5 Min Leitura

Saiba como dimensionar ar-condicionado e calcular o número de BTUs

como dimensionar ar-condicionado

Se você deseja adquirir um climatizador, é interessante aprender como dimensionar ar-condicionado. O tamanho do cômodo e a potência do aparelho são fatores importantes para a escolha do melhor modelo.

Muitos usuários não sabem de que forma dimensionar o ar-condicionado ou não consideram as características do ambiente na hora de comprar. Isso faz com que eles adquiram um produto que não consegue suprir suas necessidades.

Para solucionar esse problema, a Clima Rio preparou um artigo apresentando os critérios que indicam se o seu modelo de ar-condicionado é a melhor escolha para climatizar seu cômodo eficientemente. Continue a leitura e aprenda tudo sobre o tema!

Quais fatores impactam na escolha do ar-condicionado?

como dimensionar ar-condicionado

Saber como dimensionar ar-condicionado inclui conhecer quais fatores impactam o cálculo da potência. Ao instalar um produto que controla a sensação térmica, é importante compreender que ele disputa com outros aparelhos que emitem calor e pessoas que frequentam o espaço.

Essa ideia está inclusa no número de BTUs do dimensionamento de um ar-condicionado. Essa é a sigla para British Thermal Unit, a Unidade Térmica Britânica, medida que indica a capacidade de resfriamento do aparelho, ou seja, a potência.

Contudo, o número de BTUs não é o único fator a ser considerado quando se quer gastar menos ou ter mais vantagens. É para isso que existe o método de como calcular o dimensionamento de ar-condicionado. Abaixo, você confere quais itens estão envolvidos nessa conta.

Área do espaço

O tamanho do espaço que você deseja resfriar influencia diretamente na escolha do ar-condicionado. Cada metro quadrado do cômodo corresponde a 600 BTUs da potência do equipamento.

Para fazer o cálculo de como dimensionar ar-condicionado para um quarto de 16 m², a conta a ser feita é: 16 x 600. Portanto, seu aparelho deve ter uma potência mínima de 9.600 BTUs.

Exposição ao sol

Um dos elementos que mais impactam o desempenho do ar-condicionado é a incidência solar: ela aumenta a carga térmica do aparelho, e ele apresenta mais dificuldade para atingir a temperatura desejada.

Nesse caso, para calcular a potência, aumente a quantidade de BTUs por metro quadrado: em vez de 600, considere 800. Seguindo o exemplo anterior de como dimensionar ar-condicionado para uma área de 16 m², o cálculo seria: 16 x 800, ou seja, o aparelho ideal teria 12.000 BTUs ou mais.

Número de pessoas

O número de pessoas em um ambiente tem efeito direto na refrigeração. Todo indivíduo produz calor corporal durante as atividades cotidianas, como se movimentar, trabalhar ou socializar. Quanto mais circulação de gente, maior será a carga térmica do ambiente.

A média para o cálculo da dimensão do ar-condicionado nesse critério é de 600 BTUs por pessoa. Por exemplo, se cinco indivíduos costumam frequentar o ambiente, multilpique: 5 x 600, o que equivale a 3.000 BTUs. Esse resultado deve ser adicionado ao cálculo geral da potência por metro quadrado.

Equipamentos eletrônicos

O número de eletrodomésticos, eletrônicos e até mesmo lâmpadas também deve ser considerado para aprender como dimensionar ar-condicionado. Todos esses itens emanam calor durante o funcionamento, aumentando a sensação térmica do ambiente.

Para o cálculo considerando o número de equipamentos instalados no local, use 600 para cada um. Assim, você tiver uma televisão, um computador e uma lâmpada no seu cômodo, a conta a ser feita é: 3 x 600. Portanto, adicione 1.800 BTUs à potência do seu climatizador.

Quantidade de janelas e portas

Por fim, não deixe de levar em consideração a quantidade de janelas e portas do cômodo. Essas entradas de ar externo desequilibram a troca realizada pelo ar-condicionado e interferem na sensação térmica.

Nos estabelecimentos comerciais, principalmente, as portas não podem permanecer fechadas por muito tempo. Por isso, para ajudar na climatização, é recomendado usar uma cortina de ar. De forma geral, contrate um técnico para entender qual equipamento se adequa melhor às condições do seu ambiente considerando esse fator.

Use o cálculo de BTUs para uma refrigeração eficiente e econômica

Se você quer saber como dimensionar o ar condicionado split ou o de janela, os elementos citados também devem ser considerados. Independentemente do modelo do aparelho, o cálculo correto da potência garante que você adquira o produto ideal para refrigerar adequadamente seu cômodo ou comércio.

Além disso, ao instalar um ar-condicionado adequado ao seu ambiente, você não apenas garante o conforto térmico desejado, mas também economiza na conta de luz do fim do mês. O ideal é que o equipamento gaste apenas o necessário para atingir a temperatura desejada.

Tire suas dúvidas sobre dimensionamento de ar-condicionado com a Clima Rio!

Depois de entender como dimensionar ar-condicionado e aprender como calcular o número de BTUs, você está pronto para escolher o modelo de sua preferência com a potência ideal na Clima Rio! Para cada categoria, há uma variedade de opções econômicas para comércios e residências.

Se precisar, tire suas dúvidas sobre o processo do cálculo de BTUs com a equipe especializada da Clima Rio. Conte com a assessoria dos técnicos para dimensionar o ar-condicionado perfeito para as suas necessidades. Aproveite!