5 Min Leitura

Saiba o que significa a função dry no ar-condicionado e como usá-la

imagem de uma mão acionando a função dry no ar-condicionado

A função dry no ar-condicionado transforma o climatizador em um desumidificador. Quem adquire um aparelho com essa característica, possui bastante vantagens, ainda mais levando em conta o clima tropical do Brasil.

Porém, nem todo mundo sabe realmente como o modo dry no ar-condicionado funciona, deixando de aproveitar a função. Alguns interessados na compra também hesitam durante a escolha por conta de dúvidas envolvendo o termo.

A Clima Rio desenvolveu um artigo para explicar o processo, os benefícios e o uso por trás da função dry no ar-condicionado. Continue a leitura para saber mais sobre esse modo e todo o potencial dele!

O que a função dry no ar-condicionado faz?

Para entender qualquer função diferenciada no ar-condicionado, é preciso verificar o nome. Como muitas terminologias aparecem em inglês, a tradução auxilia no compreendimento e no uso.

A tradução de dry no ar-condicionado é “seco”. Em outras palavras, a função impede que o ar fique completamente seco, desumidificando e diminuindo a umidade do ambiente, sem afetar a refrigeração configurada.

Apesar do nome estrangeiro, o modo dry é bastante útil no Brasil, um país de clima tropical, onde a sensação é de bastante umidade em algumas casas, proporcionando abafamento e baixa circulação de ar.

A função dry no ar-condicionado também colabora com o equilíbrio da umidade do ambiente, resultando em um aumento significativo do conforto para as pessoas, seja em um cômodo residencial ou em um estabelecimento comercial, onde o equipamento está instalado.

Como o ar-condicionado desumidifica o ambiente?

imagem de um casal acionando a função dry no ar-condicionado

Sabendo o que significa dry no ar-condicionado, é hora de entender exatamente como o dispositivo realiza a desumidificação. Primeiro, ele retira o ar úmido por meio da unidade interna. Em seguida, ele resfria o ar passando-o pelas serpentinas.

Enquanto isso, a umidade é condensada em forma de partículas de água, coletadas e drenadas para fora do sistema, geralmente, por meio de um tubo de drenagem. Já sem umidade, o ar retorna para o ambiente, mas sem mudança de temperatura.

Na função dry no ar-condicionado, a ideia é não alterar a temperatura já estabelecida na refrigeração. Portanto, quando ela é ativada, as configurações de velocidade do ventilador e controle de temperatura são paralisadas para o equipamento controlar automaticamente a rotação do ventilador e do compressor.

Enquanto a desumidificação acontece, o próprio ar-condicionado transforma o clima conforme a necessidade do local. O usuário não precisa fazer mais nada, apenas aproveitar e relaxar enquanto espera pela conclusão do processo.

Quando usar a função dry do ar-condicionado?

É recomendável ativar a função dry no ar-condicionado em dias de fortes chuvas, quando as paredes ficam molhadas, e a umidade toma conta do local. Nesse momento, o ar fica mais concentrado e pesado, dificultando a respiração e prejudicando a saúde das pessoas.

A função também serve para eliminar o mofo do local. Casas com cômodos que ficam fechados por bastante tempo são bastante propícias para a proliferação desse tipo de organismo. Ligar o ar-condicionado e ativar a função dry é bastante interessante.

Também vale reconhecer a região onde o comércio ou a residência estão instalados. Verifique se há altas temperaturas, pois, nesse contexto, a função dry no ar-condicionado é importante para melhorar o bem-estar.

A opção ajuda a prevenir o crescimento de fungos e bolores, expulsa odores indesejáveis e até impede que objetos sensíveis sejam danificados pela umidade, como documentos, livros, computadores e outros. 

Como usar a função dry ar do ar-condicionado?

Para desumidificar o ambiente, basta procurar pela função dry no controle do ar-condicionado e ativá-la. Geralmente, ela está logo no caminho do botão “modo”, no qual é possível selecionar as funcionalidades extras do produto. Ao encontrá-la, aperte a função modo e espere pela ação do ar-condicionado. Em alguns aparelhos, ela pode estar presente diretamente entre os botões do equipamento. Se o seu produto tiver a função, basta seguir os passos e aproveitar o momento.

Existem diversos modelos de ar-condicionado com a função dry no mercado. Os fabricantes estão atentos às necessidades dos clientes, produzindo equipamentos com funcionalidades diversas que melhoram o bem-estar.

Se a opção não estiver funcionando, não hesite em requisitar os serviços de manutenção do ar-condicionado. Os técnicos possuem o conhecimento e a prática necessários para corrigir problemas desse tipo e ainda aumentar a vida útil do dispositivo.

Compre o seu ar-condicionado com função dry na Clima Rio!

Agora que você sabe tudo sobre a função dry no ar-condicionado, que tal levar para casa ou comércio um climatizador com essa característica? Basta navegar pelos diversos produtos disponíveis na Clima Rio e escolher aquele de sua preferência.

A empresa é referência em produtos de refrigeração e climatização há mais de 20 anos, apostando na modernidade e na economia para transformar o clima de lares e comércios do país. Se preferir, visite uma das lojas físicas e tire suas dúvidas com os atendentes especializados!