5 Min Leitura

O que é BTUs: veja a importância e função para o ar condicionado

o que é btus

É essencial entender o que é BTUs na hora de escolher o ar-condicionado ideal para o espaço de instalação. Essa informação ajuda a definir a potência necessária para o espaço ser refrigerado de forma adequada. Veja mais informações, a seguir!

O que é BTUs e qual é a importância dessa sigla?

O significado da sigla BTUs é Unidades Térmicas Britânicas, que indica a quantidade de calor que um dispositivo de controle térmico pode adicionar ou remover de um ambiente. 

A escolha da quantidade adequada de BTUs de ar-condicionado para o local de instalação é crucial para garantir o conforto térmico ideal. Se o aparelho tiver capacidade insuficiente, não será capaz de resfriar ou aquecer eficientemente a área. 

Por outro lado, o dispositivo com capacidade acima do suficiente pode levar ao consumo de energia maior que o necessário, influenciando a conta de luz.

Como calcular BTUs?

o que é btus

A unidade de medida é importante para a escolha do aparelho ideal. Saber como calcular BTUs do ar-condicionado facilita a compra. Veja o passo a passo, a seguir.

Meça a área por metro quadrado

O primeiro passo é medir a área do ambiente que você deseja climatizar para saber quantos BTUs por metro quadrado serão necessários. Utilize uma fita ou outro recurso para obter as dimensões precisas do comprimento e da largura do local.

Verifique a altura do local

Outro fator importante é a altura do cômodo. Se ela for maior que o padrão, será necessário ajustar a capacidade do aparelho. Multiplique-a pela área medida no passo anterior para obter o volume total em metros cúbicos (m³).

Considere fatores adicionais

Considere fatores que podem afetar a carga térmica, como a quantidade de luz solar que incide no ambiente, o número de pessoas que o ocupam regularmente e a presença de equipamentos eletrônicos. 

Para cada pessoa, adicione 600 BTUs. Para cada janela, adicione 1.000 BTUs. Para cada equipamento eletrônico, adicione 400 BTUs. Para calcular, utilize a fórmula: BTUs = (área em m² x 600) + (volume em m² x 150) + fatores adicionais.

Qual é a média necessária de BTUs por metro quadrado?

Apesar de vários pontos afetarem a quantidade de BTUs do ar-condicionado, é possível ter uma ideia com base em estimativas gerais. Veja:

  • 9 m²: 7.000 BTUs para casa ou comércio;
  • 12 m²: 7.000 BTUs para casa / 9.000 BTUs para comércio;
  • 25 m²: 15.000 BTUs para casa / 20.000 BTUs para comércio;
  • 30 m²: 18.000 BTUs para casa / 24.000 BTUs para comércio;
  • 40 m²: 24.000 BTUs para casa / 31.000 BTUs para comércio;
  • 50 m²: 30.000 BTUs para casa / 40.000 BTUs para comércio;
  • 60 m²: 36.000 BTUs para casa / 40.000 BTUs para comércio.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o que é BTUs, procure um profissional da área. Após a consultoria, você tem certeza do modelo ideal para evitar transtornos futuros.

Como converter BTUs em W?

A Unidade Térmica Britânica determina apenas a capacidade do aparelho de retirar ou adicionar calor em um ambiente. Para descobrir a quantidade de energia utilizada por um ar-condicionado, além de saber o que é BTUs, é preciso transformar essa medida em W. Para isso, use a constante de conversão 0,293. A fórmula é a seguinte: W = BTU x 0,293.

Dicas para escolher seu ar condicionado

Ao compreender o que é BTUs e a importância de escolher a capacidade certa para o ambiente de instalação, você fica equipado com conforto e eficiência energética. Veja dicas:

  • considere o tamanho do ambiente: a potência do ar-condicionado deve ser proporcional. Meça a área com precisão para garantir a escolha adequada;
  • pondere outros fatores: se o ambiente recebe muita luz solar, possui janelas grandes ou é frequentemente ocupado por várias pessoas, pode ser necessário ajustar a capacidade do climatizador;
  • conheça tipos de ar-condicionado: esse ponto é importante para você entender qual opção melhor atende às suas necessidades;
  • consulte especialistas: se tiver dúvidas, não hesite em buscar a orientação de profissionais ou especialistas em climatização. Eles podem oferecer conselhos personalizados com base nas características específicas do seu espaço.

Ar-condicionado potente e de qualidade é na Clima Rio!

Após entender o que é BTUs e qual é a importância dessa sigla, confira o catálogo de ar-condicionado da Clima Rio e garanta mais conforto térmico no seu dia a dia. Aproveite as ofertas especiais!