5 Min Leitura

Saiba como limpar ar-condicionado de janela de forma fácil e segura

como limpar ar-condicionado janela

Você sabe como limpar ar-condicionado de janela? Esse processo requer alguns passos específicos, mas é possível fazer a higienização do aparelho em casa sem muita dificuldade e com segurança.

Muitas pessoas não conhecem a importância da higienização do ar-condicionado de janela. Ela é ótima não só para aumentar a vida útil do equipamento, mas também para melhorar a qualidade do ar que ele processa.

Pensando nisso, a Clima Rio preparou um artigo explicativo sobre como limpar ar-condicionado de janela em casa. Porém, lembre-se de que a higienização completa de áreas específicas sempre deve ser feita por um técnico especializado em refrigeração.

A importância da limpeza do ar-condicionado de janela

A limpeza do ar-condicionado de janela e de outros modelos é importante por dois motivos: proteger a saúde de quem respira o ar transformado pelo produto e otimizar o funcionamento do aparelho.

O filtro do equipamento acumula poeira, fungos, bactérias e ácaros ao longo do tempo. Essas partículas são liberadas no ar e podem causar dor de cabeça, irritações e complicações respiratórias nas pessoas.

Com o filtro sujo, o sistema do aparelho tem dificuldade para atingir a refrigeração. Isso significa que ele precisa de mais energia para operar, o que torna o consumo ineficiente e aumenta o valor das contas de eletricidade. 

Por isso, aprender como limpar ar-condicionado de janela é essencial, pois aumenta a vida útil do equipamento, melhora o ar que seus familiares ou clientes respiram e economiza energia. 

Como limpar ar-condicionado de janela?

como limpar ar-condicionado janela

Existem dois tipos de limpeza para o ar-condicionado de janela: a tradicional e a completa. A primeira pode ser feita mensalmente com os utensílios que você tem em casa; a segunda é mais trabalhosa e requer ferramentas específicas e conhecimento aprofundado de um profissional.

Se você deseja entender como limpar ar-condicionado de janela da maneira tradicional, em casa, de forma fácil e segura, continue a leitura e confira o passo a passo preparado pela Clima Rio. 

Desligue o aparelho

A limpeza é feita principalmente com água. Por isso, para evitar acidentes envolvendo eletricidade, desligue o ar-condicionado e desconecte-o da fonte de energia para garantir sua segurança.

Limpe o painel

A estrutura externa do ar-condicionado de janela é composta por uma grade que protege o mecanismo interno. Ela deve ser removida antes de tudo. Alguns modelos têm parafusos que prendem a peça, portanto, é preciso retirá-los.

Primeiro, avalie o nível da sujeira. Se ela estiver muito acumulada, use um pano umedecido com sabão neutro; para for mais superficial, basta esfregar suavemente ou utilizar o aspirador de pó.

Limpe o filtro

A limpeza do ar-condicionado não está completa se os filtros não forem higienizados, pois é neles que a sujeira fica impregnada, dificultando a passagem do ar e diminuindo o desempenho do aparelho.

O melhor jeito para limpar o filtro é com sabão neutro e água. Produtos mais fortes ou densos podem danificar a peça. Além disso, use apenas um pano; não é recomendável utilizar escova ou esponja.

Coloque de volta no lugar

Depois de limpar o ar-condicionado de janela, deixe o filtro e a grade secarem naturalmente. Quando não houver nenhum resquício de umidade nas peças, encaixe-as de volta nos lugares correspondentes e ligue o aparelho.

Limpeza da parte interna

Para limpar a parte interna do ar-condicionado de janela ou as aletas de alumínio, utilize um pincel macio ou um pente fino e não se esqueça de usar luvas de proteção para evitar cortes. Aplique também um detergente ácido para ajudar a remover a sujeira mais profunda das serpentinas.

Cuidados ao limpar ar-condicionado de janela

Ainda que lavar o ar-condicionado de janela seja um procedimento bem simples, é possível tomar alguns cuidados para evitar que o aparelho fique sujo tão rápido. Nos períodos em que você não for usá-lo por mais tempo, cubra-o com uma lona para evitar o acúmulo de poeira por cima dele.

Além disso, considerando que o ar-condicionado de janela é fácil de instalar, você pode removê-lo e guardá-lo, deixando-o protegido da exposição em um canto reservado. Quando quiser usar o aparelho novamente, basta recolocá-lo no lugar.

Por fim, para evitar a proliferação de micróbios devido à evaporação da água condensada, não fique ligando e desligando o ar-condicionado com muita frequência. Mantenha-o funcionando (ou não) por períodos mais longos.

Limpeza profunda de ar-condicionado de janela é na Clima Rio!

Você já sabe como limpar ar-condicionado de janela em casa, mas, se quiser fazer uma higienização profunda, solicite o serviço dos profissionais capacitados da Clima Rio, empresa referência em climatização e refrigeração há mais de 20 anos!

Os serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado da Clima Rio incluem verificação de ruídos, limpeza da bandeja coletora de água, aplicação de produtos químicos e muito mais. Agende já!