5 Min Leitura

Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado? Quando é melhor substituí-lo?

quanto tempo dura o gas do ar condicionado

É comum questionar quanto tempo dura o gás do ar-condicionado, já que o componente é fundamental para a troca de calor. Muitas vezes, a validade também não é explicada no momento da compra. 

Essa informação ajuda você a se preparar caso o aparelho apresente falhas. Além disso, também é interessante saber como substituir o gás por outro para aprimorar o desempenho.

A Clima Rio preparou um artigo respondendo qual é a importância da substância para o sistema de climatização, quanto tempo dura o gás do ar-condicionado e outras dúvidas possíveis. Continue a leitura.

Qual é a importância do gás do ar-condicionado?

quanto tempo dura o gas do ar condicionado

O gás do ar-condicionado desempenha um papel crucial na eficiência do sistema de climatização. A principal função dele é transferir calor, por meio da mudança de líquido para gasoso. A partir disso, o aparelho remove o calor do ambiente interno e libera-o para o exterior. 

Esse ciclo é fundamental para manter a temperatura desejada no espaço de instalação. Por consequência, se a substância refrigerante não está presente no sistema, a troca não é feita, nem há mudança de clima. Saber quanto tempo dura o gás do ar-condicionado é uma preocupação para agilizar o momento da troca e evitar complicações.

Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado?

O sistema do ar-condicionado renova o fluido refrigerante constantemente por meio das transformações de cada ciclo. Quando a instalação é feita de forma adequada, o gás não acaba.

O que faria a substância se esgotar é a evaporação, mas essa fase não está inclusa no sistema de climatização. Por isso, você não precisa se preocupar com quanto tempo para trocar o gás do ar-condicionado, por exemplo.

Ainda assim, em alguns casos, o gás do ar-condicionado acaba. Isso pode acontecer dependendo da procedência da instalação e do espaço escolhido.

Quando trocar o gás do ar-condicionado?

O mau funcionamento do aparelho indica quando trocar o gás do ar-condicionado. Na maioria das vezes, a origem do problema é vazamento do fluido ou instalação inadequada.

Um grande indicativo da perda de gás é a baixa eficiência na troca de calor. A melhor pessoa para avaliar a situação é o técnico especializado em serviços de manutenção de ar-condicionado.

Tubulações antigas e equipamentos velhos também explicam porque o gás do ar-condicionado acaba. Novamente, conte com um profissional para avaliar as condições ideais dos componentes do aparelho.

Quais tipos de fluido refrigerante para ar-condicionado existem no mercado?

Após entender que não há resposta certa para quanto tempo dura o gás do ar-condicionado, já que ele pode esgotar caso haja vazamento ou problemas de instalação, é hora de conhecer as possíveis substituições para esse item.

Gás R410-a

O gás R410-a é um dos mais populares no mercado. Ele é conhecido como ecológico por conta do baixíssimo potencial de danos à camada de ozônio. Também é sustentável em comparação aos refrigerantes antigos, como o R22, que prejudicava o meio ambiente.

Esse gás refrigerante está disponível na Clima Rio. Ele possui baixa toxicidade e inflamabilidade reduzida, demonstrando ser uma escolha segura para sistemas de climatização em residências e estabelecimentos comerciais.

Gás R404-a

O gás R404-a é não é tóxico, nem inflamável, sendo classificado como seguro. Ele tem propriedades semelhantes às do R502, servindo para substituí-lo na transição entre sistemas tradicionais e modernos. 

As temperaturas de descarga do compressor do R404-a são até 9°C mais baixas em comparação com o R502, o que resulta na durabilidade do compressor e na estabilidade do lubrificante.

Esse tipo de gás também apresenta baixa capacidade de destruição da camada de ozônio e GWP (potencial de aquecimento global) de 3.920.

Gás R134-a

O gás R134-a possui um dos níveis mais baixos de potencial de aquecimento global de todos os fluidos fabricados. Ele não é tóxico, nem inflamável. Foi primeiro criado como uma resposta contra os problemas na camada de ozônio.

O R134-a chama atenção pela ampla variedade de utilização. É possível encontrá-lo em sistemas residenciais, comerciais e automotivos, presente em freezers, refrigeradores e chillers.

Compre gás do ar-condicionado na Clima Rio!

Caso você esteja enfrentando um dos problemas acima e se perguntando quanto tempo dura o gás do ar-condicionado, está na hora de explorar as opções disponíveis na Clima Rio. São diversos tipos sustentáveis e econômicos para deixar o seu equipamento com funcionamento de fábrica.

Explore os eletrodomésticos da Clima Rio para completar ou renovar os cômodos da sua casa com aparelhos modernos, que facilitam diversas tarefas do dia a dia.