5 Min Leitura

Saiba como funciona e o que é cortina de ar

Se você pretende economizar energia enquanto transforma o bem-estar do seu negócio, é interessante entender o que é uma cortina de ar. Esse equipamento está presente em diversos estabelecimentos comerciais, agradando tanto a clientela quanto os próprios empreendedores.

Ainda assim, dúvidas podem surgir a respeito do funcionamento do produto, adiando a escolha e a compra: a cortina de ar substitui o ar-condicionado? Onde instalá-la?

Para solucioná-las, a Clima Rio preparou um artigo especial, explicando tudo sobre a cortina de ar, incluindo as vantagens e a relação com os condicionadores de ar. Continue a leitura para entender tudo sobre esse item!

O que é a cortina de ar?

Quase todo mundo já experimentou o efeito de uma cortina de ar: é aquele “ventinho” sentido ao entrar em um estabelecimento, como hotel, restaurante, academia e loja.

O “ventinho” é uma corrente de ar liberada constantemente sob velocidade e temperatura predeterminadas, criando uma divisão entre ambientes internos e externos por meio de um isolamento térmico.

Em lugares nos quais não é possível manter a porta sempre fechada, a cada abertura, o ar de fora entra e desequilibra o ambiente. A cortina de ar é instalada para impedir que isso aconteça.

Como funciona a cortina de ar?

Agora que você já sabe o que é cortina de ar, é hora de entender o funcionamento desse aparelho. A produção do vento é feita por uma peça localizada em um espaço interno, acima de uma porta. Externamente, outra peça é responsável pela redução dos ruídos do equipamento, tornando-os imperceptíveis.

O ar é conduzido por um duto de saída, posicionado geralmente acima de uma porta ou entrada. Um pequeno ventilador é usado para liberá-lo.

Alguns modelos também permitem o controle da velocidade do ventilador, criando uma barreira mais eficaz. Dependendo do produto, é possível contar com um elemento que aquece ou esfria o ar expelido.

Quais são as vantagens da cortina de ar?

Depois de compreender o que é cortina de ar e como ela funciona, é importante saber os benefícios que ela traz. A Clima Rio destacou algumas vantagens que fazem essa peça ser uma das mais escolhidas no controle da qualidade e da temperatura do ar de residências e comércios. Confira abaixo!

Proteção contra poeira e insetos

A cortina de ar refresca o ambiente e reduz a possibilidade de levar insetos, poeira, fumaça ou eventuais partículas poluidoras para o interior de sua loja ou residência. Isso faz com que as pessoas respirem um ar limpo e renovado.

Ar condicionado em cima de uma janela.

Portas abertas o tempo todo

Um dos principais motivos pelos quais a cortina de ar é recomendada para ambientes comerciais é permitir manter as portas abertas, sem preocupação com a entrada de ar externo. Consequentemente, a circulação de pessoas pode ser constante, pois não afeta a sensação térmica.

Instalação prática e rápida

A instalação da cortina de ar não exige reformas, nem reparos no local. Insira o equipamento acima das portas, encaixe-o adequadamente em uma abertura e, por fim, conecte-o a uma fonte de energia. Assim, ele já estará pronto para uso.

A cortina de ar substitui o ar-condicionado?

Não, a cortina de ar não substitui o ar-condicionado. Muito pelo contrário: os dois sistemas se complementam. Enquanto o primeiro impede o contato do ar externo com o interno, fortalecendo a climatização, o segundo refrigera o ambiente, deixando o clima mais geladinho e confortável.

Essa operação conjunta garante economia de energia, já que o ar-condicionado conseguirá atingir a potência máxima mais rapidamente. No fim do mês, você ainda paga menos na conta de luz e investe em outras áreas do seu negócio.

Como fazer a instalação adequada?

Ao comprar sua cortina de ar, certifique-se de que o modelo está de acordo com as características do seu ambiente. A instalação do equipamento deve ser realizada por um especialista.

É preciso avaliar o tamanho da entrada na qual o aparelho será instalado: quanto maior for a loja ou a porta, maior deverá ser a cortina de ar. A Clima Rio oferece modelos de 90 cm, 120 cm e 150 cm. Você pode escolher o mais adequado para o seu caso.

Além disso, considere as condições climáticas da sua região. Há modelos com aquecimento e controles de velocidade, mais usados em locais com maior variação de temperatura. Em um clima mais estável, não há necessidade de tantos ajustes.

Onde comprar cortina de ar de qualidade?

Sabendo o que é cortina de ar, compreendendo o funcionamento, as vantagens e as dicas sobre diferentes modelos desse produto, você pode escolher a melhor opção no catálogo da Clima Rio para deixar o seu ambiente ainda mais agradável!

Tanto on-line quanto nas lojas físicas da Clima Rio, você encontra variedade de preços e possibilidades de pagamento! Conte com a garantia de qualidade do selo de uma empresa que entende o que é melhor para o seu comércio. Aproveite!