6 Min Leitura

Qual é o ar-condicionado mais econômico? Conheça os principais modelos

pessoa consertando ar condicionado

Quando existe o interesse por um climatizador para transformar a temperatura de um ambiente, é normal questionar qual é o ar-condicionado mais econômico. Para economizar energia e dinheiro, essa é uma preocupação durante a busca pelo produto.

Essa resposta não é simples, variando a cada caso. Existem diversos modelos de condicionadores de ar. A escolha de qual economiza mais energia ou possui bom custo-benefício também está relacionada ao local de instalação.

A Clima Rio preparou um artigo especial para ajudar você a entender qual é o ar-condicionado mais econômico para o seu caso. Continue a leitura para achar o produto mais adequado para o seu contexto.

Como saber qual é o ar-condicionado mais econômico?

A economia de energia do ar-condicionado depende de alguns critérios. O primeiro deles é a classificação A do selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Ele é dado para os eletrodomésticos com maiores níveis de eficiência energética do mercado.

Isso quer dizer que um ar-condicionado com nota A pelo Selo Procel gasta menos energia para funcionar de forma adequada e, consequentemente, diminui os gastos com a conta de luz da residência ou da loja.

Outra ideia para saber qual é o ar-condicionado mais econômico são os BTUs. Se o aparelho não tiver a potência adequada para o ambiente, terá que trabalhar por períodos mais longos e em níveis mais elevados, consumindo mais energia e aumentando os custos de operação.

A manutenção do produto também deve ser realizada periodicamente, com o auxílio de técnicos especializados nos serviços de ar-condicionado, envolvendo limpeza e revisão de peças. A ausência desse cuidado pode causar gastos com energia até 40% mais altos que o necessário.

Quais são os ares-condicionados mais econômicos do mercado?

Existe mais de um critério para saber qual é o ar-condicionado mais econômico. Ainda assim, alguns modelos se destacam quando o assunto é eficiência energética. A Clima Rio separou três que se diferenciam entre tecnologias e locais de instalação. Continue a leitura para saber mais sobre qual é o tipo de ar-condicionado mais econômico para a sua loja ou para a sua residência.

Inverter

Um climatizador com tecnologia Inverter pode ser considerado o ar-condicionado mais econômico em termos de eficiência energética. O nome é dado ao compressor diferenciado do aparelho, que funciona de forma contínua, ajustando a velocidade de acordo com a demanda de refrigeração que o ambiente precisa.

Ele atinge rapidamente a temperatura desejada pelo usuário e gasta bem menos energia durante esse processo. Diferentemente de modelos tradicionais de ar-condicionado, a economia pode chegar a 60%. O dual inverter, com duplo compressor, é ainda mais eficiente, chegando a 70% de economia nos gastos com a energia do local.

casal vendo ar condicionado em loja

Hi-wall

Entre os aparelhos com tecnologia inverter mais populares do mercado, existe o hi-wall inverter, instalado no canto alto de paredes de pequenos comércios, salas ou cozinhas, onde a economia de energia é ainda mais notável.

O funcionamento silencioso é outra vantagem do ar-condicionado hi-wall. Em escritórios ou quartos, por exemplo, o usuário economiza na conta de luz e ainda aumenta a tranquilidade durante o trabalho ou o lazer.

Janela

O ar de janela é o mais procurado quando o objetivo é o custo-benefício. Compacto e prático, ele é instalado em uma abertura na parede ou na janela, eliminando a necessidade de uma reforma no local a ser refrigerado.

Esse modelo também se destaca por ser fácil de instalar em lugares de diversos tamanhos. Basta ter um espaço livre e uma tomada para uso. Em seguida, o usuário pode desfrutar do aparelho da melhor forma.

Piso teto

Disponível tanto na versão tradicional split quanto na versão inverter, o ar-condicionado piso teto é ideal para grandes e médios ambientes. Ele possui uma instalação bastante versátil, feita tanto no piso quanto no teto.

Entre os locais onde o piso teto entrega mais eficiência energética, é possível mencionar estabelecimentos comerciais, como academias, bares, supermercados e lanchonetes. O design discreto é outro atrativo para não chamar atenção, enquanto o produto entrega o conforto que todos precisam.

Funções do ar-condicionado para economizar energia

Algumas pessoas podem ainda perguntar: qual é o modo mais econômico do ar-condicionado? Existem funções que podem ajudar a aumentar a economia do aparelho, como o modo economia.

Outra funcionalidade é sleep, presente em muitos modelos de janela. Com ela, o ar-condicionado ajusta a temperatura de forma gradual, permitindo que o ambiente esfrie suavemente.

Já a função timer permite agendar o ligar e o desligar automático do aparelho. Isso evita que o ar-condicionado fique ligado desnecessariamente quando não há ninguém no ambiente, contribuindo para a economia de energia.

Ar-condicionado com economia é na Clima Rio!

Agora que você sabe qual é o ar-condicionado mais econômico para as suas preferências, já pode passar na Clima Rio e escolher o seu produto! A marca trabalha com equipamentos de qualidade e preços acessíveis para uso doméstico ou comercial.

Você encontra ar-condicionado com economia de energia na Clima Rio, uma empresa há mais de 20 anos no mercado de refrigeração e eletrodomésticos, com entrega para todo o Brasil, de forma rápida e segura.

Além de produtos à venda, a Clima Rio disponibiliza serviços de manutenção em ar-condicionado, com um time pronto para corrigir problemas ou aplicar a limpeza periódica necessária para a eficiência energética de qualidade. Confira e agende uma visita!