5 Min Leitura

Saiba como instalar ar-condicionado de janela de forma simples e prática

como instalar ar condicionado de janela

Aprender como instalar ar-condicionado de janela requer certas ferramentas e lugares para garantir o funcionamento eficiente.

Neste artigo, a Clima Rio ensina o passo a passo de como instalar ar-condicionado de janela em apartamento ou casa. Continue a leitura para saber todos os detalhes!

Ferramentas necessárias para instalar ar-condicionado de janela

Para instalar o ar-condicionado de janela, você precisa das ferramentas adequadas, encontradas em lojas de materiais de construção. Em um primeiro momento, separe fita métrica, lápis, régua, martelo, pregos, parafusos, chave de fenda, talhadeira, furadeira e serra do tipo circular ou tico-tico. 

O aparelho deve permanecer preso no local escolhido. Então, garanta itens projetados especificamente para esse fim. Ao saber o que precisa para instalar ar-condicionado de janela, você se prepara para realizar o procedimento correto e seguro, evitando eventuais acidentes.

Onde instalar o ar-condicionado de janela?

 como instalar ar condicionado de janela

O local de instalação do ar-condicionado de janela também deve ser pensado com cautela. É preciso considerar uma série de fatores antes de iniciar o processo.

A altura para instalar ar-condicionado de janela deve ser respeitada para não prejudicar o funcionamento. Em relação aos pisos e às laterais, a faixa é de 1,5 m a 1,8 m. Deixe o aparelho a uma distância de, no mínimo, 50 cm de qualquer outro ângulo.

É possível instalar o aparelho na porta, na parede ou no vitrô, caso você não tenha uma janela livre com os requisitos para o procedimento. Cada opção requer um tipo diferente de instalação. Confira os métodos abaixo.

Instalação na parede

O primeiro passo é medir a altura por meio de uma fita métrica. Marque o desenho do equipamento e onde ele será encaixado. Use uma marreta para criar um vão na região projetada.

Com a abertura, opte pelo suporte do ar-condicionado com 21 cm de profundidade, podendo ser um caixilho de madeira ou concreto. Coloque o aparelho ali e encaixe-o no buraco.

Por fim, avalie a sustentação e faça a vedação do conjunto para não ocorrer nenhum vazamento de ar. Com a certificação de que não há riscos para a estrutura, ligue o aparelho e teste o funcionamento.

Instalação na janela

O processo de instalação na janela segue os mesmos passos do ar-condicionado na parede, com exceção de não precisar fazer nenhuma alteração extra no local. Basta se atentar com o parapeito da janela, onde o ar-condicionado ficará. 

O suporte de fixação também é usado, no qual os parafusos devem ser bem encaixados para deixar o equipamento firme e reto, no nível da parede.

Instalação no vitrô

O principal ponto de atenção sobre como instalar ar-condicionado de janela no vitrô é a vedação, visto que ele será posicionado em uma região de contato com o ar externo.

É indicado fechar bem as saídas de ar para aumentar a eficiência do produto e impedir a emissão de ruídos causados pelo funcionamento.

Instalação na rede elétrica

A instalação de todo eletrodoméstico passa pela etapa de conexão com os fios da rede elétrica. Para aprender como instalar ar-condicionado de janela, esse processo não é diferente.

Caso não consiga contar com a ajuda de um eletricista, verifique o estado da bitola. Ela precisa ser compatível com a transmissão da corrente elétrica. Além disso, é necessário realizar a troca do disjuntor para ter uma peça própria para a conexão do ar-condicionado.

Em seguida, para concluir o processo de como fazer instalação elétrica de ar-condicionado de janela, ligue-o na tomada. Faça essa etapa com bastante cuidado para evitar qualquer acidente ou prejudicar a rede da residência.

Dicas para uma instalação eficiente

Para instalar ar-condicionado de janela em apartamento ou casa, lembre-se sempre de optar por locais sem cortina, persianas ou móveis, pois qualquer obstrução impacta a troca de ar feita pelo equipamento.

Também leve em conta a presença de outro climatizador no mesmo cômodo. A escolha mais adequada é instalar ambos na mesma parede para criar uma corrente contínua de ar, sem atravessamentos.

O mais indicado é sempre contar com um técnico especialista, mas ao seguir os passos da instalação do ar de janela corretamente, você consegue desfrutar da mudança de ar sem maiores preocupações.

Ar-condicionado de janela é na Clima Rio!

Agora que você aprendeu como instalar o ar-condicionado de janela, já pode navegar entre as diferentes opções desse compacto e moderno aparelho no catálogo da Clima Rio.

Escolha entre voltagens, potências e designs diferentes para levar o modelo de sua preferência para casa. Se desejar, visite uma das unidades físicas da Clima Rio e converse diretamente com os atendentes especializados em climatização e refrigeração.