6 Min Leitura

Por que o ar-condicionado não gela? Confira motivos e soluções

por que o ar-condicionado não gela

Você quer entender por que o ar-condicionado não gela seu ambiente? Vários fatores causam esse problema. Avalie a sua situação e encontre a solução para que o aparelho volte a funcionar corretamente.

É importante lembrar que qualquer ajuste ou reparo deve ser feito por um técnico especializado. O usuário comum pode danificar ainda mais o aparelho ou provocar acidentes durante a tentativa de conserto.

Para ajudar a encontrar soluções, a Clima Rio preparou um apanhado de possíveis problemas que explicam por que o ar-condicionado não gela. Avalie cada caso e compare com o seu cenário, assim, você facilita o trabalho do profissional contratado para consertar o aparelho.

Vazamento de gás

O gás refrigerante é essencial para o funcionamento do climatizador. Se estiver ocorrendo vazamento desse elemento, o ar-condicionado não gela, só ventila. Esse problema faz com que o aparelho seja ineficaz para resfriar a sensação térmica.

Para identificar se isso está acontecendo, observe se o ar-condicionado vem diminuindo a eficiência da refrigeração aos poucos. Agora que você já sabe o que pode ser quando o ar-condicionado só ventila e não gela, não hesite em chamar uma revisão regular para solucionar o problema.

Número de BTUs insuficiente

Às vezes, o motivo por que o ar-condicionado não gela é a quantidade insuficiente de BTUs para o tamanho do cômodo em que ele está instalado. Essa sigla indica a potência do equipamento. Quanto maior o número, mais capacidade de resfriamento. 

Se o usuário decide comprar o produto pensando apenas na estética, sem fazer a conta correta de BTUs, esse problema pode ocorrer. O cálculo considera a área do ambiente, o número de equipamentos eletrônicos, janelas, portas e a incidência solar.

Quando a quantidade de BTUs do aparelho é insuficiente para o cômodo, ele opera no limite da capacidade para atingir o resfriamento, o que pode levar a um desgaste prematuro e a um aumento no consumo de energia, impactando a conta de luz.

Falta de limpeza regular

por que o ar-condicionado não gela

O acúmulo de poeira e sujeira nos filtros e nas serpentinas do evaporador e da condensadora do ar-condicionado pode obstruir o fluxo, reduzindo a eficiência e, consequentemente, limitando o resfriamento. 

A falta de limpeza regular também diminui a qualidade do ar que o equipamento processa, prejudicando a saúde das pessoas. É recomendável higienizar ou trocar os filtros do seu aparelho ao menos uma vez ao mês, para manter o bom desempenho.

A limpeza dos filtros é bem fácil e simples, podendo ser feita em casa pelo próprio usuário, com poucos instrumentos. Contudo, se for necessária uma higienização pesada e profunda, é essencial contratar um técnico em refrigeração para um trabalho completo.

Condensadora suja

A condensadora é a unidade externa do ar condicionado e desempenha um papel crucial com o líquido refrigerante. Se ela estiver suja ou obstruída, a capacidade de transferir calor fica comprometida e o ar-condicionado não gela.

Como o líquido refrigerante trabalha em uma dinâmica de vaivém do espaço interno para o externo, é normal ocorrer um aquecimento considerável da condensadora. Para evitá-lo, procure mantê-la em um local arejado e limpe-a regularmente.

Evaporador congelado

Se você ainda não descobriu por que o ar-condicionado não gela, confira se a unidade interna apresenta algum problema. Uma peça importante dessa área é o evaporador, que libera o ar resfriado para o ambiente. 

O congelamento do evaporador ocorre quando a umidade se acumula nas serpentinas devido a problemas no sistema de drenagem, falta de fluxo de ar, pouca manutenção ou uso frequente do aparelho em baixas temperaturas, que é o mais comum.

Você costuma se perguntar “por que meu ar-condicionado não está gelando?” A resposta pode ser o evaporador congelado. Para resolver o problema, basta acionar a ventilação até que o gelo em torno da unidade derreta. 

Mau contato na tomada

O que fazer se o ar-condicionado não estiver gelado e todos os possíveis motivos já foram avaliados e eliminados? É hora de verificar as questões externas, como o mau contato na tomada.

Resolver essa questão é muito simples: basta tirar o aparelho da tomada e ligá-lo novamente. Se o problema for na conexão elétrica, o ar-condicionado deve voltar a resfriar o ambiente normalmente.

Saída de ar obstruída

Mesmo com o evaporador e a condensadora em pleno funcionamento, as saídas de ar podem estar obstruídas. Com isso, há um impedimento externo às peças fundamentais, que não conseguem promover o resfriamento.

Também não se preocupe com essa situação: a solução é remover os detritos que estão bloqueando a saída de ar. Depois de limpá-la, ligue o equipamento novamente e observe se ele voltou a resfriar.

Janelas e portas impedindo o congelamento

Um dos erros mais comuns que explicam a falta de resfriamento do ar-condicionado é manter as janelas e portas do cômodo abertas. Isso compromete a eficiência do sistema porque o ar fresco escapa, e o aparelho precisa trabalhar mais para manter a temperatura desejada.

Para estabelecimentos comerciais, o mais indicado é instalar uma cortina de ar, visto que é quase impossível deixar as portas fechadas por muito tempo, por exemplo. Esse equipamento separa o ambiente interno do externo, auxiliando a manter a climatização.

Agende um serviço de manutenção e limpeza na Clima Rio!

Agora que você sabe por que o ar-condicionado não gela, a solução se torna muito mais fácil. Para eliminar de vez qualquer problema, conte com o time de técnicos profissionais da Clima Rio!

Portanto, para aumentar a vida útil do seu aparelho e aproveitar 100% da capacidade, agende uma visita do serviço de manutenção e limpeza de ar-condicionado em sua residência ou seu comércio! Aproveite o atendimento rápido e de qualidade de uma empresa especialista no assunto!