inclusive, é um método eficaz para manter a qualidade do ar sempre em dia.

Cuide do seu ar-condicionado com a Clima Rio!

Se seu produto continuar apresentando problemas, mesmo após você aprender qual botão faz o ar-condicionado gelar e muitas outras dicas envolvendo a refrigeração, encontre a solução na Clima Rio!

Além da venda dos produtos, a marca oferece serviços de limpeza e manutenção de ar-condicionado. Há diversos profissionais capacitados para analisar e resolver sua situação. Aproveite e agende uma visita!