5 Min Leitura

Saiba como economizar energia com ar-condicionado

pessoa controlando o ar condicionado do sofá.

Entender como economizar energia com ar-condicionado envolve atitudes simples, mas que diminuem o valor da conta de luz do fim do mês, cuidando do meio ambiente por meio da sustentabilidade.

Esse objetivo é ainda mais urgente em regiões onde a alta temperatura é frequente durante o ano todo, fazendo com que os usuários mantenham o aparelho ligado diariamente para obter conforto térmico.

A Clima Rio apresenta um artigo mostrando o que fazer para economizar energia com ar-condicionado, algo positivo tanto para o seu bolso, quanto para a saúde do planeta. Continue a leitura!

Como economizar energia com ar-condicionado

Existem diversas dicas para economizar energia com ar-condicionado. Muitas envolvem ações durante o uso, enquanto outras acontecem antes da compra do aparelho. Há casos específicos e contextos diversos, cada um adequado às diversas situações do usuário.

De maneira geral, abaixo, você confere como economizar energia usando o ar-condicionado, sempre visando o equilíbrio entre o conforto térmico e o consumo responsável de energia para garantir um ambiente agradável e sustentável.

Veja o selo Procel

Você pode aprender como economizar energia com ar-condicionado antes da compra. Uma forma é olhando a nota do selo Procel no produto, referência brasileira na identificação de eficiência e economia energética. Não à toa, ele também é chamado de Selo de Economia de Energia.

As classificações vão de A a G. Um ar-condicionado com nota A é feito propriamente para economizar energia durante a mudança de temperatura. Portanto, é uma ótima opção para aliviar as contas no fim do mês.

Prefira a tecnologia inverter

Os modelos de ar-condicionado com tecnologia inverter são fabricados para economizar energia. Isso porque eles possuem um compressor diferenciado entre os componentes. Ao operar de maneira ininterrupta, eles usam menos energia que os aparelhos convencionais.

A temperatura desejada é atingida rapidamente, sem oscilações e barulhos. Sem dúvidas, essa é uma das maneiras mais confortáveis de economizar energia com ar-condicionado.

Regule a temperatura ideal

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma temperatura recomendada na hora de configurar o ar-condicionado para uso. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para os climatizadores domésticos, a numeração ideal é 23°C.

Isso porque, quanto menor for a temperatura, maior será o consumo de energia para alcançá-la. Ao pensar em como economizar energia com ar-condicionado, uma ação possível é equilibrar a busca pelo conforto com a temperatura adequada.

Verifique o local de instalação

A instalação correta envolve não só deixar o produto pronto para uso, mas também observar os fatores do local. Junto ao técnico, procure uma região onde os raios solares não incidam sobre a condensadora, a unidade externa, com circulação de ar adequada para o funcionamento da peça.

Também é importante pensar em todo o aparelho. Evite qualquer bloqueio de passagem de ar ao escolher a região onde o ar-condicionado vai ficar. Ao deixá-lo longe de paredes ou móveis, o espaço fica livre para toda a transformação do clima ser realizada com o menor esforço possível.

pessoa controlando o ar-condicionado.

Observe a situação dos filtros

Os métodos de como economizar energia com ar-condicionado também passam pela limpeza adequada do produto. Isso porque a sujeira acumulada nos filtros dificulta a passagem de ar e faz com que o aparelho trabalhe mais para resfriar o local.

Caso não haja limpeza periódica, recomenda-se a visita técnica de profissionais especialistas na vistoria do aparelho. A Clima Rio apresenta serviços próprios para a manutenção do ar-condicionado, incluindo a limpeza dos filtros e de todo o produto por completo.

Elimine qualquer entrada de luz solar

Se o local de instalação possuir cortinas ou persianas, faça com que elas fiquem fechadas durante todo o uso do ar-condicionado. Essa ação ajuda a bloquear a radiação solar e mantém o ambiente mais fresco, diminuindo a carga de trabalho do ar-condicionado.

Apenas com o ajuste das cortinas, o usuário consegue aproveitar ainda mais a potência do aparelho, fazendo todo o ambiente ser refrescado de maneira uniforme, sem obstáculos.

Ar-condicionado com economia de energia é na Clima Rio!

Ao entender como economizar energia com ar-condicionado, você está pronto para escolher o seu climatizador com mais tranquilidade, sem se preocupar com gastos altos e prejudiciais à natureza.

A Clima Rio apresenta uma cartela com ar-condicionado hi-wall, janela e piso-teto, com foco na economia e no conforto. Não importa o modelo, você encontra o aparelho ideal para as suas preferências e os seus interesses.

Além do site, a empresa está presente em diversos cantos do Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. Visite uma das unidades e compre o seu produto!