5 Min Leitura

Saiba como esconder o motor do ar-condicionado de diferentes formas

Homem instalando ar-condicionado na parede.

Você adquiriu um aparelho climatizador split e está preocupado em como esconder o motor do ar-condicionado? Essa dúvida é comum entre muitos consumidores que se deparam com a estrutura diferenciada desse modelo.

Ele é dividido em duas unidades: a evaporadora, que fica no cômodo de instalação, e a condensadora (motor), que fica do lado de fora do ambiente. Muitas pessoas optam por deixá-la na varanda ou na sacada, mas algumas se incomodam em interferir na decoração do local.

Por isso, a Clima Rio separou algumas dicas de como esconder o motor do ar-condicionado. Elas prezam pela aparência do ambiente, sem comprometer o desempenho do aparelho.

Pontos de atenção ao esconder o motor do ar-condicionado

Para esconder o motor do ar-condicionado, leve em conta alguns princípios básicos, que permitem que o equipamento funcione sem maiores problemas. 

Priorize a entrada e a saída de fluxo do ar, por exemplo. Isso é necessário para a troca de calor ocorrer de forma efetiva, sem nenhum impedimento. Também evite deixar a unidade em um lugar abafado para não superaquecer.

Outra questão envolve o fácil acesso. O ar-condicionado deve ser higienizado periodicamente. Qualquer dificuldade para tirá-lo do local em que está escondido pode dificultar a manutenção. 

Escolha um móvel planejado

A primeira dica de como esconder o motor do ar-condicionado envolve o planejamento de um novo móvel, com o tamanho adequado para suportar a unidade discretamente.

Entre em contato com um profissional para pensar na fabricação da peça ideal, de acordo com as suas preferências, prezando sempre pela eficiência do ar-condicionado.

Existem várias possibilidades, desde uma simples caixa para guardar o motor até um objeto útil, como um banco. Veja mais detalhes sobre como disfarçar o ar-condicionado com um móvel planejado.

Homem parafusando o ar-condicionado.

Bancada

Você pode transformar a sua varanda em uma área de serviço para esconder o motor do ar-condicionado. Essa opção deixa o aparelho imperceptível e permite usar o ambiente para outras atividades.

A superfície serve como balcão, mesa ou área de armazenamento adicional. Durante o planejamento, lembre-se sempre de respeitar as distâncias que permitam a liberação do fluxo de ar pelo ambiente.

Banco

Construir um banco é uma maneira inteligente de esconder o ar-condicionado na varanda ou na área de convívio externa da residência. Pense nas implicações de eficiência da unidade e na combinação do móvel com a própria decoração do ambiente.

Essa opção permite inovar de inúmeras formas. É possível colocar almofadas ou estofamento para tornar o local ainda mais agradável para relaxar e receber amigos, por exemplo. Assim, o motor do ar-condicionado desaparece visualmente e serve a um propósito prático.

Contorne com plantas e flores

Quem prefere ter um ambiente que chama atenção para a natureza em meio à cerâmica do piso e ao concreto das paredes pode escolher criar um pequeno jardim em volta da condensadora. Essa opção costuma atender a quem não consegue planejar um móvel para esconder o ar-condicionado, devido a questões financeiras ou de espaço. 

Cultivar um jardim suspenso em volta do motor ajuda a esconder o objeto e proporciona um visual diferente para o local. Isso não interrompe a ventilação do aparelho, visto que as folhas ficam apenas na frente ou ao redor, deixando o espaço livre para a circulação do ar, sem maiores obstáculos.

Use materiais de fibra sintética

Outra forma de como esconder o motor do ar-condicionado por meio de uma decoração rústica, agradável e econômica é usar materiais de fibra sintética. Eles são conhecidos por características ecológicas e altamente resistentes às mudanças climáticas.

Esses materiais se adequam ao tamanho da unidade condensadora sem prejudicar a circulação de ar. Eles também são práticos e fáceis de remover nos momentos de manutenção.

Outra vantagem é a gama de opções de cores e texturas disponíveis, que permite personalizar o revestimento de acordo com variados estilos, integrando a decoração do ar-condicionado de forma harmoniosa ao ambiente.

Faça um cercadinho de madeira

A ideia mais popular no mercado é a da caixa de ripa de madeira, em formato de cercadinho. O material permite a ventilação adequada do aparelho, garantindo que ele funcione eficientemente, enquanto cria uma barreira visual discreta para escondê-lo.

Também é possível usar a caixa para apoiar outros objetos ou colocar plantas ao redor. A decoração combina com diversos ambientes, desde um apartamento rústico até uma casa moderna. 

Acima de tudo, foque na qualidade para evitar gastos futuros e prejudicar o funcionamento do ar-condicionado split hi-wall ou outro modelo. Conte com a ajuda de um especialista para averiguar o ambiente e projetar a peça da melhor forma.

Ar-condicionado discreto é na Clima Rio!

Após aprender como esconder o motor do ar-condicionado, você pode se preocupar apenas com o conforto proporcionado pelo climatizador. Explore as opções da Clima Rio e escolha o modelo ideal para o seu cômodo!

Conte com uma empresa referência no mercado de refrigeração e climatização há mais de 20 anos. Visite a categoria de eletrodomésticos para completar sua residência com opções de alta tecnologia e qualidade.