5 Min Leitura

Saiba o que é o gás R-32 e conheça as vantagens

mulher usando o ar condicionado r32

R-32 é o nome dado ao gás encontrado em diversos tipos de ares-condicionados fabricados nos últimos anos. Os destaques incluem a alta eficiência energética e o menor índice de aquecimento global.

Os produtos que usam o fluido refrigerante R-32 para fazer a troca de calor são os mais procurados por donos de empresas ou famílias. Os climatizadores com a substância apresentam vantagens que melhoram o uso e promovem o bem-estar do meio ambiente.

Para conhecer os benefícios de ter um climatizador com R-32 na composição e os diferenciais dele em comparação a outros gases, continue a leitura deste artigo feito pela Clima Rio.

O que é o gás R-32?

O gás R-32 é um tipo de refrigerante utilizado em sistemas de ar-condicionado e refrigeração. Ele pertence à família dos hidrofluorcarbonetos (HFCs) e é considerado uma opção mais sustentável em comparação a outros gases comumente utilizados, como o R-410A e o R-22.

No que consiste na medição do potencial de aquecimento global (em inglês, GWP), o R-32 destaca-se pelo menor número, com índice de 675 GWP. O R-410A possui 2.088 GWP e o R-22, 1.810 GWP. O índice indica a capacidade de contaminação do elemento na camada de ozônio.

Isso se dá pelo próprio contexto em que o fluido refrigerante R-32 foi criado, nos anos 1980, a partir de discussões sobre a proteção ao meio ambiente, como o Protocolo de Montreal, em 1987.

O primeiro ar-condicionado com R-32 só foi criado em 2012, pela fabricante japonesa Daikin. O protótipo era um modelo split que ganhou o nome Urusara 7. Hoje, é possível encontrar milhares de aparelhos com esse tipo de gás na composição.

Quais são as vantagens do gás R-32?

r32

O R-32 ainda não substituiu totalmente os outros gases. Porém, conforme aumentam as discussões sobre boas práticas envolvendo a redução do aquecimento global, as vantagens do uso dessa opção são cada vez mais percebidas. Confira algumas delas abaixo.

Eficiência energética

Uma das vantagens mais referenciadas do gás refrigerante R-32  é o nível de transferência de calor em relação a outros, o que resulta em um desempenho diferenciado dos sistemas do ar-condicionado. 

Isso significa que os equipamentos que o utilizam podem atingir a temperatura desejada de forma mais rápida e eficiente, proporcionando maior conforto térmico com menos consumo de energia elétrica, diminuindo o valor da conta de luz no fim do mês.

Impacto baixo ao meio ambiente

Como já mencionado, uma das principais características do R-32 é o menor impacto ao meio ambiente. Com um GWP menor que outros elementos refrigerantes, ele libera menos gases de efeito estufa na atmosfera, contribuindo para a redução do aquecimento global e a preservação do meio ambiente.

Também vale mencionar que o R-32 possui um ciclo de vida mais curto. Isso significa que ele se decompõe mais facilmente na atmosfera em comparação com outros refrigerantes, reduzindo o impacto ambiental ao longo do tempo.

Quantidade reduzida de gás para o funcionamento

Outra vantagem que facilita o funcionamento do ar-condicionado é que o R32 requer uma quantidade menor de carga de refrigerante em comparação a outros gases refrigerantes, como o R-410A. 

Isso resulta em sistemas mais compactos e menos gás para operar. Sistemas com menor carga de refrigerante também são mais fáceis de instalar, manter e recarregar, reduzindo os custos associados.

Adaptação a equipamentos existentes

O R-32 é compatível com muitos equipamentos existentes e que utilizam o R-410A. Portanto, a transição pode ser relativamente simples para muitos proprietários de sistemas de refrigeração e climatização.

Os usuários podem atualizar os produtos sem fazer a substituição completa de equipamentos, resultando em economia de tempo e recursos, assim como maior disponibilidade de modelos de ar-condicionado com esse tipo de gás na composição.

Quais ares-condicionados possuem o gás R-32?

Como dito, a primeira marca a usar esse tipo de gás para ar-condicionado foi a Daikin, com filial na Europa. No Brasil, não é difícil encontrar aparelhos cuja lista de componentes contém esse tipo de gás.

Entre os climatizadores que funcionam com essa substância, estão o split, o piso teto e o cassete, uma opção ideal para locais com maior fluxo de pessoas.

Ar-condicionado com gás R-32 é na Clima Rio!

Ficou interessado pelas vantagens do produto com o fluido R-32? Então, encontre seu modelo na Clima Rio! A loja apresenta uma cartela de produtos para o seu comércio ou para a sua residência.

A Clima Rio está há 25 anos no mercado de climatização, refrigeração e eletrodomésticos, sempre alinhando o bem-estar humano com o ambiental. Visite as diversas seções e escolha já o seu produto!