5 Min Leitura

Quanto custa para instalar um ar-condicionado? Confira valores e modelos

quanto custa para instalar um ar condicionado

Muitas pessoas interessadas em mudar o clima do seu comércio ou da sua residência se perguntam quanto custa para instalar um ar-condicionado. Afinal, é um dos aparelhos mais recomendados para controlar a temperatura em dias mais quentes.

Além do valor do próprio equipamento, vale a pena pesquisar sobre o custo para instalação. Cada modelo difere nesse quesito, e os preços devem variar na mesma medida.

Para ajudar nessa tarefa, a Clima Rio preparou um artigo apresentando as categorias e o valor médio da instalação de ar-condicionado. Continue a leitura e saiba qual modelo cabe no seu bolso!

Quanto custa para instalar um ar-condicionado?

quanto custa para instalar um ar-condicionado

Para saber quanto custa para instalar um ar-condicionado, tenha em mente todas as características do seu aparelho. Isso inclui a marca, o modelo e a potência, ou seja, o número de BTUs. Quanto maior for a capacidade de refrigeração, maior será a potência, e o preço da instalação de ar-condicionado considera todos esses fatores.

Nesse sentido, o serviço de um eletricista é ideal para realizar o trabalho. Esse profissional conhece técnicas e teorias envolvendo fiação, corrente elétrica, peças específicas e ferramentas para uma instalação tranquila e segura.

O valor da instalação também costuma variar conforme o tipo de ar-condicionado. Pensando nisso, a Clima Rio explica tudo sobre dois dos principais modelos do mercado. Confira a seguir!

Valor de instalação do ar-condicionado de janela

O ar-condicionado de janela é o modelo mais tradicional de climatizador. Prática e fácil, a instalação é feita a partir da fixação dele em uma janela ou um buraco na parede. A estrutura dele consiste em uma única unidade que combina o evaporador, o condensador e o compressor. 

O serviço de instalação de ar-condicionado de janela sai por volta de R$ 300. Esse valor é um dos mais baixos, devido justamente à estrutura compacta. O profissional não terá muitas dificuldades, então você pode rapidamente desfrutar de todo o potencial do aparelho.

No entanto, na busca de informações sobre quanto custa para instalar um ar-condicionado de janela, primeiro, certifique-se de que há um espaço para ele na sua residência ou no seu comércio. Geralmente, ele é instalado em ambientes pequenos e oferece uma refrigeração de qualidade em áreas limitadas.

Mesmo que a instalação seja fácil e rápida, é sempre recomendável contratar um profissional experiente. Com a instalação correta, de acordo com as instruções do fabricante, seus dias serão muito mais confortáveis.

Valor de instalação do ar-condicionado split

O ar-condicionado split se divide entre as categorias hi-wall, cassete e piso-teto. As diferenças estão na região da instalação, mas todos são divididos entre unidade externa e interna, respectivamente, condensadora e evaporadora. Alguns possuem a tecnologia inverter, com economia de energia que chega a até 60%.

Ainda existem modelos multi-split, que suportam mais de uma unidade interna conectada a uma unidade externa. Esses aparelhos são robustos, potentes e feitos para refrigerar diversos cômodos de uma só empresa ou residência. 

Dessa forma, os valores da instalação de ar-condicionado split podem variar muito. O preço, em média, pode sair de R$ 1.200,00, para aparelhos de 9.000 a 12.000 BTUs.

Por conta disso, se você procurar por quanto custa para instalar um ar-condicionado split e encontrar valores altos, não se espante. É o modelo mais moderno do mercado, com tecnologias de última geração. 

Qual modelo escolher?

A escolha do modelo depende sempre da necessidade e da preferência de cada usuário. Além disso, calcular o número de BTUs ideal é essencial para uma decisão mais assertiva. Para isso, anote a quantidade de pessoas que frequentam o local, o número de janelas e aparelhos eletrônicos presentes no espaço, a área e a incidência solar. 

Também pense sobre quanto você está disposto a investir na compra do produto e na instalação. Quando você se perguntar quanto custa a instalação de ar-condicionado, já tenha em mente um valor mínimo e máximo para gastar. 

Com esses dois cálculos, fica fácil determinar qual aparelho é o melhor para seu caso. Sem maiores esforços, você pode transformar o clima da sua casa ou do seu comércio!

Limpeza e manutenção periódica na Clima Rio!

Não basta saber quanto custa para instalar um ar-condicionado, porque também é necessário cuidar do seu aparelho durante o funcionamento. Para isso, conte com os profissionais especializados da Clima Rio!

Com os serviços de limpeza e manutenção de ar-condicionado da Clima Rio, a vida útil do aparelho aumenta e ele nunca deixa de proporcionar um ar limpo e renovado para seus clientes ou seus familiares. Aproveite!