6 Min Leitura

Saiba como funciona o ar-condicionado

pessoa com o controle remoto entendendo como funciona o ar-condicionado

Vale entender como funciona o ar-condicionado tanto se você usa o aparelho quanto se você deseja se tornar um especialista na manutenção de climatizadores.

De modo geral, os processos de um ar-condicionado têm como base a transferência de calor e refrigeração, o que permite regular a temperatura, a umidade e a qualidade do ar na sala, no escritório, no veículo ou em qualquer outro espaço.

A Clima Rio preparou um artigo sobre o tema, destrinchando as peças e os modelos, para você escolher a opção ideal para a sua casa ou o seu comércio a partir do entendimento de como o ar-condicionado funciona.

Como o ar-condicionado funciona?

Quando o usuário liga o aparelho para resfriar o ambiente, o sistema do ar-condicionado inicia o processo de remoção da umidade e do calor. Com esse objetivo, o eletrodoméstico necessita da operação de três componentes essenciais: o compressor, o condensador e o evaporador. Além disso, é utilizado um fluido refrigerante, responsável pela transferência de calor.

A dinâmica desses elementos promove a transformação do estado físico do gás em líquido, pela baixa temperatura para retorná-lo ao ambiente em gás novamente depois, dessa vez, resfriado. Para compreender como o ar-condicionado funciona, confira o papel de cada componente envolvido no processo, abaixo.

Compressor

O compressor é a peça fundamental de todo o sistema de funcionamento do ar-condicionado. A principal função é comprimir o fluido refrigerante, aumentando a pressão e a temperatura. Isso é essencial para o ciclo de refrigeração ocorrer de forma eficiente.

As ações feitas pelo compressor de ar-condicionado garantem que o calor seja deslocado do ambiente interno para o externo. No fim dessa fase, o gás está pronto para seguir para a parte condensadora.

Condensador

O condensador do ar-condicionado tem a função de dissipar o calor do gás refrigerante comprimido pelo compressor, garantindo que ele volte ao estado líquido e esteja pronto para prosseguir no ciclo de refrigeração.  

Ao passar de estado, há a liberação de calor para o ambiente. Isso se deve ao fato de que a parte condensadora é geralmente instalada no lado externo do equipamento, o que simplifica a tarefa de remover o ar quente.

Evaporador

O funcionamento é concluído no evaporador. O gás refrigerante em estado líquido é transportado até as serpentinas de cobre e evapora gradualmente, absorvendo o calor do ambiente onde a peça está instalada.

Para ajudar nesse processo, o evaporador conta com um ventilador, que suga o ar quente presente na região para dentro, promovendo a transformação do gás líquido em estado gasoso. Nesse momento, acontece a troca de calor, quando o ar é resfriado e desumidificado antes de ser devolvido para o ambiente.

Modelos de ar-condicionado

pessoa entendendo como funciona o ar-condicionado

Não basta só entender como o ar-condicionado funciona, mas também conhecer os diversos modelos existentes, com diferenças em relação aos locais de instalação, à aparência e às tecnologias. No geral, o funcionamento é o mesmo, mas existem alguns pontos de destaque que se adéquam para diferentes necessidades e contextos.

Se você deseja saber como o ar-condicionado split funciona, um dos tipos mais buscados, entre outros existentes, continue a leitura dos tópicos abaixo, preparados pela Clima Rio. 

Ar-condicionado split

Com um design moderno e uma estrutura compacta, o ar-condicionado split é amplamente utilizado em residências, escritórios e espaços comerciais. Ele se diferencia pelo sistema silencioso e pela instalação bastante flexível.

Isso se dá por conta da localização das peças do aparelho: a parte evaporada fica no ambiente interno, enquanto a condensadora fica no lado externo. Elas se conectam por tubulações de cobre, por onde o fluido refrigerante circula. Assim, acontece a transferência de calor entre as duas unidades, e o ar é resfriado de maneira eficiente.

Ar-condicionado inverter

O ar-condicionado inverter é o split equipado com compressores que adéquam o funcionamento às condições e às necessidades do ambiente. Diferentemente dos aparelhos convencionais, o compressor inverter opera de forma contínua, variando a velocidade até atingir a temperatura desejada pelo usuário.

Dessa forma, inicia em alta velocidade, mas diminui ao decorrer do processo, mantendo-se estável e economizando energia. Isso resulta em um ambiente mais confortável, evitando oscilações bruscas de temperatura.

Ar-condicionado de janela

Voltado para espaços que não comportam o split, o ar-condicionado de janela contém todas as peças juntas. A instalação é fácil. O local só precisa ter um buraco na parede ou uma abertura na janela para o produto, além de uma tomada próxima para iniciar o funcionamento.

Apesar do ar de janela climatizar perfeitamente casas e estabelecimentos comerciais, ele é mais indicado para prédios e apartamentos, visto que esses locais já possuem a entrada ideal para a instalação, sem a necessidade de projetar um novo ambiente.

Escolha já o seu ar-condicionado!

Agora que você já sabe como o ar-condicionado funciona, é hora de escolher o tipo que melhor atende às suas necessidades e aos seus gostos. Cada alternativa tem particularidades, como presença do gás R-410a ou R-22, filtros de cobre, separação entre compartimentos e possibilidade de controle manual ou remoto.

Também é preciso levar em conta o número de BTUs (British Thermal Units), ou seja, a potência do ar-condicionado. A medida indica a capacidade de refrigeração ou aquecimento do aparelho, sempre de acordo com o tamanho do ambiente.

Na Clima Rio, você encontra opções modernas, de diferentes potências, características e melhores condições de pagamento. Confira o catálogo de ar-condicionado da loja e tenha o produto ideal para transformar o seu lar ou o seu comércio!