5 Min Leitura

Entenda o que é condensadora de ar-condicionado

condensadora de ar-condicionado.

Ao buscar sobre o funcionamento de um climatizador, o proprietário ou a pessoa interessada na manutenção deve saber o que é condensadora de ar-condicionado. Afinal, essa é uma das partes essenciais para a troca de calor de forma eficiente.

Entender o funcionamento e onde colocar a condensadora do ar-condicionado é primordial para notar quaisquer defeitos envolvendo o produto e prosseguir com as medidas necessárias para a manutenção do eletrodoméstico.

A Clima Rio preparou este artigo para explicar o que é condensadora de ar-condicionado, quais são os diferentes tipos e qual é a importância do componente. Com o aprendizado, você estará muito mais seguro para desfrutar do seu eletrodoméstico na melhor forma!

O que é condensadora de ar-condicionado?

A condensadora é responsável pela condensação no ar-condicionado. Isso significa que ela transforma o gás refrigerante em líquido. Durante esse processo, ela auxilia efetivamente na troca de ar quente do local, proporcionando um ambiente mais confortável.

No ar-condicionado split, a condensadora fica do lado externo da região de instalação. Nos modelos convencionais, ela é localizada junto ao evaporador, em uma peça só.

A condensadora do ar-condicionado trabalha em conjunto com a unidade interna do eletrodoméstico, a parte evaporadora. Abaixo, você confere um pouco mais sobre essa dinâmica.

Como a condensadora de ar-condicionado funciona?

Para saber o que é condensadora de ar-condicionado, é necessário entender como ela funciona. Primeiro, a evaporadora envia o fluido refrigerante para o compressor, responsável por comprimir e aumentar a temperatura. A próxima etapa é feita pela troca de calor, quando o gás é levado, ventilado e resfriado.

Em seguida, ele passa pela condensadora, que irá refrigerá-lo até chegar na fase líquida. Nesse processo, há a liberação de calor para o ambiente externo. Logo, a condensação é concluída, e o gás retorna para a evaporadora.

Com o gás na unidade interna, o ambiente deve receber o ar gelado presente no fluido da evaporadora. Todo esse processo feito entre a condensadora de ar e a evaporadora é repetido sucessivamente, mantendo o ambiente fresco.

profissional verificando condensadora de ar-condicionado.

Quais são os tipos de condensadora?

Existem dois tipos de unidades responsáveis por condensar o fluido refrigerante: a condensadora redonda ou quadrada. Os dois formatos se adéquam a diferentes situações. O que difere cada um é a saída de ar, fator importante na hora de escolher o local de instalação.

Na condensadora quadrada, o ar sai pela horizontal. A instalação ideal deve ser feita em sacadas ou telhados, visto que esses espaços estarão livres para a liberação de ar.

Na condensadora circular, a instalação ideal deve ser feita nas varandas porque a saída acontece pela vertical. É preciso muito cuidado para evitar que o ar seja expelido em animal, pessoa ou planta.

Não basta apenas saber o que é condensadora de ar-condicionado, mas conhecer as diferenças de modelos, pois elas também implicam nas decisões dos locais de instalação, evitando possíveis danos e obstáculos para um funcionamento completo.

Qual é a importância da condensadora?

Basicamente, a importância da condensadora está na realização da troca de calor efetiva do ambiente. Sem ela, o local não sofre a transformação de clima desejado pelo usuário.

Além disso, a condensadora desempenha um papel na remoção da umidade presente no ar. No processo de resfriamento, acontece a condensação da umidade no ar, transformando-o em água, direcionada para um sistema de drenagem, ajudando a controlar os níveis de umidade no ambiente.

Isso é especialmente importante em áreas com clima úmido, onde a ausência da umidade proporciona aumento no bem-estar de quem frequenta o espaço, tornando-o mais saudável e confortável.

A resposta sobre onde colocar o condensador do split, por exemplo, deve ser sempre guiada por critérios envolvendo a presença de pessoas no local, o uso do climatizador e as características externas da região onde ele ficará.

Ar-condicionado com condensadora de qualidade é na Clima Rio!

Ao entender o que é condensadora de ar-condicionado, você está pronto para escolher o melhor produto para climatizar o seu comércio ou a sua residência. Na Clima Rio, você encontra uma diversidade de modelos, com tecnologias modernas, designs discretos e elegantes.

Você também pode contar com os serviços de manutenção da empresa! Os profissionais mais competentes do mercado estão preparados para solucionar eventuais problemas presentes na condensadora. Faça a sua compra!