5 Min Leitura

Passo a passo de como instalar ventilador de teto

Ventilador de teto ligado.

Saber como instalar ventilador de teto é a melhor maneira de aproveitar todo o frescor que esse aparelho proporciona para um ambiente durante os dias mais quentes do ano. É necessário seguir o procedimento correto para evitar acidentes ao ligar os fios e fazer as conexões.

Pensando nisso, a Clima Rio preparou um artigo especial com o passo a passo de como instalar ventilador de teto. Confira abaixo as dicas e deixe tudo pronto para refrescar o seu cômodo!

Ferramentas necessárias para a instalação do ventilador de teto

Antes de iniciar a instalação do ventilador de teto, é preciso separar as ferramentas. A primeira e mais importante é a escada; sem ela, é impossível se aproximar do teto para mexer com os fios e reformar a área.

Em seguida, pegue mais três itens essenciais: uma fita métrica, um nível de bolha e um lápis. Os dois primeiros servem para nivelar e equilibrar corretamente a posição do ventilador, enquanto o terceiro ajuda a marcar as posições para a furação e a instalação.

Para a fixação e a conexão à energia elétrica, separe uma furadeira, uma chave de fenda ou parafusadeira, alicate, parafusos, buchas e fita isolante para proteger os fios. Dependendo do modelo do equipamento, é preciso buscar por numerações específicas nas peças de instalação.

Cuidados ao instalar um ventilador de teto

O método de como instalar ventilador de teto também exige todos os cuidados de segurança. Para evitar choques durante o procedimento, certifique-se de que toda a energia da casa está desligada.

Observe também se o teto aguenta o peso do ventilador, para evitar qualquer queda. O mais indicado é instalar o aparelho em lajes, mas, se a superfície for resistente, não há problema em colocá-lo no gesso, no telhado ou no forro. O ideal é que o material aguente no mínimo 25 kg.

Outra medida de atenção é a distância entre o ventilador e os objetos do cômodo. Procure deixá-lo a uma altura mínima de 2,3 m do chão. As pás devem circular livremente, sem nenhum empecilho ou possibilidade de derrubar objetos apoiados em guarda-roupas ou eletrodomésticos.

Lembre-se também de verificar o cabeamento. Observe se há fios terra, de fase ou neutros por dentro da casa. A presença dessas redes pode causar acidentes durante a conexão, portanto, resolva quaisquer pendências elétricas para uma instalação tranquila e bem-sucedida.

Ventilador de teto desmontado em cima da mesa.

Primeiro passo: encaixe do suporte e da haste

O primeiro passo de como instalar o ventilador de teto é furar o teto para colocar o suporte. Use um lápis e uma fita métrica para dimensionar e siga as numerações-linhas para fazer marcações e saber onde colocar a base.

A peça deve ser encaixada com folga, pois é nesse espaço livre que o ventilador realiza o movimento durante o funcionamento. Para fixá-lo no suporte, use as buchas e os parafusos e aperte bem.

Outra coisa a ser feita antes de começar a conexão de ligação do ventilador de teto é passar os fios do equipamento e do lustre pelo niple. Eles devem ficar para fora da base do cano de inox localizado no centro do teto.

Para encaixar a haste, fixe-a no motor, deixando uma abertura voltada para os fios. Em seguida, passe os cabos do motor e do soquete e prenda o pino de fixação. Pronto, a base está instalada.

Segundo passo: conexão dos fios

Em seguida, é preciso conectar os cabos do aparelho. Muitas pessoas se perguntam quantos fios precisa para instalar ventilador de teto. São necessários cinco: dois para o lustre e dois para a haste, o último é o terra.

Confirme se está tudo certo usando uma chave-teste ou um multímetro antes de realizar a conexão. Ela deve ser feita na seguinte ordem: fios do lustre e do motor com a rede, lâmpada com chave de controle, exaustão e ventilação com o capacitor.

A conexão da chave de controle, item indispensável aos ventiladores de teto, acontece pela ligação do cabo dela ao retorno da lâmpada e, depois, os fios da chave são ligados aos do motor. Por último, é preciso ligar o da alimentação e isolar o cabo que sobrou. Todos devem ser encapados com fita isolante.

Terceiro passo: instalação das pás

As pás dos ventiladores são bem fáceis de instalar. Se o modelo for de madeira, use as brocas e os parafusos; se for de plástico, verifique bem as entradas corretas na hora de juntar as duas peças.

As pás têm dobras que devem ficar voltadas para baixo. O posicionamento correto delas é fundamental, pois gera o melhor encaixe no motor, garantindo o funcionamento eficaz e seguro do ventilador de teto.

Compre ventilador de teto na Clima Rio!

Agora que você sabe como instalar ventilador de teto, já pode comprar o modelo de sua preferência na Clima Rio! No catálogo, há diversas opções que se destacam pelos níveis de velocidade e operação silenciosa.

Na Clima Rio, você encontra o melhor em climatização e refrigeração com preços que cabem no seu bolso. Se desejar, visite uma das unidades físicas da empresa e tire suas dúvidas pessoalmente!